O PENSAMENTO SOCIAL DE KARL MARX

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos de Karl Marx.
Advertisements

A Europa no Século XIX ( ): Liberalismo X Socialismo Capítulo : Introdução Prof. Alan.
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
Karl Marx ( ). HISTÓRIA E VIDA DE KARL MARX Karl Heinrich Marx, filosofo alemão, nasceu em 05 de Maio de Cursou Filosofia, Direito e História.
Ordem da Revolução Industrial Aula 3 Geografia Geral 1Profa. Juliana.
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
O materialismo histórico. Da expulsão da França em 1845 ao Manifesto Comunista de 1848  A amizade com Engels.  A Sagrada Família, A Ideologia Alemã;
As ideias de Marx em Por que 1848?  Formula sua concepção de história.  Pensamento já está consolidado (a partir de um processo de formação de.
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
Tema - A formação da sociedade produtora de mercadorias: o modo de produção especificamente capitalista. Texto base: O Capital CAPÍTULO I – A MERCADORIA.
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
O Antigo Socialismo “O homem não é uma ilha”
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER
O que é Capitalismo e Socialismo:
Instituto Federal de santa catarina Fundamentos de Economia Karl Marx
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
Karl Marx – Aula 2 O Capital.
MPPGAV Estado e Políticas Públicas ESTADO E MARXISMO.
Da crítica da economia ao materialismo histórico
Disciplina: Sociologia Jurídica
Os conceitos elementares do materialismo histórico-dialético
ECONOMIA A 10.º ano Elsa Silva Helena Mendes.
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
Principais características do modo de produção capitalista
Introdução à Sociologia
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Persistência e Mudança Social
As ideias de Marx em 1848.
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Moral e História Moral Significado Função Validade
Karl Marx e a História da Exploração
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
CAPÍTULO 8 PÁGINA 116 Trabalhadores, uni-vos. Um pouco de Karl Marx Em Relação a outros pensadores:  Simmel e Weber: A realidade compõe-se de uma variedade.
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
MARX – ÓPIO, IDEOLOGIA E ALIENAÇÃO Marx nunca estudou a fundo a religião, e esta só foi objeto de suas reflexões em virtude da religião fazer parte da.
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS Maria Lúcia Barroco.
Marx e a educação. Karl Marx ( ) ► Nasceu em Trier, Alemanha. ► Família de classe média. ► Formado em jornalismo.
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
O socialismo científico e seus desdobramentos
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
Estrutura Social Movimento Sem Terra Leste 1
Socialismo Utópico Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.
Socialismo utópico e Socialismo Científico
A organização da vida social na visão de Karl Marx
Marx – Alienação e Fetichismo
Marx – Materialismo Histórico e Dialético
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
Colégio Estadual Castelo Branco
Kaell Thamis Marlon Maurício Éder Carlos
Marx A Mais-Valia Sociologia.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Karl Marx (1818 – 1883).
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS “A HISTÓRIA NÃO SE APRENDE. APREENDE-SE”. Lucien Febvre.
FD-USP Introdução à Sociologia Alexandre Abdal Aula
Doutrinas Sociais no século XIX
Marx A Mais-Valia Sociologia.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: O PENSAMENTO DE karl marx
O materialismo histórico
Marx – Ideologia Sociologia.
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Introdução à Sociologia [Direito] Professora: Bruna Gisi
Transcrição da apresentação:

O PENSAMENTO SOCIAL DE KARL MARX 1818-1883

ASPECTOS BIOGRÁFICOS NASCEU NA CIDADE ALEMÃ DE TRIER, NO SEIO DE UMA FAMÍLIA JUDAICA RICA E CULTA. TEVE UMA PARCERIA IMPORTANTE COM FRIEDRICH ENGELS (1820-1895). ESCREVERAM JUNTOS O MANIFESTO COMUNISTA (1848) E A IDEOLOGIA ALEMÃ. MARX ESCREVEU: O CAPITAL; O 18 BRUMÁRIO DE LUÍS BONAPARTE; MANUSCRITOS ECONÔMICOS E FILOSÓFICOS, ENTRE OUTROS.

INTRODUÇÃO MARX E ENGELS FORMULAM SUAS IDÉIAS A PARTIR DA REALIDADE SOCIAL CONTRADITÓRIA POR ELES OBSERVADA: DE UM LADO, O AVANÇO TÉCNICO, O AUMENTO DO PODER HUMANO SOBRE A NATUREZA, O ENRIQUECIMENTO E O PROGRESSO; DO OUTRO LADO, CONTRADITORIAMENTE, A ESCRAVIZAÇÃO CRESCENTE DA CLASSE OPERÁRIA, CADA VEZ MAIS EMPOBRECIDA.

