Relatório Final de Marketing

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO DO MERCADO Joana Ferreira Nº ºH.
Advertisements

Relatório Final de Marketing
Análise do mercado de Angola
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Visões de Desenvolvimento para o Brasil e Amazônia: apontamentos para discussão Prof. Mário Vasconcellos Sobrinho.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
PLANO DE MARKETING O Seu Nome. Resumo de Mercado  Mercado: Passado, presente e futuro  Rever as alterações na quota de mercado, liderança, participantes,
Prof. Sousa Curso: Logística Empresarial. Grupo Liga da Logística LEANDRO ANDRADE MIRANDA RA.: LEANDRO APARECIDO DOS R. RIBEIRO RA.:
Um novo tempo desponta... Os últimos anos têm trazido grandes desafios a todas as empresas, demandando atenção e esforços especiais para a capacitação.
Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização MATERIAL 1.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Administração de Empresas
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Republica democrática do congo
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Objetivos do MKT
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
A Economia na Cidade e o Trabalho Assembleia Municipal de Lisboa
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Localiza: Uma plataforma sinérgica e integrada
Apresentação do Relatório de Trabalho (Job Report)
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Prof. Roberto Fava Scare
Administração Estratégica
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
A Despesa Pública “ao aplicar a política de despesa pública o Estado persegue os princípios de equidade” Por: Aurélio Bucuane & Luís Matsinhe Algumas notas.
7º CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO MINEA
Administração Financeira e Orçamentária
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
Plano Tecnológico.
A ECONOMIA NA CIDADE E O TRABALHO
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Gestão estratégica.
Bruna Nº 4 hestefane Nº12 Lídia Nº14
A Globalização dos Mercados e Competição
Criar vantagem competitiva sustentada
Aspectos Gerais da Globalização
Globalização.
Roteiro de Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Apogeu e declínio da influência europeia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
Panorama Econômico Mundial 2014
Pedro Pita Barros Universidade Nova de Lisboa
Auditoria de Marketing
Relatório: O Mercado de Trabalho de Pelotas
Speed Eco Performance sustentável.
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento em sistemas
M5 – Sistemas de informação/ Estudos de mercado
10 de Janeiro de 2017.
Empresas de Engenharia de médio porte abrindo mercados no exterior e
Guiné Bissau Dos desafios às oportunidades
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Empreendedorismo, Perfil e Competências do Empreendedor
Gestão da Logística de Distribuição
Pedro Vale Nelson Rodrigues Ricardo Veloso
Professora Patricia Matsuda
O PIB não serve para definir o desenvolvimento de um país porque nem sempre quanto maior o crescimento económico, que permite o aumento do consumo,
SOLUÇÕES PARA OS ESPAÇOS URBANOS REQUALIFICAÇÃO URBANA
Parcerias entre cidades e o mundo rural
GESTÃO EM MARKETING Prof. José Ozildo. ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Análise de Demandas Regionais
O MOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR (Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de.
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
Mudanças nos transportes, nas comunicações e no ensino
Transcrição da apresentação:

Relatório Final de Marketing Curso Profissional de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Marketing Ano Letivo 2012/2013 João Mesquita Fábio Silva nº21117

Introdução Angola é, de facto, um mercado que oferece inúmeras oportunidades, ocupando mesmo para muitas empresas portuguesas um lugar de destaque. E Portugal tem, efetivamente, condições para manter uma posição de relevo económico em Angola, apostando neste país até como plataforma para atingir os mercados africanos circundantes. Nas próximas linhas, traçaremos uma síntese daquele que é já dos mais prósperos países no continente africano.

Meio Envolvente

Meio Envolvente Sobre este gráfico relacionado com o meio envolvente tenho a dizer que a sobrevivência das empresas depende da sua capacidade de interação com o meio envolvente em diferente contextos como: Económico que determina as trocas de bens e serviços, dinheiro e informação na sociedade com algumas das seguintes variáveis: Produto interno bruto que tem diminuído drasticamente desde 2007 até 2012, Taxa de inflação que tanto sobe e desce ligeiramente ficando sempre entre os 13 e 14% uma variável a ter em conta para quem pretende investir em angola, e Taxa de Desemprego que acentuasse sobretudo nos 27%.

