PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 8 Prof. MARCELO VASQUES mvasqueso@gmail.com
OBJETIVOS DA AULA Conhecer os processos em Cascata Tradicional e Com retroalimentação Entender as vantagens e limitações dos modelos Aplicar as fases do processo ao modelo.
CONTEXTO Anos: 70/80 Antes: Não era usado processo de desenvolvimento. Programadores baseavam-se nas próprias experiências. Não havia forma definida e estruturada Não haviam testes e os erros eram corrigidos após implantação.
2 fases: Implementação & Correção MODELOS INICIAIS Modelo Balburdia Base: experiência dos programadores 2 fases: Implementação & Correção
Modelo Codifica-remenda Erros descobertos com o uso MODELOS INICIAIS Modelo Codifica-remenda Erros descobertos com o uso Ajustes em caráter de urgência Insatisfação e pressão dos usuários Surge a idéia de necessidades após implantação, pois os sistemas tornavam-se maiores. Confiabilidade e qualidade começam a ser contestadas.
Ciclo de Vida do projeto MODELO CASCATA Ciclo de Vida do projeto Atividades ordenadas, com fluxo contínuo para auxiliar o acompanhamento do projeto. Atividades Fluxo de informações Relacionamento entre atividades 6
1º. Modelo em Engenharia de Software MODELO CASCATA 1º. Modelo em Engenharia de Software Linear a atividade é concluída antes de iniciar a próxima. Sequencial e “para frente” 7
MODELO CASCATA 8
Útil: pequenos projetos MODELO CASCATA Útil: pequenos projetos Sem padronização e documentação Ganho na fase de planejamento. Problema: Durante o projeto, a fase de requisitos, está em constante evolução e mudança 9
MODELO CASCATA Características A questão: base para outros modelos. usado até hoje. A questão: Se o processo somente pode ser seguido após a finalização da etapa anterior, este nunca irá se encerrar 10
MODELO CASCATA Requisitos Análise Desenho Implementação Testes Manutenção Implantação 11
MODELO CASCATA Requisitos Análise Desenho Implementação Testes D O C U M E N T A Ç Ã O 12
MODELO CASCATA Vantagem Permite pontos de controle bem definidos facilita gestão do projeto Requer documentação todas as fases. Em tese só avança se cliente Valida fase atual Participação do usuário (primeira tentativa de aproximar) Simples de implementar e gerir. 13
MODELO CASCATA - DESVANTAGENS Todos os requisitos devem ser descobertos no início -- > não prevê alteração Não é possível corrigir erros em fases já completas. Projeto raramente segue fluxo seqüencial iterações (vários ciclos) são necessárias. Não prevê manutenção. Usuário só vê os resultados ao final(péssimo) Dificulta visão de reutilização. Se ocorrer atraso , todo processo é afetado; Só gestor tem visão do todo. 14
EXISTEM MUITAS VARIÁVEIS (FASES) AS PRINCIPAIS ATIVIDADES SÃO: MODELO CASCATA EXISTEM MUITAS VARIÁVEIS (FASES) AS PRINCIPAIS ATIVIDADES SÃO: estudo de viabilidade análise e especificação de requisitos design da arquitetura Design detalhado codificação e testes de unidades integração e teste do sistema Instalação, treinamento e entrega 15
CASCATA C/RETROALIMENTAÇÃO Variante “cascata tradicional” que permite a realimentação Modelo que permite a revisão de fases anteriores e a superposição entre as fases. Correções que surgirem durante outras fases do processo. Porem o custo dessa revisão pode ser alto, dependendo da fase atual e do quanto se precisa retroceder 16
CASCATA C/RETROALIMENTAÇÃO Requisitos Análise Desenho Implementação Testes Manutenção Implantação 17
CASCATA C/RETROALIMENTAÇÃO Vantagem Possibilita a correção de erros nas fase(s) anterior(es), durante o processo de desenvolvimento. Prevê manutenção 18
CASCATA C/RETROALIMENTAÇÃO Desvantagem Dependendo da quantidade de revisões e realimentações, o processo pode se tornar difícil de gerenciar. 19 19