MATERIALISMO HISTÓRICO PARA MARX A ESTRUTURA DE UMA SOCIEDADE QUALQUER REFLETE A FORMA COMO OS HOMENS SE ORGANIZAM PARA A PRODUÇÃO DE BENS QUE ENGLOBA DOIS FATORES FUNDAMENTAIS: AS FORÇAS PRODUTIVAS E AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO QUE, JUNTAS, RECEBEM O NOME DE MODOS DE PRODUÇÃO.

FORÇAS PRODUTIVAS - É A COMBINAÇÃO E O USO DE DIVERSOS ELEMENTOS: RECURSOS NATURAIS, MÃO-DE-OBRA DISPONÍVEL, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS PRODUTIVAS. RELAÇÕES DE PRODUÇÃO: SÃO AS FORMAS PELAS QUAIS OS HOMENS SE ORGANIZAM PARA EXECUTAR A ATIVIDADE PRODUTIVA. OS MODOS DE PRODUÇÃO VARIARAM EM CADA ÉPOCA: COMUNISMO PRIMITIVO, MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO, MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA, FEUDALISMO, CAPITALISMO....

COMPREENDER O HOMEM PARA MARX NÃO PODEMOS COMPRENDER O HOMEM FORA DO MODO DE PRODUÇÃO NO QUAL ELE ESTÁ INSERIDO. POR ISSO AFIRMA QUE: “A ESSÊNCIA HUMANA É O CONJUNTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS” (MARX). ISSO SIGNIFICA QUE A FORMA COMO OS INDIVÍDUOS SE COMPORTAM, AGEM, SENTEM E PENSAM ESTÁ RELACIONADA COM O MODO DE PRODUÇÃO, ISTO É, A MANEIRA COMO OS HOMENS SE ORGANIZAM PARA TRABALHAR.

QUANDO MARX FALA DA PRODUÇÃO MATERIAL DA VIDA, ELE NÃO SE REFERE APENAS AO TRABALHO NECESSÁRIO À MANUTENÇÃO FÍSICA DOS INDIVÍDUOS. MAS, TAMBÉM, O FATO DE QUE, AO TRABALHAREM E PRODUZIREM TODAS ESSAS COISAS, OS SERES HUMANOS CONSTROEM A SI MESMOS COMO INDIVÍDUOS. “O MODO DE PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL CONDICIONA O PROCESSO GERAL DE VIDA SOCIAL E POLÍTICA” (MARX)

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COMPREENDE-SE AÍ A IMPORTÂNCIA QUE MARX DEU À ANÁLISE DO TRABALHO. ELE RECONHECE O TRABALHO COMO ATIVIDADE FUNDAMENTAL DO SER HUMANO E ANALISA OS FATORES QUE O TORNAM UMA ATIVIDADE MASSACRANTE E ALIENADA NO CAPITALISMO.

PARA MARX, A SUPOSTA LIBERDADE DO TRABALHADOR ASSALARIADO SE VÊ ABALADA QUANDO, SEM OUTRA OPÇÃO PARA SOBREVIVER, ELE É OBRIGADO A VENDER SUA FORÇA DE TRABALHO PARA QUEM TEM OS MEIOS DE EXPLORÁ-LA. O AUTOR DESTACA AS CONDIÇÕES DEGRADANTES A QUE OS TRABALHADORES TERIAM DE SE SUBMETER NO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, APONTANDO SEUS EFEITOS DANOSOS SOBRE OS INDIVÍDUOS.

CONCEITO DE MAIS-VALIA É O TRABALHO REALIZADO PELO TRABALHADOR DURANTE O ESFORÇO PARA PRODUZIR ALGO, SENDO QUE ESTE ESFORÇO NÃO LHE É RECOMPENSADO EM FORMA DE SALÁRIO, RETORNANDO PARA O PATRÃO EM FORMA DE MAIS-VALIA (OU LUCRO). PARA MARX, A FORÇA DE TRABALHO EXERCIDA PELO TRABALHADOR NA EXECUÇÃO DE SUA FUNÇÃO É UMA MERCADORIA, TAL QUAL O PRODUTO PRODUZIDO POR ELE.

PROCESSO DE ALIENAÇÃO O TRABALHADOR, NO CAPITALISMO, AO TRABALHAR NÃO DESFRUTA FINANCEIRAMENTE DOS BENEFÍCIOS DE SUA PRÓPRIA ATIVIDADE. A META É PRODUZIR PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES DO MERCADO E NÃO DO TRABALHADOR. FABRICAM-SE COISAS MARAVILHOSAS PARA UMA ELITE ECONÔMICA, ENQUANTO OS TRABALHADORES MORAM, MUITAS VEZES, EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS.

