Características do Recém nascido normal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

Etapas do desenvolvimento
Características do Recém nascido normal
PROF: ANDRÉA BENVENUTA ANTONIO
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO - FETAL
Síndrome de Patau.
Cecília Helena de Siqueira Sigaud
(Alterações cromossômicas)
SEXUALIDADE INFANTIL n Instituto de Ensino e Pesquisa e Psicoterapia – IEPP n Relações com a Comunidade.
50 cm – 500mm 3Kg. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO FETAL Período Fetal : 9ª sem após a fertilização ou 10ª sem. após a DUM 4 cm de comprimento O desenvolvimento.
Dengue Alunos: Victor, Luara e Renan Alves Professora: Thaís Série:5 ano B Data:13/08/2014.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa. Envelhecimento dos Sistemas Fisiológicos Principais Composição corporal / Nutrição / Antropometria Metabolismo hidroeletrolítico.
Tecido Muscular. O tecido muscular é constituído por células alongadas, altamente especializadas e dotadas de capacidade contrátil, denominadas fibras.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Características Gerais Enfermidade sistêmica, exclusiva do ser humano, conhecida desde o século XV. Agente etiológico: Treponema pallidum. Modo de Transmissão.
SISTEMA DIGESTÓRIO ( Dentes, estômago e intestino) Ciências 8 ⁰ANO.
Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano
Apresentação Multimédia #26 Tema v | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
Professor: Leandro Penitente
Medidas individuais de bem-estar
Choque (Hipovolémia) Lucilia Coimbra.
Meu filho não cresce.
A primeira consulta: Criando laços com a família
SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI Goiânia / GO.
Reprodução humana Cap. 9.
Bactérias e Doenças Associadas
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
A criança e o Fumo CRIANÇA: UM FUMANTE PASSIVO? Desde o período gestacional e durante as demais fases de sua vida, a criança, quando exposta a.
Período de transição entre a infância e a idade adulta.
Sexualidade É uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura, intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos.
Primeiros Socorros Profº Esp. Maycon Nesi. Primeiros Socorros Profº Esp. Maycon Nesi.
NOTAÇÃO DENTAL DENTES PERMANENTES
A cronologia de erupção dos dentes permanentes
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Diagnóstico laboratorial da Sífilis
HIPOGONADISMO MASCULINO
PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)
Fonte: slideshare (Adaptado)
Fisiologia Respiratória
Gravidez e Parto Capítulo 17. Gravidez e Parto Capítulo 17.
Sistema reprodutor.
Desequilíbrio Hidroeletrolítico
INDICADORES DE SAÚDE.
Psicopedagogas: ESTER MENDES, FERNANDA BATISTA e SONIA WOLFF.
SISTEMAS REPRODUTORES FEMININO E MASCULINO
CAPÍTULO 10 Crescimento e desenvolvimento na infância.
Anexos Embrionários Profa. Samantha Ferreira da Costa Moreira GO II UFG 2017.
CAMINHANDO PARA O PARTO NORMAL: O QUE FAZER NOS MESES DE ESPERA Sabrina Baracho Fisioterapeuta.
OBESIDADE INFANTIL Nutri. Ana Cristina de Sousa CRN
ADOLESCÊNCIA Prof.ª LIDIANA ENFERMAGEM 6º SEMESTRE/NOTURNO 2009
Corpo Humano Aula: 01 Professor: Oldair José Tavares Pereira.
Gráfico de crescimento para bebês prematuros e outros RNs A Growth Chart for Premature and Other Infants Autores: DOUGLAS GAIRDNER and JULIE PEARSON 1971.
Os tecidos.
TECIDO MUSCULAR FUNÇÕES Movimento do corpo;
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Nutrição Materno Infantil. Reação adversa aos alimentos: qualquer reação indesejável após ingestão de um alimento normalmente tolerado pela maioria dos.
É entre a 5ª e 9ª semana de gravidez que ocorre a maioria das alterações importantes na face em desenvolvimento. Os arcos faríngeos (branquiais), originários.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas Ovários -Localizados no interior da cavidade pélvica -Hormônios produzidos: Estrógeno.
 Herança ligada ao sexo é a designação da herança genética relacionada a genes presentes na parte não- homóloga dos cromossomos sexuais, ou seja, no.
SONO NORMAL NA CRIANÇA Sueli Falcão.
AVES MAMÍFEROS.
Baixa Produção de Leite
Avaliação da PA na infância e adolescência
Cuidados com o Coto Umbilical Enfa Nildiany Bispo.
Crescimento normal e avaliação do crescimento
Sistema Genital Masculino
PRISCILA MENDES 6º SEMESTRE – ENFERMAGEM UNICHRISTUS.
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM NASCIDO PREMATURO.
Transcrição da apresentação:

Características do Recém nascido normal Considerando que neonato normal pesando entre 3.000 g com variação de até 500 g para mais ou para menos, apresentando perda de 10 % do seu peso inicial nos primeiros 5 dias. Fontanelas: lambdóide situada na região posterior da cabeça, e bregmática, situada na região anterior da cabeça apresentam-se abertas. As fontanelas são abertas para facilitar a passagem da cabeça do feto durante o trabalho de parto e permitir o desenvolvimento normal da criança; Os olhos : mantêm-se fechados a maior parte do tempo, com movimentos oculares não coordenados e estrabismo temporário devido a imaturidade do sistema neromuscular, edema palpebal decorrente do trauma do parto, micro-hemorragia nas hemorragia nas conjuntivas que desaparecem em algumas semanas, chorem algumas semanas, choro sem lágrimas; Pele: de tom avermelhado ao nascer, passa posteriormente à sua cor definitiva (branca, negra, amarela , parda) e do 2º ao 4º dia a pele pode tornar-se amarelada (icterícia fisiológica), geralmente é benigna e auto- reversível); reabsorção espontânea nas primeiras horas de vida do “vernix caseoso”, desaparece em uma ou duas semanas do millium sebaceo presente no nariz, descamação da pele da 2ª a 4ª semanas, presença da mancha mongólica ( de cor azulada e freqüentemente na raça negra e amarela), desaparecendo gradativamente; Respiração: a eliminação e reabsorção do liquido alveolar e a presença do surfactante (substância produzida nos últimos meses de gestação para manter os alvéolos insuflados) permitem e facilitam respiração do neonato; (WONG, 1999)

Características do Recém nascido normal Circulação: inicialmente os níveis de hemáceas levados para garantir a oxigenação antes da completa expansão dos pulmões; Cordão umbilical: cai até o 11º dia de vida, gerando uma cicatriz umbilical; Sistema digestivo: a sua imaturidade propicia o regurgitamento e vomito nas primeiras semanas, a capacidade é pequena do estomago (10 a 20 ml) leva a um intervalo pequeno entre as mamadas e a distensão abdominal ocorre devido aos músculos pouco espessos dessa região; Genitália masculina: testículos dentro da bolsa escrotal; Genitália feminina: grandes lábios recobrindo os pequenos lábios e pode ocorrer um pequeno sangramento nos primeiros dias devido aos hormônios maternos; Extremidades : com movimentação simétrica e espontânea, tonicidade, membros curtos e em semi-flexão, articulações movimentando-se com estabilidade; Sistema neuromuscular: à medida que ocorre a mielinação e conexão das fibras nervosas, a maioria dos reflexos desaparecem ou se modificam. (WONG, 1999)

Características do crescimento e do desenvolvimento do lactente, do toddler , do pré- escolar e do escolar Lactente (cça até 1 ano de idade) Peso e altura: aumento de 50% na estatura e o peso triplica ao final do primeiro ano Fontanela lambdóide fecha-se aos final do segundo mês Fontanela bregmática fecha-se dos 12 aos 18 meses Dentes inicia a erupção entre o 6º e 8º mês Visão com quatro semanas consegue acompanhar um objeto, desaparece o Estrabismo Pescoço: sustenta a cabeça com firmeza a partir dos 3 meses Pele ; o contato prolongado com urina e fezes pode provocar dermatites (assaduras) Sistema digestivo: aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, o transito gastrintestinal rápido, provocando intervalo curto entre as refeições e suscetibilidade às diarréias e desidratação; Hemáceas:ocorre entre o 2º e o 3º mês a anemia fisiológica devido a hemólise das hemáceas fetais que estavam em níveis elevados; Sistema imunológico ; somente á partir do 2º mês é que começa a produzir os próprios anticorpos Respiração : abdominal Genitais: A glande fica coberta devido o estiramento do prepúcio Desenvolvimento Piaget estágio sensório – motor progredindo para comportamentos reflexos para atos repetitivos simples e depois para atividades imidiativas. Fase oral compreende de 0 a 2 anos de idade. (WONG, 1999)

