Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Novembro de  Através da linguagem gráfica expressar e registrar idéias e dados para construção de um objeto ou uma estrutura.
Advertisements

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
Check list para entrega de Projeto Arquitetônico
Cartografia 2.
Geometria Analítica Aula 1 – Ponto Prof. Zé Roque.
SISTEMA MONGEANO DE PROJEÇÕES
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias DESENHO TÉCNICO E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Conceitos Básicos.
Desenho técnico – Projeto elétrico
AULA – Base de desenho técnico Instrutor André Olivieri de Albuquerque FMA.
Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Projeção ortográfica As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
Cilindro. Em Matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira.
* Vitória Mila * Thamyres Souza  Círculo e circunferência são duas figuras geométricas muito parecidas, o que pode ocasionar dúvidas sobre as suas definições.
A Evolução da Comunicação Trabalho elaborado por: Jéssica Jubilado.
Estudos preliminares e projeto PROFESSOR: GEORGE NUNES SOARES.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Noções de geometria projetiva Desenho e construções  ’’ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi.
Desenho Técnico para Mecânica
Geometria Aula 3, ciclo 1.
ISOSTÁTICA Curso: Engenharia Civil Professor Vinícius A. Martins
Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Dyuli Tainá de oliveira
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Representando a Terra: Cartografia – a linguagem dos mapas
Desenho Mecânico I Projeção Ortogonal (1° e 3° Diedros)
Razão e Proporção Matemática Prof. Alisson Ferreira.
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Prof. Alisson Ferreira.
Desenho Mecânico I Sistema de Cotas
Computação Gráfica – Transformações Projetivas
Geometria – Construções geométricas elementares
Introdução ao desenho técnico
O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos
Geometria – Teorema de Pitágoras
Levantamento Topográfico Planimétrico
Colégio Maria Imaculada Disciplina de Matemática
Aula 01 Parâmetros de Projeto Prof.: Renato Marques “Uma imagem é algo intermediário entre uma idéia e um objeto." Samuel Taylor Coleridge ( )
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
Colégio Maria Imaculada
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
Representação do Relevo
Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de.
ÁLGEBRA LINEAR INDEPENDÊNCIA E DEPENDÊNCIA LINEAR (LI e LD)
Dimensões Fractais FEP 113 – Aula 3a Marcello M. Amaral.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Prof. Fernando Cardoso 10/03/15 Geometria Espacial Prof. Fernando Cardoso 1.
DESENHO. DESENHO TÉCNICO E DESENHO ARTÍSTICO O homem se comunica por vários meios. Os mais importantes são a fala, a escrita e o desenho. Se alguém quer.
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
Protocolo de observação
Mapa É uma representação do espaço geográfico, sendo assim um instrumento. em superfície plana e em escala reduzida de um espaço qualquer serve para se.
Ângulos Triângulos Aplica Aplica
Desenho CAD I Curso Técnico em Eletromecânica
AULA 01 - Conceitos Gerais sobre Projeto Arquitetônico.
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
1. - Normas técnicas de representação gráfica de levantamentos planialtimétricos; 2. - Elaboração de projetos técnicos de agrimensura com programas de.
19/11/2009. Trigonometria 2 O significado da palavra trigonometria, vem do grego e resulta da conjunção de três palavras: Tri – três Gonos – ângulo Metrein.
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
CONSTRUINDO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE ALGUMAS MEDIDAS
O que você deve saber sobre
Função de mais de uma variável
O que você deve saber sobre
GEOMETRIA DESCRITIVA A
GEOMETRIA DESCRITIVA A
A MAGIA DAS ESCALAS…. OBSERVA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES FIGURAS:  O que aconteceu à mesa?  Foi reduzida para caber nas imagens…  Do que precisavas para.
GEOMETRIA PLANA AULA I.
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DEFINIÇÃO: GREGO TOPOS = LUGAR GRAPHEN = DESCREVER “É a ciência que estuda a representação detalhada de uma superfície limitada.
Desenho Técnico Apresentação do curso Diedro Projeção no 1º diedro
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
Estruturas na Arquitetura IV Projeto – A1
Transcrição da apresentação:

Instrutor: Marlon Adriel

O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos que representavam fatos que os envolviam.

