EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Modulo 4 Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Sistema Municipal de Ensino Competências da Secretaria e do Conselho
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
 A Educação Segregada (modelo clinico);  A Educação Especial (sistema paralelo de ensino) anos 70;  A inclusão (segunda metade da década de 90)  Educação.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
CURSO EFA/B2 1.  É cidadão quem pertence a um país :  Onde há leis que protegem as pessoas;  Onde as pessoas, além de direitos, têm deveres a cumprir;
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)
Porquê Reflexão sobre Género e Qualidade no Ensino Superior?
Direito da Infância e da Adolescência
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Devido ao aumento do tempo livre
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
O Projeto Político-Pedagógico da escola
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
EMRC E O ESTADO PORTUGUÊS
Formador, Contextos e Perfil
Plano Tecnológico.
Curso de fisioterapia pós graduação
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
DEMOCRACIA & SISTEMA PRESIDENCIALISTA
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan
A hegemonia jesuítica (1549 – 1759)
Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Pierre Bourdieu ( ).
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL PIB EM CARMO “ Elevar o Risco na tentativa de chamar a atenção das pessoas para a Fé em Cristo” “ Repensar como treinamos pessoas.
UNIVERSIDADE PAULISTA
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
Introdução Você quer viajar? Destino: Rio Grande do Sul
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Realizar Formação Continuada
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
TEMA 13: CONTEÚDO SOCIAL E FORMAS DE ESTADO
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar: Sociologia
ESTADO: FORMA ESPECÍFICA
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
AS CARACTERÍSTICAS E HABILIDADES QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM UM BOM PROFESSOR 28º Congresso do SINPEEM Outubro/2017 – SP Profª Isabel Parolin.
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Modulo 4 Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos

Objectivos da Sessão  Discutir a relação entre a Escola e a Sociedade;  Evidenciar os objectivos da Educação nos diferentes contextos históricos em Moçambique;  Debater a pertinência da ENF em contexto democrático  Analisar as dimensões características dos diferentes tipos de educação.

Plano da Aula 1.Conceito de Educação/Formação 2.Politicas de Educação em Moçambique Lei 3/83 do SNE Lei 6/62 do SNE 3. Emergencial da ENF em Moçambique

Educação 1.Conceito de Educação/Formação educação (do latim): educere e educare educere“ conduzir de fora”, “dirigir exteriormente”; educare : "sustentar", "alimentar", "criar".

Definições de educação  Tradicional

Segundo Durkheim, “(...) cada sociedade, considera num momento determinado do seu desenvolvimento, tem um sistema de educação que se impõe aos indivíduos como uma força geralmente irresistível.”

Percurso histórico da Educação em Moçambique  Educação Antes da Independência ( Diploma Legislativo nº 238, de 17 de maio de 1930)  Educação criada para justificar a colonização como missão civilizadora; Formar a consciência de cidadão português; Ensino discriminatório: (1) ensino indígena: tinha por fim elevar gradualmente o da vida selvagem à vida civilizada; (2) ensino primário elementar: tinha por fim dar à criança os instrumentos fundamentais de todo o saber e as bases de uma cultura geral, preparando-a para a vida social. (Mazula, 1995)

(1940) Concordata entre o Vaticano e o Governo Colonial Português (1941) Estatuto Missionário

 O Estado Português garante à Igreja Católica o livre exercício da sua autoridade na esfera da sua competência: evangelizar, fundar e dirigir escolas.  Finalidades: Difusão da fé católica e à civilização da população indígena (Garcia, 2001). A formação de mão de obra necessária e adequada às necessidades económicas da colónia”

Educação no período Pós-independência (Lei nº 4/83)  Princípios: Direito e dever de todos, Reforço do papel dirigente da classe operária e a aliança operário-camponesa; Instrumento principal da criação do Homem Novo liberto de todas a carga ideológica e política de formação colonial e dos valores negativos da formação tradicional

Características do SNE (Lei 4 /83)  Predominância do discurso politico/ ideológico com foco no Marxismo-leninismo;  Papel central do estado na planificação, direção e controlo da educação;  Objetivos: formação do Homem Novo, livre do obscurantismo e superstição e da mentalidade burguesa colonia;

Constituição:  O subsistema do Ensino Geral;  Subsistema de Educação de Adultos;  Subsistema de Ensino Técnico-profissional;  Subsistema de Formação de Professores ;  Subsistema de Ensino Superior.

Educação em democracia multipartidária A Lei nº 6/92 do SNE Princípios Gerais:  A educação é um direito e dever de todos os cidadãos;  Estado no quadro da Lei, permite a participação de outras entidades, incluindo comunitárias, cooperativas, empresariais e privadas no processo educativo;  Estado organiza e promove o ensino como parte integrante da ação educativa nos termos definidos pela Constituição da República;  O ensino público é laico.

Modalidades de ensino  Ensino o Pré-escolar,  Ensino Escolar e  Ensino extraescolar