Sociocultural que reflete os valores, costumes e tradições da sociedade que fazem parte as seguintes variáveis: Taxa de Natalidade que tem vindo a diminuir ao longo dos anos mas mesmo assim muito acentuada, Taxa de Mortalidade (por 1000 pessoas) que tem vindo a diminuir mas ainda assim muitas mortes registadas, e a Esperança Média de Vida que para quem pretende atuar no mercado Angolano é importante pois as pessoas normalmente falecem entre os 49 e 51 um caso em ter particular atenção para quem pretende contratar empregados.

Tecnológico que traduz o progresso técnico da sociedade que em relação à acessibilidade de novas tecnologias tem vindo a melhorar imenso desde o ano 2007 o que facilitou também a integração de novas tecnologias nas empresas ao longo do tempo e assim também o acréscimo é grande em relação à disponibilidade de pessoal qualificado.

Miguel Vieira em Angola “O ‘designer' português Miguel Vieira prepara-se para entrar no mercado angolano, com a abertura de uma loja na capital Luanda. A estreia insere-se na estratégia de reforço da internacionalização da marca, que contará com um novo espaço no Canadá (Toronto), até ao final do ano, e já tem em operação uma loja em Joanesburgo, África do Sul, em ‘franchising'. A somar às lojas de Lisboa e Chipre, Miguel Vieira espera encerrar o ano com uma rede de cinco lojas.” Jornal Económico

Apoios á internacionalização das Empresas Miguel Vieira tem aqui alguns apoios que facilitarão a globalização da sua empresa em angola.. Multilaterais Incentivos Linhas de Crédito Gestor de Cliente Lojas de Exportação Seguros de Crédito

Segmentos

Em relação a esta tabela penso que no caso de Miguel Vieira fará bem em investir em Luanda pois é a capital de Angola, tem mais habitantes, é a cidade com mais poder de compra em Angola terá que ter em conta os diferentes contextos que já foram referidos em cima mas penso que terá tudo para ser um negócio com futuro e prometedor.

Análise SWOT Para atuar em Angola é preciso fazer uma minuciosa análise ao mercado para ter sucesso uma das coisas mais importantes é analisar os pontos fortes e pontos fracos para poder reforçar os pontos fortes e corrigir aqueles que se podem vir a tornar os pontos fracos da nossas empresa,

Pontos Fracos: Instabilidade política característica de regimes Africanos; Elevado custo do Investimento; Falta de trabalhadores qualificados; Falta de infraestruturas básicas; Mau funcionamento das entidades administrativas (tribunais, organismos oficiais, etc); Reduzido poder de compra da maioria da população; Existência de “custos invisíveis”.

 Pontos Fortes: Afinidades linguísticas e culturais; País em reconstrução – falta de quase tudo; Grande expansão do sector petrolífero e diamantífero que proporcionam elevada riqueza ao país; Existência de vastos recursos naturais.

Concorrência Por o mercado Angolano ser tão atrativo quem pretender atuar no mesmo terá que ter em conta à concorrência, no caso de Miguel Vieira penso mesmo que poderá ter concorrência de uma marca também portuguesa SEASIDE, para isso terá que:

Quanto maior a rivalidade, menor a rentabilidade Alguns casos em ter em conta sobre a rentabilidade de uma empresa que pretende atuar em Angola Quanto maior a rivalidade, menor a rentabilidade Quanto maior o poder negocial dos fornecedores na nossa indústria, menor a rentabilidade; Quanto maior o poder negocial dos nossos clientes, menor a rentabilidade; Quanto maior for a oferta de produtos substitutos, menor a rentabilidade.

Conclusão Pela devastação da guerra, pela falta de manutenção das estruturas básicas, pela mobilização das pessoas refugiadas e concentrando-se em Luanda, pela desmobilização dos militares, Angola é um país com carências muitos elevadas naquilo que é básico. É necessário construir estradas, o caminho-de-ferro está inativo, é necessário criar infraestruturas como o saneamento, a água canalizada, reconstruir as ruas, os passeios, os edifícios, criar estruturas para novas organizações, fazer habitação social, calçar aqueles que precisam, construir fogos para aqueles que já têm algum poder de compra, reabilitar o comércio em estabelecimentos, revitalizar a indústria,enfim construir um país de novo.

Evidentemente que esta situação cria as oportunidades pois abre um grande mercado pouco explorado, ai as empresas portuguesas de calçado como Miguel Vieira e Seaside terão grandes hipóteses de vincar em Angola.