A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
Advertisements

MARKETING Professor Wilson Santos. o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Negócios Eletrônicos Goiânia - Goiás Estácio – Neg. Eletrônicos Prof: Daniel Gomes de Oliveira
DIAGNÓSTICO DO USO DO GESSO E DA DESTINAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM RECIFE Tiago Deodato Silvestre Orientador: Profª. Drª. Cecília Maria.
Nível de Serviço Logístico na ÁREA DE Manutenção e Suporte em Informática Aluna: Arlene de Almeida Pereira Siqueira Orientador: MEng. Marco Antônio Domingues.
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
Orientação Importante:
; NA MESMA ORDEM ACIMA. Titulo do Trabalho SOBRENOME DO 1 AUTOR , INICIAIS SEGUIDAS DE PONTO; SOBRENOME DO 2 AUTOR... INICIAIS SEGUIDAS DE PONTO;
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
FACULDADE VALE DO SALGADO BACHARELADO EM ENFERMAGEM ALUNO
METODOLOGIA DE PESQUISA
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Relatório de Autoavaliação Institucional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação.
A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS DE EMPRESAS
Pedro Henrique de Oliveira Valdemir Aparecido Pires
Pós-Graduação Arquitetura de Informação
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Márcia Figueiredo Consultor EAD
PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA
Mestrando: Eduardo Radziuk Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas
Administração de Novos Negócios
Plano de Negócios Parte 1
Análise e Seleção de uma Solução de e-procurement para a Empresa
Mestrando: Estela Pletsch Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas
Gestão da Qualidade 2º período
Sucedido, dê o máximo de si.
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
Geraldo augusto da silva
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
Mestrando: Silvio Santos Junior Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Aula 3 – Visão Estratégica
Proposta de Dissertação
XVII Jornada Científica de Jornalismo
Comércio Eletrônico no Brasil: estágio de utilização por parte das maiores empresas da região sul do país Mestrando: Einstein Randal Pereira Gomes Orientador:
Defesa de dissertação de mestrado Mestrando: Maurício Gregianin Testa
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Planejamento Estratégico em Logística
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA
RESULTADOS E DISCUSSÃO IDEAL UTILIZAR FOTOS, FIGURAS E GRÁFICOS
Resultados e Discussão
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
Metodologia da Pesquisa
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
1º Ciclo de Trabalhos Usuários da Informação ECI/DCC - UFMG
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Caracteres dos autores
Caracteres dos autores
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Metodologia Científica e Tecnológica
EMPREENDEDORISMO.
XV Jornada Científica de Jornalismo
PROJETO DE PESQUISA.
Estratégia Empresarial
Transcrição da apresentação:

A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL Mestrando: Einstein Randal Pereira Gomes Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS GIANTI - Gestão do Impacto da Adoção de Novas Tecnologias de Informação

GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS AGENDA Introdução Justificativa Questão de Pesquisa Objetivos Revisão Bibliográfica Método de Pesquisa Cronograma Contribuições Potenciais GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS Introdução O Brasil ainda se situa num estágio inicial de evolução da Internet (Intercontinental Networks), uma das mais revolucionárias aplicações de TI. Sistemas eficientes de TI  importantes diferenciais competitivos. O comércio eletrônico possui um imenso potencial de utilização em produtos, serviços, mercados e tecnologia. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS Justificativa Não há consenso quanto às cifras movimentadas pelo comércio eletrônico, considerado entretanto, um mercado bilionário. Vários autores consideram que é meritório o desenvolvimento de novas pesquisas de cunho científico, relacionados à Internet. O comércio eletrônico pode proporcionar vantagens de custos, permitir a diferenciação de produtos e serviços, agregar conhecimento ao processo de venda e permitir estratégias tecnologicamente inovadoras. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Modelo Conceitual (Palmer, 1998) Parceiros Comerciais Usuários Finais Clientes Mercado B2B B2C Modelo de Comércio Eletrônico Fonte: Palmer, 1998 GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Modelo de Análise (Albertin, 2000) GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS Questão de Pesquisa Qual é o estágio em que se encontram as maiores empresas brasileiras, em relação à utilização da Internet como uma ferramenta de negócios? GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS Objetivo geral  Avaliar o estágio de utilização da Internet como ferramenta de negócios, por parte das empresas constantes na lista das 500 maiores empresas do Brasil. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Objetivos específicos  1.Verificar o estágio em que se encontra o comércio eletrônico B2B, um importante segmento de negócios para transações através da Internet. 2. Verificar quais os principais pontos em que as empresas têm concentrado esforços, em relação ao papel do comércio eletrônico em seu planejamento. 3.  Buscar estabelecer as melhores práticas adotadas em comércio eletrônico. 4. Verificar as perspectivas para o comércio eletrônico no Brasil. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS Método de pesquisa Estudo de natureza exploratória. Survey de corte transversal. População: 500 Maiores Empresas do Brasil (Exame, 2001) Características quali- e quantitativas. Questionários com perguntas abertas e fechadas. Já se possui versão preliminar do instrumento. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS Método de pesquisa Revisão de Literatura como atividade inicial. Definição da amostra e pré-teste (30 empresas). Eliminação de redundâncias e discrepâncias. Aplicação do instrumento de coleta de dados. Análise dos dados obtidos. Confecção do relatório. Apresentação da pesquisa. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Desenho da pesquisa GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018  Revisão da literatura Dimensões a serem analisadas  Definição da amostra 500 Maiores e Melhores  Instrumento de coleta de dados Versão inicial; Pré-teste; Versão final.  Definição da forma de aplicação  Análise e Tratamento dos Dados  Aplicação do Instrumento de coleta de dados  Estágio de uso da Internet por parte das 500 Maiores Empresas GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS Cronograma GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Contribuições Potenciais No ambiente empresarial Informação sobre as “melhores práticas” (best practices) levadas a cabo pelas maiores empresas do Brasil. Determinar casos em que a Internet não é fundamental ao escopo de negócios da empresa. No ambiente acadêmico: Enriquecimento do tema. Diagnóstico em deteminado momento do tempo, com correlação possível a futuras pesquisas. Novos estudos, estabelecidos em segmentos econômicos da lista. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Instrumento de Coleta de Dados GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Instrumento de Coleta de Dados GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Instrumento de Coleta de Dados GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Instrumento de Coleta de Dados GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Instrumento de Coleta de Dados GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Instrumento de Coleta de Dados GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Instrumento de Coleta de Dados GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

Instrumento de Coleta de Dados GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018