Na medida em que a civilização foi evoluindo com o avanço da escrita e os segmentos geométricos o desenho também foi ganhando características marcantes que até os dias atuais são usadas como base.

Conforme registros históricos, o primeiro desenho técnico foi utilizado em 1490, onde o desenhista Giuliano de Sangalo, utilizava plantas de elevação. Já no século XVII o matemático e desenhista Gaspar Monge, criou um sistema utilizado na engenharia militar utilizando a épura, esse sistema ficou conhecido como Geometria Descritiva (Geometria Mongeana).

Com a Revolução Industrial no século XIX, precisou-se fazer uma normatização para uma comunicação internacional entre os desenhistas e leitores.  Comissão Técnica TC 10  International Organization for Standardization (ISO)

Desenho Técnico, está mais para uma afinidade matemática (cálculos e medidas) do que um dom artístico para desenhar.

Para ter a capacidade para Ler e Interpretar um projeto arquitetônico da construção civil, tem que ter conhecimentos básicos dos componente de um Projeto Arquitetônico.

Conjunto de passos normativos, voltados para o planejamento formal de um edifício qualquer, regulamentado por um conjunto de normas técnicas e por um código de obras.

 Folhas e Margens  Tipos de linhas  Cotas  Sistema de representação

Existem vários tipos e tamanhos de folhas que podem ser utilizadas para confecção de uma planta arquitetônica. O tamanho da folha deve ser escolhido de acordo com o tamanho do projeto e da forma que deseja representá-lo. Isso fica a critério do desenhista.

A forma de traçar as linhas que compõe um projeto arquitetônico, são de suma importância para um bom entendimento da relação do que se representa com o que se ler. Existem vários tipos de linhas e cada uma delas tem a função de representar um determinado aspecto da obra a ser construída.

São as medidas atribuídas a todos os lados e distâncias, alturas, área, raios, circunferências, diâmetro de todas as partes que compõe o projeto.

É a relação de medidas feitas para ampliar ou diminuir o desenho em relação ao tamanho real da edificação desenhada.

Para melhor entendimento dos itens expostos anteriormente, deve-se ter um amplo conhecimento em: - Unidades de medidas -Conversões -Utilização de ferramentas adequadas

Dentre as ferramentas mais utilizadas estão: - Compasso - Escalímetro - Régua milimétrica - Grafites de espessuras diferentes. - Transferidor - Etc.

A projeção de um desenho pode ser representada de duas formas, no plano e no espaço. No plano é onde se representada na forma bidimensional, ou seja, em duas dimensões. No plano utilizamos o sistema do Plano Cartesiano, que é montado pelo cruzamento de dois eixo X e Y formando um ângulo de 90°. Esse sistema é mais utilizado para desenho de vistas e planta baixa e vistas ortogonais.

No espaço é onde representamos a na forma tridimensional- 3 D, a qual nos dar a capacidade de utilizar épura ( Técnica capaz de representar o volume de um sólido). Na representação tridimensional se utiliza o plano no espaço, este plano é formado com o cruzamento de três eixos sendo o X, Y e Z.

Existe vários tipos de desenhos para uma representação exata dos projetos de edificações desejado, dentre eles temos;  Planta de situação  Planta de localização  Planta baixa dos diversos pavimentos  Planta de corte longitudinal e transversal  Planta Estrutural  Planta Hidráulica  Planta de eletrificação  Fachadas  Desenho de detalhes

Com a necessidade da elaboração de desenhos com detalhes mais reais e medidas mais precisa foi desenvolvidos softwares que permitem essas ações, dentre eles o mais conhecido e mais usado é o AutoCad, criado no ano de 1982, más já com versões atuais.

Contudo nota-se que essa é uma ferramenta imprescindível para a modernização contínua, sendo assim destaca-se a suprema importância do Desenho Técnico em nosso cotidiano, pois nos permite aguçar e abusar de nossa criatividade para criação ou aperfeiçoamento de técnicas aplicadas.

Obrigado!!!