POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Apresentação do Projeto
Aspectos gerenciais de hospitais filantrópicos no Brasil
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Questionário de Avaliação Institucional
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
PLENÁRIA FINAL.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Secretaria da Educação
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Salas de Matemática.
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
POR UMA REVOLUÇÃO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Denise Vaillant
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Ministério da Educação
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Prática como Componente Curricular
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) Faculdade de Educação
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Transcrição da apresentação:

POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES CONSED III Reunião Ordinária 2002 POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Guiomar Namo de Mello

A formação inicial dos professores é decisiva para a política educacional Constitui, com a educação continuada e a organização da carreira, o tripé da profissionalização docente que é, por sua vez...

... uma política de responsabilidade do Estado. ... simultaneamente o maior problema e a melhor solução para a educação brasileira. ... uma política de responsabilidade do Estado. FILMINA 2 En el contexto de la necesidad de cambio del sistema educativo es fundamental que los profesores puedan cambiar La Tecnologia de enseñanza es personal intensiva y esto nos pone frente a un problema singular Se necesitan docentes profesionales, lo que significa con dominio de un saber legitimado con capacidad para diagnosticar problemas y encontrar por sí mismo soluciones irrepetibles e específicas con autonomía pero con responsabilidad individual respecto de su tarea con responsabilidad colectiva en relación con el rendimiento del alumno, de la escuela y del sistema. No hay dudas de que el desempeño docente debe cambiar, pero no es facil hacerlo porque nuestros sistemas educativos todavia mantienen sus formas tradicionales en la organización de las escuelas en los modelos de formación de profesores en las condiciones de empleo en lascondiciones de trabajo en la organización y los contenidos del currículo POR ESO CAMBIAR LA FORMACIÓN Y EL DESEMPEÑO DOCENTE ES UN TEMA MUY DIFICIL

PROMOVER A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES NÃO É FÁCIL PORQUE Envolve uma grande quantidade de pessoas com perfis e interesses diferentes Tem fortes implicações financeiras Requer mudanças normativas e institucionais e estratégias globais e coerentes Frequentemente é visto como ameaça

INTERVIR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES TAMBÉM NÃO É FÁCIL PORQUE Envolve questões carregadas política e ideologicamente E definições técnicas pouco consensuadas. Se trata de temas cargado politica e ideologicamente Con fuertes implicancias financieras Y con definiciones técnicas poco consensuadas Todo esto son barreras a las decisiones políticas (de política pública) que habría que tomar Todos los aspectos que tienen que ver con la “cuestión docente” requieren decisiones de política pública. ¿Qué implicamos en “cuestión docente”? Toda la vida profesional de los profesores su preparación: formación inicial su maduración profesional: la capacitación o pefeccionamiento su vida de trabajo: la carrera docente Pero se trata de decisiones complejas, que tienen una serie de características

Política educacional OS DESAFIOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL RELATIVOS ÀS REFORMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES TÊM A VER DIRETAMENTE POR ESTO LOS DESAFIOS DE LA POLITICA EDUCATIVA RELATIVOS A LAS REFORMAS DE LA FORMACIÓN DOCENTE TIENEN QUE VER DIRECTAMENTE CON LAS RESPONSABILIDADES DEL ESTADO Las responsabilidades del Estado generan desafíos políticos PORQUE requieren decisiones que modifiquen el funcionamiento tradicional del sistema educativo. (ACA QUE APAREZCAN LAS FLECHAS) Es decir, hay una relación entre - responsabilidad del estado - desafío político Este es hoy el campo de la POLÍTICA PÚBLICA en educación COM AS RESPONSABILIDADES DO PODER PÚBLICO

QUAIS SÃO ESSES DESAFIOS

GARANTIR FORMAÇÃO INICIAL DE QUALIDADE ENVOLVE DECISÕES COMPLEXAS QUANTO AO LUGAR INSTITUCIONAL À ESTRUTURA AOS CONTEÚDOS À AVALIAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE AO PAPEL DA GESTÃO PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO E SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO La primera responsabilidad del estado en relación con la calidad de los profesores tiene que ver con los cambios que hay que hacer en la formación inicial (pre-grado) Esto incluye una serie de decisiones conflictivas Podemos empezar con un tema difícil que es cambiar la ESTRUCTURA y los CONTENIDOS Donde planteamos tres elementos básicos - en qué nivel del sistema se imparte (el locus) - qué tipo de contenidos se imparten - Cómo se resuelve la difícil relación entre teoría y práctica

LUGAR INSTITUCIONAL Em Instituições Isoladas de Ensino Superior Na estrutura da Universidade

ESTRUTURA Identidade Própria Opção dentro de outros cursos Articulação com carreira e educação continuada Articulação com a escola básica campo de prática

CONTEÚDOS O peso das distintas dimensões da formação A articulação entre teoria e prática

AVALIAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE Acreditação: reconhecimento e autorização Avaliação Certificação de competências docentes La primera responsabilidad del estado en relación con la calidad de los profesores tiene que ver con los cambios que hay que hacer en la formación inicial (pre-grado) Esto incluye una serie de decisiones conflictivas Podemos empezar con un tema difícil que es cambiar la ESTRUCTURA y los CONTENIDOS Donde planteamos tres elementos básicos - en qué nivel del sistema se imparte (el locus) - qué tipo de contenidos se imparten - Cómo se resuelve la difícil relación entre teoría y práctica

PAPEL DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Demanda da gestão pública da educação básica Oferta de cursos de formação da gestão do ensino superior, público ou privado La primera responsabilidad del estado en relación con la calidad de los profesores tiene que ver con los cambios que hay que hacer en la formación inicial (pre-grado) Esto incluye una serie de decisiones conflictivas Podemos empezar con un tema difícil que es cambiar la ESTRUCTURA y los CONTENIDOS Donde planteamos tres elementos básicos - en qué nivel del sistema se imparte (el locus) - qué tipo de contenidos se imparten - Cómo se resuelve la difícil relación entre teoría y práctica

EM QUE PONTO ESTAMOS?

