PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 8

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Transcrição da apresentação:

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 8 Prof. MARCELO VASQUES mvasqueso@gmail.com

OBJETIVOS DA AULA Conhecer os processos em Cascata Tradicional e Com retroalimentação Entender as vantagens e limitações dos modelos Aplicar as fases do processo ao modelo.

CONTEXTO Anos: 70/80 Antes: Não era usado processo de desenvolvimento. Programadores baseavam-se nas próprias experiências. Não havia forma definida e estruturada Não haviam testes e os erros eram corrigidos após implantação.

2 fases: Implementação & Correção MODELOS INICIAIS Modelo Balburdia Base: experiência dos programadores 2 fases: Implementação & Correção

Modelo Codifica-remenda Erros descobertos com o uso MODELOS INICIAIS Modelo Codifica-remenda Erros descobertos com o uso Ajustes em caráter de urgência Insatisfação e pressão dos usuários Surge a idéia de necessidades após implantação, pois os sistemas tornavam-se maiores. Confiabilidade e qualidade começam a ser contestadas.

Ciclo de Vida do projeto MODELO CASCATA Ciclo de Vida do projeto Atividades ordenadas, com fluxo contínuo para auxiliar o acompanhamento do projeto. Atividades Fluxo de informações Relacionamento entre atividades 6

1º. Modelo em Engenharia de Software MODELO CASCATA 1º. Modelo em Engenharia de Software Linear  a atividade é concluída antes de iniciar a próxima. Sequencial e “para frente” 7

MODELO CASCATA 8

Útil: pequenos projetos MODELO CASCATA Útil: pequenos projetos Sem padronização e documentação Ganho na fase de planejamento. Problema: Durante o projeto, a fase de requisitos, está em constante evolução e mudança 9

MODELO CASCATA Características A questão: base para outros modelos. usado até hoje. A questão: Se o processo somente pode ser seguido após a finalização da etapa anterior, este nunca irá se encerrar 10

MODELO CASCATA Requisitos Análise Desenho Implementação Testes Manutenção Implantação 11

MODELO CASCATA Requisitos Análise Desenho Implementação Testes D O C U M E N T A Ç Ã O 12

MODELO CASCATA Vantagem Permite pontos de controle bem definidos  facilita gestão do projeto Requer documentação todas as fases. Em tese  só avança se cliente Valida fase atual  Participação do usuário (primeira tentativa de aproximar) Simples de implementar e gerir. 13

MODELO CASCATA - DESVANTAGENS Todos os requisitos devem ser descobertos no início -- > não prevê alteração Não é possível corrigir erros em fases já completas. Projeto raramente segue fluxo seqüencial  iterações (vários ciclos) são necessárias. Não prevê manutenção. Usuário só vê os resultados ao final(péssimo) Dificulta visão de reutilização. Se ocorrer atraso , todo processo é afetado; Só gestor tem visão do todo. 14

EXISTEM MUITAS VARIÁVEIS (FASES) AS PRINCIPAIS ATIVIDADES SÃO: MODELO CASCATA EXISTEM MUITAS VARIÁVEIS (FASES) AS PRINCIPAIS ATIVIDADES SÃO: estudo de viabilidade análise e especificação de requisitos design da arquitetura Design detalhado codificação e testes de unidades integração e teste do sistema Instalação, treinamento e entrega 15

CASCATA C/RETROALIMENTAÇÃO Variante “cascata tradicional” que permite a realimentação Modelo que permite a revisão de fases anteriores e a superposição entre as fases. Correções que surgirem durante outras fases do processo. Porem o custo dessa revisão pode ser alto, dependendo da fase atual e do quanto se precisa retroceder 16

CASCATA C/RETROALIMENTAÇÃO Requisitos Análise Desenho Implementação Testes Manutenção Implantação 17

CASCATA C/RETROALIMENTAÇÃO Vantagem Possibilita a correção de erros nas fase(s) anterior(es), durante o processo de desenvolvimento. Prevê manutenção 18

CASCATA C/RETROALIMENTAÇÃO Desvantagem Dependendo da quantidade de revisões e realimentações, o processo pode se tornar difícil de gerenciar. 19 19