Características do crescimento e do desenvolvimento do lactente, do toddler , do pré- escolar, do escolar e do adolescente Toddler (cça de 1 a 3 anos) Peso e altura: aumenta 2 Kg por ano e a criança cresce 10 cm ao ano; Diminui o tecido adiposo e aumenta a massa muscular Dentes: aos dois anos e meio de idade se completa a dentição temporária ( 8 incisivos, 4 caninos, 4 primeiro molar e 4 segundo molar, um total de 20 dentes) Visão: aumenta a acuidade visual, percepção de profundidade e a discrição de cores; Sistema respiratório: diminuição das infecções do trato respiratório inferior, persistem as infecções do trato respiratório superior. Sistema imunológico: apesar de estar mais desenvolvido, a cça ainda é vulnerável aos agentes infecciosos. Sistema digestivo: digere melhor, o suco gástrico é mais ácido, diminui as infecções intestinais e a freqüência das evacuações Controle esfincteriano 18 meses a 24 meses Sistema nervoso: mielinização das fibras nervosas e amadurecimento de áreas específicas fala, coordenação motora, capacidade de atenção. Desenvolvimento Ao redor dos 2 anos aparecimento da linguagem, mudança intelectual Erikson – desenvolvimento da autonomia (senso de independência) a auto confiança. Freud a cça de 2 a 4-5 anos está na fase anal. (WONG, 1999)

Características do crescimento e do desenvolvimento do lactente, do toddler , do pré- escolar e do escolar Pré- escolar abrange a cça de 3 a 6 anos Peso e altura: diminuição do ritmo do crescimento, ganhando 2,0 Kg e 7,0 cm por ano; Aparência geral- postura ereta e movimentação mais equilibrada e ágil; Sistema respiratório- a respiração é toraco -abdominal, persistem as infecções respiratórias superiores amígdalas e adenóides estão hipertrofiadas. Sistema urinário aos 4 – 5 anos controlam a micção noturna Desenvolvimento para Piaget linguagem acelerada, o desenvolvimento do pensamento (por quês?) Para Freud 4-5 a 7 anos encontra-se na fase fálica (masturbação) Complexo de Édipo entre os 2 a 5 anos de idade. Observa-se também neste período: coordenação motora fina, desenvolvimento de habilidades manuais;capacidade de movimentação andar em todos os sentidos, auto- cuidado, escala de valores de 6 a 7 anos e iniciativa. (WONG, 1999)

Características do crescimento e do desenvolvimento do lactente, do toddler , do pré- escolar e do escolar Escolar –abrange as crianças de 6 a 12 anos Físico: peso e altura lento e gradual, ganho de 2 a 3 Kg e de 5,0 cm por ano, Aumentando o ritmo do crescimento com o início da puberdade; Dentes : substituição dos dentes decíduos (provisórios) pelos permanentes, e aos 10 a12 anos, erupção dos 4 primeiro pré- molar e dos 4 segundo pré- molar, totalizando 28 dentes; Visão tendência a miopia se não tratada trazendo dificuldades para o aprendizado; Respiração; é predominantemente torácica; Sistema imunológico: os níveis de imunoglobulina são semelhantes ao do adulto, dimuição das infecções das vias áreas superiores devido a regressão do tecido linfático da nasofaringe; Sistema músculo esquelético não tolera carregar peso Características sexuais secundárias aparecem na puberdade Nas meninas: pelos pubianos, tecido mamário em desenvolvimento, Hipersensibilidade mamária e aumento do diâmetro da pelve; Nos meninos; aumento do tamanho dos testículos e do pênis. Desenvolvimento segundo Piaget, inicia-se a formação da personalidade, com a afirmação da vontade e a cça organizando seus próprios valores morais e sociais . Freud fase de latência. (WONG, 1999)