 Transferência de conhecimento?  Ditar as normas sobre um tema?

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Transcrição da apresentação:

 Transferência de conhecimento?  Ditar as normas sobre um tema?

 Troca de conhecimento;  Não existe receita infalível – depende da interação docente/discente;  Facilitador;

 O fim da ação educativa é desenvolver, no indivíduo e no grupo, a capacidade de analisar criticamente a sua realidade e decidir ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações;

 A educação em saúde é um campo multifacetado, para o qual convergem diversas concepções:

 As mudanças no sentido de ter, manter e reivindicar por saúde ocorrem quando o indivíduo, os grupos populares e as equipes de saúde participam.

Objetivo:  Traçar estratégias por via da educação para contribuir com estabelecimento de hábitos saudáveis, assim como o esclarecimento dos principais riscos de saúde da população alvo.

Existem diversas abordagens utilizadas na educação em saúde:  Higiene;  Hábitos alimentares;  Dependência química;  Doenças bucais;

 O que é higiene? Conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas usando desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar a saúde.

 De origem grega (hygieiné) que significa hygeinos, ou seja o que é saudável.  É derivado da deusa grega da saúde, limpeza e sanitariedade – Hígia.

 Consiste na prática do uso constante de atos que causem benefícios aos seres humanos.  Em sentido mais amplo, compreende todos os hábitos e condutas que nos auxiliem a previnir doenças e a manter a saúde e o nosso bem-estar.

 É primordial para impedir a disseminação de diversas patologias:

Impedir a disseminação de doenças infecto-contagiosas - epidemias

 Pode ser influenciada por diversos fatores:

Cultura da população

Meio social

 Pessoal  Coletiva  Mental  ambiental

 Conjunto de hábitos de limpeza e asseio com que cuidamos do nosso corpo.  Influência na vida social  Hábitos diários

 Banho  Lavagem das mãos  Higiene bucal

 É o conjunto de normas de higiene implantadas pela sociedade de forma a direcioná-las a um conceito geral de higiene.  conjunto de normas para evitar nossas doenças e de outras pessoas também, para preservar a vida de todos.

 Consite na limpeza dos ambientes naturais pouco interferidos pelos homens, produtos abióticos e bióticos e natureza morta.  Limpeza dos protutos que interferem ou vão interferir na natureza.

 Assim como as outras partes do corpo, a cavidade bucal necessita de cuidados e limpeza diariamente para evitarmos infecções e doenças.  Hábitos: escovar os dentes, limpeza da lingua, uso de fio dental, etc.

 Conhecer o que é “normal”

 Lingua  Palato mole  Palato duro  Assoalho bucal  Gengiva  Bochechas  Elementos dentários  Lábios

 Cárie dentária é derivada da ação dos ácidos provenientes de bactérias que se nutrem de restos alimentares de nossa dieta.  Os ácidos bacterianos provocam desmineralização dos elementos dentários que destroem seus tecidos.

 A cárie dentária se não for estabilizada, pode progredir e atingir os tecidos mais profundos do elemento dentário, chegando na polpa.  Ao atingir a polpa, a mesma não tem meios suficientes para se defender da infecção, provocando a morte do dente.

 Esse quadro pode gerar em outras categorias de doenças como as doenças endodonticas.  São exemplos: Abcesso dento-alveolar, granuloma periapical, cistos, etc.

 São doenças que acometem o periodonto, que podem ter diversas origens  A falta de higienização pode causar acúmulo de placa bacteriana, cálculo, gengivites

 É originado de choques mecânicos.  Quando atingem a região dos elementos dentários podem causar sua avulsão e portanto devemos ter noção de higiene para preservá-los.

 Escovação  Uso de fio dental  Diminuição da freqüência de alimentos adocicados

 Fluorterapia  Tratamento restaurador  Tratamento endodôntico  Tratamento periodontal

 Palestras educativas  Mudanças de hábitos nocivos