Planificação
Caracteristicas Dinamica; Critica Flexivel Apresentar unidade Adequação
Qual é a motivação para planificar???
Exercício
tarefas Deixar os sapatos no sapateiro; Ir ao seu escritório buscar a maquina de escrever; Ir à tinturaria deixar uma casaco; Expedir no correio um pacote de 10 kgs; Pagar o imposto profissional na repartição de finanças Comprar pão na padaria; Comprar ½ kg de café ( na casa do café); Ir esperar uns amigos na garagem, que chegam as 12h30m; Comprar um livro “os segredos da cozinha”; Comprar 250gr de manteiga na mercearia
regras Você sai de casa as 9h15m para fazer as tarefas indicadas; Obrigatoriamente deve regressar as 13h; O percurso casa - garagem corresponde a 30 minutos; A repartição de finanças encerra as 10h; O comercio encerra as 12h, assim como o correio; A padaria abre depois das 11h; O percurso deve ser feito a pé
Sugestão Repartição de finanças; Estação de correio; Sapateiro; Tinturaria; Livraria; Padaria; Leitaria; Café, Escritório Garagem
Conclusão O nosso dia a dia pode correr melhor se for planificado; A eficácia de qualquer tarefa depende da qualidade da sua planificação; Planificar significa estruturar tarefas, definir objectivos, gerir o tempo, etc
Organização sequencial da formação Curso Modulo Sessão
Desenvolvimento do plano Preparação Desenvolvimento Aperfeiçoamento
Avaliação da Formação Levantamento das necessidades de formação; Conteúdo programático; Fins e objectivos da formação; Métodos e técnicas pedagógicos; Desempenho dos formadores; Desempenho dos agentes coordenadores e gestores; Sistema de avaliação da aprendizagem; resultados
Deve ser realizado Em intervenções periódicas e / ou de emergência
Avaliação dos subsistemas Concepção do sistema; Gestão do sistema; Organização/ coordenação das acções de formação; Animação da formação; Avaliação da eficácia da formação
Esta avaliação permite… Clarificar e explicitar objectivos e responsabilidades ajudando o gestor da formação a situar-se em cada momento; Mensurar objectivos, resultados da acção, desvios, evoluções, tendências e até caracterização de excepções; Estabelecer o diálogo entre os agentes da formação e responsáveis pela gestão em geral, centrando-se me bases concretas e objectivas; Facilitar a formulação de “contratos” de responsabilidades e de resultados a atingir e permitir o seu acompanhamento e controlo em termos claros e mutuamente conhecidos
Proporcionar um meio de comunicação com o exterior possibilitando o conhecimento da dimensão da actividade e dos seus custos bem como a comparação de organizações e afins; Auxiliar na pesquisa e análise dos motivos de insucesso, Melhorar a função de planeamento em geral, nomeadamente os seus aspectos metodológicos; Contribuir para a normalização de terminologia uniformização de procedimentos; Evidenciar a necessidade de articulação entre a informação que caracteriza os meios da organização