SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Advertisements

PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
A Corrupção como Maior Ameaça aos Direitos Fundamentais CASO BRASIL
Luís Todo Bom 4ª Aula O Mercado de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Ameaças e Mudanças Climáticas Profa. Aline Regimes Ambientais Internacionais.
© 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 2 C A P Í T U L O Um Giro pelo Livro.
POPULAÇÃO REVISIONAL ENEM/2016 CIC – GEOGRAFIA. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL 33 habitantes por km² ÁREAS ECÚMENAS Facilitam.
Prof. Daniel Rodrigues Poit * * * Principais Índices.
Congresso das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da ECT
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
INDICADORES EDUCACIONAIS
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Sistema de avaliação de ensino
Juros: Taxa de Paridade e Gasto Com A Dívida Pública
Trabalho de Geografia sobre Ruanda
MIGRAÇÕES CIC/2017 GEOGRAFIA.
Países menos avançados
OQUE É? ESTRUTURA ETÁRIA: compreende a análise das faixas de idade em que a população pode ser dividida: Jovens: 0 – 14 anos Adultos: 15 – 64 anos Idosos:
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Contabilidade Social Aula 5.
O Terceiro Mundo Fernando Santos.
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
CAPITAL DE GIRO E ANÁLISE DAS DF´S
DESENVOLVIMENTO E TURISMO
Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016
Proposta de amostra Amostra: 50 regiões Todas as UFs representadas
EPIDEMIOLOGIA.
GEOGRAFIA DE MINAS GERAIS
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Contabilidade Nacional
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Dinâmica de populações
O que é região? Regionalização
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
PIB Problemas de um Indicador Básico
CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
Contabilidade Social Aula 5.
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
INFLAÇÃO: aumento contínuo e generalizado dos preços na economia
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
Josimar dos Reis de Souza Beatriz Ribeiro Soares
Planejando o Turismo no seu Município
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Os diferentes níveis de desenvolvimento
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Geografia – Professor Fernando
Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza
Variância e Desvio padrão
3.2 – Instrumentos de política macroeconômica
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
Prof. Dr. Fabrício Molica de Mendonça
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
Metodologia Científica e Tecnológica
Técnicas de análise da conjuntura
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Identificação de Oportunidades para Região e Desenvolvimento de Vocações Márcio Lago Couto FGV.
MACROECONOMIA.
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU As regionalizações do espaço mundial, procedentes de critérios utilizados pelo Banco Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) 3º Ano Ensino Médio Prof. Ronaldo - 2018

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano É um indicador idealizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU). Publicado pela primeira vez em 1990, foi criado nesse ano por Mahbub ul Haq e Amartya Sen, o índice é calculado anualmente e pode ser definido como uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. O conceito de desenvolvimento humano considera que apenas o crescimento econômico não é suficiente para medir o desenvolvimento de uma nação Para a composição desse indicador, são considerados três pilares básicos do desenvolvimento humano: Educação (o acesso ao conhecimento/nível de instrução): média de anos de educação de adultos e a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar; Saúde (uma vida longa e saudável): é medida pela esperança de vida ao nascer (expectativa de vida/nível de saúde); Renda (padrão de vida): Rendimento Nacional Bruto (RNB) ou (PIB) per capita.

A escala do IDH varia de 0 a 1, sendo mais desenvolvido quanto mais próximo de 1 estiver o país. Classificações do IDH: muito elevado, elevado, médio e baixo. p. 14 (mapa p.13) - Considerando o IDH como um critério de regionalização, identifique no mapa, quatro regiões e descreva-as. Elas são contíguas? Explique. O mapa revela a desigualdade socioeconômica entre os países

Produto Interno Bruto (PIB): expressão monetária referente à soma de todos os bens e serviços produzidos durante o ano nos limites territoriais de um país, independentemente da origem dos recursos utilizados. Rendimento Nacional Bruto (RNB) (antigo PNB),  corresponde ao valor que fica no país, que se obtém adicionando ao PIB os rendimentos primários recebidos do resto do mundo e subtraindo os pagos também ao resto do mundo. 

RNB considera as rendas enviadas e recebidas do exterior, enquanto o PIB, não. Renda per capita (por cabeça/pessoa): corresponde ao resultado da divisão da renda total pela população do país (estado/região/município, etc) Crescimento econômico é sinônimo de desenvolvimento? O desenvolvimento pode ser econômico ou social; ao crescer, uma economia pode ter parte da sua renda distribuída ou pode, simplesmente, ampliar as desigualdades sociais.

O IDH oferece um panorama mais abrangente do desenvolvimento humano do que o medido pelo PIB per capita? A renda per capita não exprime a realidade socioeconômica interna dos países, ou seja, ela não informa sobre a desigual distribuição interna da renda, tampouco sobre as condições socioeconômicas e o bem-estar humano nos países. O IDH também tem a particularidade de, ao avaliar a qualidade de vida da população, considerar critérios abrangentes dessa população, uma vez que leva em conta os aspectos econômicos e outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.

p.15 – Exercício 1 A) Com o apoio de um atlas geográfico escolar, identifique no mapa Produto Interno Bruto per capita, 2010 países da América do Sul e da África que apresentem a mesma faixa de PIB per capita que o Brasil. B) Pela análise do mapa Índice de Desenvolvimento Humano, 2010, esses países estão na mesma faixa de IDH que o Brasil? Comente. 2) O IDH oferece um panorama mais abrangente do desenvolvimento humano do que o medido pelo PIB per capita?

IDHAD – Índice de Desenvolvimento Humano ajustado à desigualdade O IDH é uma medida média das conquistas de desenvolvimento humano básico em um país. Como todas as médias, o IDH mascara a desigualdade na distribuição do desenvolvimento humano entre a população no nível de país. O IDH 2010 introduziu o IDH Ajustado à Desigualdade (IDHAD), que leva em consideração a desigualdade em todas as três dimensões do IDH “descontando” o valor médio de cada dimensão de acordo com seu nível de desigualdade. Com a introdução do IDHAD, o IDH tradicional pode ser visto como um índice de desenvolvimento humano “potencial” e o IDHAD como um índice do desenvolvimento humano “real”. A “perda” no desenvolvimento humano potencial devido à desigualdade é dada pela diferença entre o IDH e o IDHAD e pode ser expressa por um percentual. IDH-M – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal O IDH-M é um ajuste metodológico ao IDH Global, e foi publicado em 1998 (a partir dos dados do Censo de 1970, 1980, 1991) e em 2003 (a partir dos dados do Censo de 2000). Adequa a metodologia global ao contexto brasileiro.

Previsão 2015 /FMI Maiores economias do mundo

BRASIL 2015 PIB = 1,8 TRILHÃO DE DÓLARES   PIB = 1,8 TRILHÃO DE DÓLARES PIB PER CAPITA = PIB/total da população PIB PER CAPITA = 1,8 TRILHÃO DE DÓLARES (2015)/ 200,4 MILHÕES DE HAB. PIB PER CAPITA = 8.982 dólares/12 meses = 748,5 dólares PIB PER CAPITA EM REAL = 27.229,00 ANUAL 2.269,08 MENSAL O PIB PER CAPITA NÃO É UMA BOA MEDIDA PARA A DESIGUALDADE, POIS A RENDA GERADA NO PAÍS NÃO É DISTRIBUIDA DE MODO IGUALITÁRIO. No Brasil, há uma grande desigualdade na distribuição da renda.