ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É UM TEXTO?.
Advertisements

A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Aprender a ler não é tarefa simples, exige uma postura crítica e uma disciplina intelectual por parte d leitor.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir
TEXTO E DISCURSO - INTERTEXTO E INTERDISCURSO Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação.
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Variação Linguística Alunas : Amanda, Carla, Eliane e Noemi 2° ano.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Aula 5 CBD ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS. RESENHAS E RESUMOS. Prof. Rogério Mugnaini (adaptação do material do Prof.
1- Leia atentamente as instruções até o final. 2- Dê um abraço no colega do lado. 3- levante o braço o mais alto que puder. 4 – fique de pé. 5- Diga seu.
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Produção textual - Enem
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Unidade 2 Leitura e interpretação de textos
Texto, gênero e discurso
Leitura e Documentação
Laboratório de Produção Textual Laboratório de Produção Textual
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
Objetivo da disciplina
O aprendiz de investigador
Universidade Federal do Espírito Santo
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),
Modelo de Carta formal e informal com exemplos. Formal e Informal.
Prof. Ms. Luiz Felippe M. Ramos
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
P l a n o D e C u r s o 1º semestre de P l a n o D e C u r s o 1º semestre de 2017.
Redação Empresarial.
ENSINAR a APRENDER a LER,
GÊNERO ENTREVISTA.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Literatura em Quadrinhos Ler brincando. Informações: O grupo: Bianca Costa Claudia Guiomar F. Teixeira Sara Texto de: Patrícia Kátia da Costa Pina Capítulo.
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
Texto narrativo.
Escrita e interação KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Comunicação e expressão
Funções da Linguagem Profª Suzete
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Gestão do Capital Humano
Destaques do texto sobre entrevista social
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
O QUE É UM TEXTO?.
Concordância e variação linguística
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Currículos e Programas
Apreensão e compreensão de sentidos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
TEXTO E DISCURSO - INTERTEXTO E
O ensino de Língua Portuguesa com ênfase nos gêneros discursivos, leitura e produção textual Jeice Campregher Fabrício Brandão.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
Aspectos de coesão textual
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
Texto argumentativo: artigo de opinião
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Objeto de estudo e Problema de pesquisa
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
Comunicação e Expressão Profª Michelle Ranckel. Linguagem verbal e não verbal.
GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS: A PRODUÇÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS RESUMO Prof.Ms. Chico Arruda.
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL PROFª ROSAURA BAIÃO Aulas 3 e 4

Utilização e potencialidade linguísticas . Utilização e potencialidade linguísticas Como já refletimos sobre a questão da linguagem como característica do ser humano e sobre a língua ser a estrutura linguística de uma comunidade, passaremos a refletir sobre as maneiras de nos comunicarmos. A informalidade e a formalidade fazem parte de nossas vidas. Na informalidade, temos intimidade com as pessoas e com a situação e na formalidade é o contrário. Perceber esses aspectos antes de uma entrevista, de uma conversa, de uma palestra, é fundamental para haver adequação linguística.

Considere que para haver boa comunicação em situações da vida pessoal e profissional a linguagem adequada é fundamental. Sabemos que há muito preconceito em relação ao uso inadequado da linguagem e ela acaba se tornando um elemento determinante, assim, vale uma dica: pergunte-se sobre a situação em que se encontra e reflita sobre a adequação linguística que precisa ser feita. Assim como a modalidade falada, a escrita reflete outra forma de comunicação. O texto é o objeto desta modalidade, as informações precisam ser encadeadas para que o sentido seja refeito pelo outro.

Daí que entendemos que o texto precisa estar construído a partir do que faz sentido para o autor, almejando que o leitor, igualmente, possa reproduzir esse sentido. Neste ponto, a questão da coerência do que se está escrevendo para quem vai ler é importantíssima, porque focalizamos a escrita e a leitura como aspectos extremamente relevantes para a utilização da língua. Note a parceria e interdependência que há entre leitura e escrita - somos capazes de organizar o pensamento, a coerência sobre determinado assunto a partir do que lemos e para lermos precisamos de escrita que produza sentido.

Percebe o quanto a compreensão desta questão é importante para uma boa atuação linguística? Entender o que lê, analisar informações, tirar conclusões, formar opinião, reter conhecimento.... Esse processo, efetivado por meio da leitura, permite que tenhamos uma bagagem bem significativa para atuarmos em situações pessoais e profissionais, tanto na fala quanto na escrita. Logo, a linguagem é um “mecanismo” humano que nos torna cada vez mais humanos, a partir da constatação de que sempre podemos reorganizar nosso pensamento e nosso discurso e nos adaptar às situações.

Referências BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 9ª ed., Editora Hucitec, São Paulo, 1999.   CHACON, Lourenço. Ritmo da escrita - uma organização do heterogêneo da linguagem. Editora Martins Fontes, São Paulo, 1998. GOFFMAN, Erving. Ritual de interação. Ensaios sobre o comportamento face a face, Editora Vozes, Petrópolis, 2011.