O TRABALHO ALIENADO É MARCADO PELO DESPRAZER, TORNANDO O TRABALHADOR UM SER BRUTO E EXPLORADO. O FRUTO DO TRABALHO NÃO PERTENCE AO TRABALHADOR, MAS, TAMBÉM, O TRABALHADOR AO SE TRANSFORMAR NUMA MERCADORIA NÃO PERTENCE A SI MESMO. ELE É UMA “COISA”

O HOMEM É UMA COISA PORQUE NÃO TEM MAIS AUTONOMIA PORQUE É DETERMINADO PELO VALORES ESTABELECIDOS PELO MERCADO: VIVER EM FUNÇÃO DO DINHEIRO, DA MODA, DO CARRO, DAS ROUPAS... SE ELE TIVER “SUCESSO” (DINHEIRO) SERÁ VALIOSO; SE NÃO, IMPRESTÁVEL. O HOMEM SERÁ AVALIADO PELO QUE TEM E NÃO POR AQUILO QUE É.

IDEOLOGIA NO SENTIDO CRÍTICO, A IDEOLOGIA É UMA VISÃO DISTORCIDA, É O MASCARAMENTO DA REALIDADE OPRESSORA, QUE FAZ COM QUE SEU CARÁTER NEGATIVO SEJA OCULTADO. É UMA FORMA DE DOMINAÇÃO. COMO EFEITO A IDEOLOGIA PRODUZ A ALIENAÇÃO.

A INCULCAÇÃO DA IDEOLOGIA DOMINANTE

CARACTERÍSTICAS DA IDEOLOGIA A) UMA INVERSÃO DA REALIDADE. B) UMA NATURALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. C) UMA FORMA DE DOMINAÇÃO DA CLASSE BURGUESA SOBRE A PROLETÁRIA. E) UMA REPRESENTAÇÃO DISTORCIDA DA REALIDADE.

“NO BRASIL TODOS TEM AS MESMAS OPORTUNIDADES”

LUTA DE CLASSES PARA MARX OS INTERESSES ENTRE AS CLASSES SOCIAIS (BURGUESIA E TRABALHADORES) SÃO INCONCILIÁVEIS: O CAPITALISTA QUER A MÁXIMA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DO OPERÁRIO PAGANDO BAIXOS SALÁRIOS E AUMENTANDO AS HORAS TRABALHADAS; POR OUTRO LADO O TRABALHADOR LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO EXIGINDO MELHORES SALÁRIOS E PARTICIPAÇÃO NO LUCRO.

“A HISTÓRIA DE TODAS AS SOCIEDADES QUE EXISTIRAM ATÉ NOSSOS DIAS TEM SIDO A HISTÓRIA DAS LUTAS DE CLASSES” (Manifesto do partido comunista). “A LUTA DE CLASSES É O MOTOR DA HISTÓRIA”. A LUTA DE CLASSES FAZ A HISTÓRIA SE MOVER. DE ACORDO COM MARX O CAPITALISMO CRIOU UMA CLASSE REVOLUCIONÁRIA (TRABALHADORES) QUE DEVE SE ORGANIZAR PARA FAZER A REVOLUÇÃO SOCIAL E TOMAR O PODER DAS MÃOS DOS CAPITALISTAS.

MARX CONSIDERA A FILOSOFIA TEÓRICA DA TRADIÇÃO COMO UMA SIMPLES FORMA DE IDEALISMO, DESVINCULADA DA REALIDADE SOCIAL CONCRETA E, POR ISSO, INÚTIL. DAÍ SUA FAMOSA AFIRMAÇÃO NA XI TESE SOBRE FEUERBACH: “OS FILÓSOFOS SE LIMITARAM A INTERPRETAR O MUNDO DE DIFERENTES MANEIRAS; O QUE IMPORTA É TRANSFORMÁ-LO”. A REFLEXÃO FILOSÓFICA TEÓRICA DEVE DAR LUGAR A UMA PRÁTICA REVOLUCIONÁRIA TRANSFORMADORA (PRÁXIS)

TAREFA DA FILOSOFIA CRÍTICA É DESMASCARAR A IDEOLOGIA, REVELAR O PROCESSO PELO QUAL SE PRODUZ, FAZENDO COM QUE PERCA SEUS EFEITOS, DESFAZENDO AS ILUSÕES QUE GERA. MAS, SE A FILOSOFIA NÃO LEVA EM CONTA AS ORIGENS MATERIAIS DA IDEOLOGIA NA RELAÇÃO DE DOMINAÇÃO EXISTENTE NA SOCIEDADE, A ANÁLISE FILOSÓFICA PASSA A SER INÓCUA, TORNANDO-SE ELA PRÓPRIA PARTE DA IDEOLOGIA.