MUDARAM SIGNIFICATIVAMENTE

Curso médio na modalidade normal “Universitarização” fragmentada LUGAR INSTITUCIONAL ANTES DA LDB Curso médio na modalidade normal “Universitarização” fragmentada Licenciatura curta Inexistência de lugar próprio La primera responsabilidad del estado en relación con la calidad de los profesores tiene que ver con los cambios que hay que hacer en la formación inicial (pre-grado) Esto incluye una serie de decisiones conflictivas Podemos empezar con un tema difícil que es cambiar la ESTRUCTURA y los CONTENIDOS Donde planteamos tres elementos básicos - en qué nivel del sistema se imparte (el locus) - qué tipo de contenidos se imparten - Cómo se resuelve la difícil relación entre teoría y práctica

LUGAR INSTITUCIONAL Depois DA LDB Transição do médio para o superior Universidade permanece Instituto Superior de Educação – ISE Acaba a licenciatura curta

Bacharelado e/ou licenciatura Habilitação da Pedagogia ESTRUTURA Antes das diretrizes Bacharelado e/ou licenciatura Habilitação da Pedagogia Ausência de Projeto Pedagógico integrado Ausência de instituição própria La primera responsabilidad del estado en relación con la calidad de los profesores tiene que ver con los cambios que hay que hacer en la formación inicial (pre-grado) Esto incluye una serie de decisiones conflictivas Podemos empezar con un tema difícil que es cambiar la ESTRUCTURA y los CONTENIDOS Donde planteamos tres elementos básicos - en qué nivel del sistema se imparte (el locus) - qué tipo de contenidos se imparten - Cómo se resuelve la difícil relación entre teoría y práctica

ESTRUTURA Depois das diretrizes Identidade própria e específica Projeto Pedagógico integrador Dos cursos de formação Da escola básica campo de prática Duração menor: articulação com educação continuada e carreira Reconhecimento da experiência

Desequilíbrio entre as várias dimensões da formação CONTEÚDOS Antes das diretrizes Desequilíbrio entre as várias dimensões da formação Teoria separada da prática

CONTEÚDOS Depois das diretrizes Prática transversal ao currículo: indissociabilidade entre domínio do conteúdo e ensino do conteúdo Prática como estágio/residência Afetos e valores: reflexão sobre a prática Aproveitamento da experiência

PASSAM A FAZER PARTE DA AGENDA

AVALIAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE Acreditação: reconhecimento e autorização sem alterações Avaliação avanços com Provão, anteriores às diretrizes Certificação de competências docentes já se pode falar dela

PAPEL DO ESTADO E DO SETOR PRIVADO Responsabilidade do Estado: caracterização e financiamento da demanda avaliação da qualidade da oferta Responsabilidade do sistema de ensino superior público e privado: atendimento da demanda com qualidade

PRÓXIMOS DESAFIOS Cada vez estudian más, pero no saben enseñar. Es un saber práctico que requiere conocimientos teóricos (es una profesión) Hay que pasar de “Teoría vs. práctica” a “teoría-práctica-teoría” Aprender a resolver situaciones concretas únicas 1. Departamentos de aplicación, hoy superados. Se necesita una inmersión más realista y variada. No han cumplido su función de “experimentales” ROMPER ESTO ES UN CONFLICTO IMPORTANTE PERO NO SE HA ENCONTRADO COMO AVANZAR CON SEGURIDAD 2. La práctica como PROCESO PROGRESIVO desde el inicio de la formación. Experiencias varias. 3. No se resuelve en la instancia formativa, sino que debe integrarse después: -Tutoraje, profesor guía de los novatos - Ateneos: Discusión de casos prácticos - Comparación de experiencias entre docentes (de la misma o de otras escuelas) Conflictos: qué lugar (pago) tiene el tutor donde y en qué momento hacer las discusiones

Implementar as diretrizes e construir qualidade Incentivando projetos inovadores Aperfeiçoando os procedimentos de avaliação Criando sistemas de certificação La primera responsabilidad del estado en relación con la calidad de los profesores tiene que ver con los cambios que hay que hacer en la formación inicial (pre-grado) Esto incluye una serie de decisiones conflictivas Podemos empezar con un tema difícil que es cambiar la ESTRUCTURA y los CONTENIDOS Donde planteamos tres elementos básicos - en qué nivel del sistema se imparte (el locus) - qué tipo de contenidos se imparten - Cómo se resuelve la difícil relación entre teoría y práctica Articulando formação inicial, ingresso na carreira e formação continuada

Aumentar e garantir a eqüidade Criando mecanismo de incentivo financeiro para alunos Incentivando a formação em áreas nas quais faltam professores Incentivando cursos nas regiões mais remotas e pobres

Incentivar a produção e o uso das TCI e de todas as mídias para formar professores Mais de 2 milhões de professores Mais de 1 milhão sem curso superior Certificação por meios convencionais: 80 anos A importância da TV, da e-aprendizagem, das publicações

Não é preciso ensinar o professor a usar as novas tecnologias, é preciso usar todas as tecnologias, as novas e as convencionais, para ensiná-lo a exercer melhor o seu ofício. Aprendendo a conhecer usando as tecnologias ele estará aprendendo a ensinar com elas.