POR QUE CONHECER O PASSADO ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
Advertisements

LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta Auxiliar ANO V – Nº 01.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 07.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
Hélade. Período Pré-Homérico Período Minoico Predomínio da Civilização Monoica a.C. e 1450 a.C. Eteocretense ou Linear A Talassocracia Museu Arqueológico.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Conceitos de Karl Marx.
Projeto Cadastro Desenho de Processo 1Desenho de processo.
Gabriela Bezerra Julyana Xavier Nathália de Morais Nathália Santos Paula Jaqueline Aristóteles.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
O TEMPO Relatividade Instrumentos e unidades de medida Calendários Linha do tempo historiamelao6. wordpress.com.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Escola Estadual Dr.Martinho Marques Arte Cristã Primitiva Professora: Edna Perigo Coordenadora: Eliane Pigari Professo Multiplicadora: Marilza.
O TEMPO E A HISTÓRIA.
MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS
HISTÓRIA DA ARTE 4 Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
FMT - FLUXOGRAMA – BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO (CHT 3
Modelos Atômicos e o Átomo
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa

O que pesquisa o historiador
Você já deve ter lido e relido inclusive em jornais de grande repercussão no Brasil, que o Dia Internacional da Mulher é em homenagem ao 8 de Março, que.
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
A SEGUNDA VINDA DE JESUS E O MILÊNIO NA ESCATOLOGIA CRISTÃ
- Introdução à Semiótica -
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Os Evangelhos. Os Evangelhos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora,
História de Portugal I 1.º Semestre do ano lectivo 2015/2016
Equações do 2º Grau ax2 + bx + c = 0, a ≠ 0.
Mundo árabe.
Geopolítica Prof.ª Rachel.
Professor Handel – História
CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL 2017 AVE CRISTO!!!!
Moderno, Modernidade, Modernismo
Secretaria do Tesouro Nacional Conselho Federal de Contabilidade
De Tramas e Fios - Um ensaio sobre música e educação
Falando sobre Jesus.
Estágio Curricular Supervisionado 2018
Como funciona a nova tabela do Simples Nacional;
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
Realidade e Senso Comum
EGITO.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
Patrimônio Material e Imaterial:
Idade Média: “Bárbaros”, Império Carolíngio e Império Bizantino
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Professora Consuelo Holanda
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
GRÉCIA INÍCIO.
O Livro no Ocidente Medieval
Análise Econômica em Defesa Comercial
Como Investigar um Acidente de Trabalho
LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
Como estudamos História?
As Leis de Newton Prof. Rafael Dias 23/02/2019
Tempo e História.
OS REINOS AFRICANOS.
Professor André Lopes 24/01/2018
Introdução à História.
- Introdução à Semiótica -
- Introdução à Semiótica -
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Conceitos importantes para o estudo da História
Orientações de estágio
O ANTIGO REGIME.
A divisão da história geral
A Pré-História.
Transcrição da apresentação:

POR QUE CONHECER O PASSADO ? O QUE É HISTÓRIA ? Vem da antiga língua Grega, e significa pesquisa, informação, relato. Assim a história é a investigação sobre o passado de diferentes povos.

FORMAS DE DESCOBRIR O PASSADO C3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. H11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

FORMAS DE DESCOBRIR O PASSADO DOCUMENTOS HISTÓRICOS OU FONTES HISTÓRICAS: São todos os vestígios deixados ao longo do tempo pelo ser humano. Eles podem ser escritos e não escritos. Documentos escritos: Livros, cartas antigas, jornais; Documentos não-escritos: Roupas, móveis, entrevistas, monumentos, prédios; O profissional que é especialista nesse tipo de atividade é o HISTORIADOR

O PASSADO E AS DIFERENTES CULTURAS O que é CULTURA ? Quando falamos do modo de vida das pessoas estamos falando de sua cultura. Isso está relacionado a sua religião, na linguagem, na arte, na arquitetura, na música entre outros.

COMO O TEMPO É CONTADO? Para nos localizarmos no tempo usamos o CALENDÁRIO que marca os dias os meses e os anos, sem ele nós não saberíamos quanto tempo a terra tem bem como outros eventos. Dentre os calendários mais conhecidos nós temos o : CALENDÁRIO CRISTÃO, O MULÇUMANO. CALENDÁRIO CRISTÃO: Ele possui esse nome porque é contado a partir da data em que se acredita ter nascido Jesus Cristo, assim o 1 de nosso calendário seria o ano do nascimento de Cristo. CALENDÁRIO MULÇUMANO: Marca o início da peregrinação de Maomé e a saída de Meca conhecida como Hégira, no calendário Cristão ocorreu por volta de 622 d.C

ASSIM NOS DIAS ATUAIS TEMOS: Cristão : 2015 d.C Mulçumano : 2015 d.C _ 622 d.C 1393 Calendário Mulçumano Judeu : 3760 a.C 2015 + 5775 Calendário Judeu

SÉCULOS, COMO SE CONTA? Para o estudo da história, que abrange longos períodos de tempo, os estudiosos organizaram os anos em séculos. Assim o conjunto de cem anos forma um século. 100 anos = 1 século.

Portanto, temos: Século I (1): do ano 01 ao ano 100. Século II (2): do ano 101 ao ano 200. Lembrando que o século começa do ano 1: Outro exemplo: Século XXI (21): do ano 2001 ao ano 2100.

OUTROS EXEMPLOS: Para sabermos em que século se encontra o ano, temos uma dica. Se o ano terminar com dois zeros repetimos o primeiro número 300 d.C = século III (3) 1400 d.C = século XIV (14)

OUTROS EXEMPLOS: Se o ano não terminar com dois zeros, no caso de ser um ano com três números, usamos o primeiro número e somamos + 1, com quatro número usamos os dois primeiros números e somamos + 1 476 d.C = 4 + 1= 5 1789 d.C = 17 + 1= 18

NÚMEROS ROMANOS Na ciência chamada História usamos os números Romanos para identificar os séculos. Usamos os números romanos de I a XXI. Exemplos: 330 d.C = século IV 622 d.C = século VII 1350 d.C = século XIV 1900 d.C = século XIX

NÚMEROS ROMANOS I = 1 II = 2 III = 3 IV = 4 V = 5 VI = 6 VII = 7 VIII = 8 IX = 9 X = 10 XI = 11 XII = 12 XIII = 13 XIV = 14 XV = 15 XVI = 16 XVII = 17 XVIII = 18 XIX = 19 XX = 20 XXI = 21

Por isso, precisamos conhecer o nosso passado para tentarmos entender o presente e o futuro. Profº Carlos Alexandre