Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Advertisements

Disciplina de Saúde do Trabalho
Natanael Ferreira Sousa Eng. de Produção Mecânica e Especialista em Eng. de Segurança do Trabalho.
Ergonomia Nome : Rodrigo Satiro 1 Modulo Automacao.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Vigilância em Saúde Ambiental.
Definição de cada agente de risco Trabalhos/Acidentes que tenham esse tipos de risco Doenças/ Acidentes que podem aparecer com esse risco com o trabalho.
DERMATOSE OCUPACIONAL Maicon Azevedo Machado – Técnico de Segurança do Trabalho.
ALUNOS: FRANÇOISE MARIA JORDHANA DAFFILY MAIARA BARBOSA PEREIRA JULIANA SANTOS BARBOSA PROFESSORA: SHEILA CURSO: FISIOTERAPIA PERIODO: 5C TURNO: NOITE.
DIAGNÓSTICO DO USO DO GESSO E DA DESTINAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM RECIFE Tiago Deodato Silvestre Orientador: Profª. Drª. Cecília Maria.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
NR 17 Anexo II
O que são doenças não transmissíveis?
SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
Medicina do trabalho Desde primórdios da idade média tem se registros da atuação da MT, Autores como Cannon em 980dC já descreveram “cólica plúmbica”,
Saúde do/a trabalhador/a e o olhar de gênero na gcm.
Riscos Químicos e Biológicos em Serviços de Saúde
POLUIÇÃO DO AR E SOLO Caio P. Nº: 3 Marcus M. Nº: 16 Matheus K. Nº: 17
Disciplina: Enfermagem e Biossegurança
Bruno César Saldanha CREF 5522-G/MG
INTRODUÇÃO À HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Prof. Dr.Anjo de QUICK MASSAGE Prof. Dr.Anjo de
Mestrado - Tecnologia da Arquitetura FAU-USP
Ambiente de trabalho e saúde
Professor: Janilson Cordeiro
EPIDEMIOLOGIA Profa.Ms.Juliana P.Porto.
Epidemiologia Analítica
PRINCÍPIOS GERAIS DE SEGURANÇA NO TRABALHO
Imunização – ativa e passiva
CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO Condições de Segurança no Trabalho
EPIDEMIOLOGIA.
Acidente do Trabalho CONCEITO PREVENCIONISTA:
Questões Ergonômicas: A Visão como um ICEBERG
(Ministério da Educação e Cultura)
SISTEMA RESPIRATÓRIO Página 122.
REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE
Fisiopatologia dos Sistemas
Saúde e Riscos Ocupacionais
Tensões entre projeto profissional e determinações institucionais.
DEFINIÇÃO Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos.
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
Chuvas Ácidas A chuva ácida é formada através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, e outros poluentes industriais, que, lançados.
Historia de Ginástica Laboral Os primeiros registros da prática de Ginástica Laboral são de Neste ano, na Polônia, operários se exercitavam.
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
Uma empresa que tem como objetivo revolucionar o formato do fornecimento de óculos de segurança, desde o atendimento até nos modelos trabalhados, buscando.
Comportamento do Consumidor
Bruno Geraldo Rodrigues da Silva Johnny Rodrigues da Silva
Saúde e Segurança no Trabalho
ACIDENTE DO TRABALHO.
Acústica e Ruídos Introdução.
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
História Natural da Doença
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Fonoaudiologia do trabalho
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
POSTURA CORPORAL.
ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
O que você deve saber sobre : ALONGAMENTO MUSCULAR. Educação Física
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Riscos do uso da eletricidade
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
HIGIENE OCUPACIONAL.
CAT e Doenças Ocupacionais
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Dra. Lívia Keismanas de Ávila
LER/DORT.
NR- 15 – Atividades e Operações Insalubres
Estudos Descritos: Variáveis relativas às pessoas
Transcrição da apresentação:

Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)8172-4520 valber.enfermagem.fvj@gmail.com Enf Valber Sousa

Acidente de Trabalho e doenças ocupacionais Aula 01 Acidente de Trabalho e doenças ocupacionais

Perfil de adoecimento

Perfil de adoecimento Da População Geral; Idade; Gênero; Hábitos; Cultura;

Perfil de adoecimento Do trabalhador Por causas relacionadas ao trabalho; Como consequência da profissão que exercem ou exerceram; Pelas condições adversas em que seu trabalho é ou foi realizado

Grupos de Doenças Doenças comuns, aparentemente sem qualquer relação com o trabalho; Doenças comuns (crônico-degenerativas, infecciosas, neoplásicas, traumáticas) eventualmente modificada no aumento de frequência de sua ocorrência ou na precocidade de seu surgimento em trabalhadores, sob determinadas condições de trabalho. Exemplo: A hipertensão arterial em motoristas de ônibus urbanos nas grandes cidades. Doenças comuns que tem o espectro de sua etiologia ampliado ou tomado mais complexo pelo trabalho. Exemplo: Asma brônquica, a dermatite de contato alérgica, PAIR, LER/DORT.

Doença Ocupacional Várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocados por fatores relacionados com o ambiente de trabalho.

Doença Profissional É aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Fatores inerente a atividade laboral Nexo causal presumido

Doença do Trabalho É a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Causadas pelas circunstâncias do trabalho Relação causal deve ser comprovada

Profissional As doenças das vias aéreas, principalmente as PNEUMOCONIOSES causadas pela poeira da sílica (silicose), asbestose (asbesto), bagaçose (bagaço da cana de açúcar), bissinose (poeira de algodão).

Trabalho A Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) ocorre devido a diminuição gradual da audição decorrente da exposição continua a níveis elevados de ruídos. A Intoxicações Exógenas podem ser provocadas pelo uso de agrotóxicos, pesticidas causando grandes danos à saúde e ao meio ambiente. A exposição continua ao chumbo pode provocar uma doença chamada saturnismo. O mercúrio (hidrargirismo) ocorre pelo contato por meio da inalação, absorção cutânea ou via oral com a substância.

Trabalho As dermatoses ocupacionais são alterações na pelo e mucosas causadas, mantidas ou agravadas, direta ou indiretamente por determinadas atividades laborais. São provocadas principalmente por agentes químicos e causam irritação ou até mesmo alergia. Esse fato ocorre principalmente nas indústrias de corantes, cimenteiras, industrias que processam aços inoxidáveis e outras ligas, indústria calçadista.

Trabalho As Lesões por Esforços Repetitivos- LER e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT, São provocados pelo repetição dos movimentos afetando principalmente, músculos, tendões, nervos, bursas e bainhas.

Acidente de trabalho?

 Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91,  “Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".