 Da Divisão do Trabalho Social  Mudanças (caos, desordem) com o advento do capitalismo e o surgimento da soc. moderna.  Pergunta:  Que laço se forma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Advertisements

Émile Durkheim Os fatos sociais.
Profª: Gabrielle Bertolli
Sociologia DURKHEIM.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Prof. Everton da Silva Correa
A sociologia de Emile Durkheim.
Emile Durkheim e o fato social
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
Émile Durkheim.
Texto 1: pontos principais
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
Contexto histórico - “A modernidade”
Deyse Bandeira Erlania Freitas Marta Florença Mônica Ferraz.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
Émile Durkheim vida e obra Émile Durkheim nasceu em Épinal, cidade francesa em 15 de abril de 1858 e faleceu em 15 de novembro de Foi um sociólogo,
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
Teoria Sociológica Clássica Émile Durkheim. Émile Durkheim (1858 – 1917)  Fundador da (Disciplina) Sociologia: Primeiro professor universitário da disciplina.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
A Ciência dos Fatos Sociais
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
Bernoulli – Pluralidade Cultural
Fundamentos das Ciências Sociais
Estrutura e Dinâmica Social
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Lição 1 “Criados por Deus”.
Sociologia da educação
Ciências Humanas e suas Tecnologias OS SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
Introdução à Sociologia.
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
Sociologia Aplicada à Administração
Socialização e herança cultural
Contexto econômico e social para o surgimento da Sociologia (XVIII)
O HOMEM O ser humano é um ser social.
“A imaginação sociológica” Charles W. Mills
Faculdade Sete de Setembro – FASETE
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
VALORES e OBJETIVIDADE
Adolescência O que é?. Resposta A adolescência inicia-se com a Puberdade O que é a puberdade?
ÉTICA.
SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES.
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
Émile Durkheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Emile Durkheim ( ) Modelo orgânico de sociedade: Para Durkheim, a sociedade é como um organismo vivo, onde cada instituição funciona como um “órgão”
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA EMILE DURKHEIM
Áreas da Filosofia.
ENSINO RELIGIOSO PROFESSOR HAROLDO. O FUNDAMENTO DO ENSINO RELIGIOSO CONSISTE NA EDUCAÇÃO ENVOLVIDA AOS CRITÉRIOS DA FÉ DE DETERMINADA RELIGIÃO. TODA.
Direito Penal Sociologia e Teoria do Crime Profa. Msc. Fernanda Dantas
Diretrizes de um programa de prevenção
HISTÓRIA Escola Instituto de Educação de Guaratinga ProfessorA:Maria Carmelita Batista G. Alunos(as):Rayssa,Káren,Kewry e Claudia Série:8 ano A.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Introdução à Sociologia [Direito] Professora: Bruna Gisi
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ÉMILE DURKHEIM A CONCEPÇÃO FUNCIONALISTA DE SOCIEDADE.
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

 Da Divisão do Trabalho Social  Mudanças (caos, desordem) com o advento do capitalismo e o surgimento da soc. moderna.  Pergunta:  Que laço se forma entre os homens? Qual elemento os une?  Resposta:  A solidariedade

 Soc. Primitiva : menor divisão do trabalho  ( solidariedade é mecânica)  indivíduos + - iguais, com funções vaiadas  Na Solidariedade Mecânica: espontânea, coagida o coletivo é mais importante  forte consciência do coletivo e pouca importância ao indivíduo)

 Ex. Comunidades indígenas ou rurais

Soc. Moderna: maior divisão do trabalho  (solidariedade é orgânica)  Indivíduos diferentes e com funções específicas  Solidariedade Orgânica: organicidade, circular, dependência recíproca  O indivíduo é + importante  (conta mais os interesses do indivíduo)

As Regras do Método Sociológico  Pergunta:  Você pensa por si mesmo?  Como se forma o modo de PENSAR e de AGIR dos indivíduos?  OS FATOS SOCIAIS EXPLICAM O INDIVÍDUO, A SUA FORMA DE AGIR E PENSAR.

Coerção sobre o INDIVÍDUO SOCIEDADE Valores, hábitos, regras O RESULTADO DO QUE A SOCIEDADE DETERMINA FATO SOCIAL Religião, Moda, Leis Jurídicas, Educação

 Existe um processo de coerção que forma as consciências individuais  Existe uma representação COLETIVA  Ex. cometimento de crime pena  Leis, regras, costumes, hábitos, aspectos morais, éticos e estéticos  Ninguém pensa por si só.

 Por isso o objeto de estudo da sociologia são os FATOS SOCIAIS

 FATOS SOCIAIS possuem as CARACTERISTICAS de:  Coerção (falta de hábito de higiene e isolamento)  Exterioridade (a regra de obediência aos pais já existia mesmo antes dos filhos nascerem. Já estava posto)  Generalidade (o crime sempre existiu em todas sociedades, mesmo havendo punições)

 Estuda as religiões australianas (simples) para encontrar elementos comuns em outras religiões e compreender a origem das diversas religiões.  RELIGIÃO: é um sistema solidário de crenças e práticas sagradas que unem os indivíduos em uma mesma comunidade moral (denominada IGREJA) é uma segurança emocional. é uma necessidade e uma criação social.

 Ela é um produto da sociedade.  Ela tem a função de INTEGRAR OS INDIVÌDUOS  Ela mantém uma determinada SOLIDARIEDADE SOCIAL  Ex. campanhas solidárias e a ideia de união, integração

O Suicídio  Trata o assunto não apenas como uma questão psicológica, mas um FENÔMENO SOCIAL  TESE: provar que o suicídio também é um fato social.  Possui características de coerção, exterioridade e independe do indivíduo – estabelecida em toda sociedade.  Estudo teórico e estatístico (diversos países)

 Suicídio Egoísta: o elo entre a sociedade e o indivíduo não existe. Geralmente indivíduos desconectados com os seus grupos sociais (família, escola, amigos e etc).  Predomina nas socied. Modernas  Ex. fim do casamento, discriminação sexual.

 Suicídio Altruísta: o elo entre o indivíduo e a sociedade é tão forte que o indivíduo não importa. Importa o pensamento coletivo e o desejo do grupo social.  Os mulçumanos (mulheres, crianças) e atos terroristas

 Suicídio Anômico : o elo entre a sociedade e o indivíduo deixa de existir quando vivem momentos de crise (crises econômicas). As regras rígidas se afrouxam.  Grande Depressão de 1929 ou a Quebra da Bolsa de 29 (pessoas/bancos à falência )  A crise imobiliária dos EUA (hipotecas) em  Plano Collor no Brasil em 1990/1992