Instrumentação de Sistemas - INS

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Transcrição da apresentação:

Instrumentação de Sistemas - INS Prof. Cesar da Costa 3ª Aula – Visita Técnica à uma empresa com foco em Automação Industrial

1. Introdução Visita Técnica à uma Empresa com Foco em Automação Industrial A partir dos conceitos de automação, mecanização e lógica estudados nas primeiras aulas, realizar visita técnica e entrevistas com técnicos da empresa, com o objetivo de colher dados úteis à elaboração de um painel sobre diferentes aspectos de automação industrial existentes na empresa.

Levantamento de questões orientadoras da observação e da entrevista 1. As questões a serem formuladas pelos jovens deverão estar inseridas nos conceitos vistos anteriormente, ou seja: diferenças entre mecanização e automação, a lógica da automação, variáveis analógicas e discretas. 2. Os jovens poderão escolher um equipamento e conversar com os técnicos mais experientes, para verificarem as atualizações que ele teve através dos tempos. 3. Poderão também observar e questionar a respeito de equipamentos modernos que existam no setor, investigar o tipo de tecnologia empregada, a época de aquisição pela empresa e as consequências em relação ao trabalho reduziu custo? mão de obra? matéria prima?

Levantamento de questões orientadoras da observação e da entrevista 4. Questionar a respeito dos dados de entrada, onde acontece o processamento, quais são os dados de saída. Identificar instrumentos analógicos e digitais, perceber as diferenças entre eles.. 5. Pesquisar se, no setor visitado, a automação é contínua, discreta ou batelada. 6. Se existirem no setor máquinas antigas, máquinas mecanizadas e automatizadas, observar e registrar as diferenças.

Levantamento de questões orientadoras da observação e da entrevista 7. Questionar funcionários quanto às vantagens e/ou desvantagens que as máquinas automatizadas trouxeram para suas vidas: o que eles precisavam fazer antes e não precisam mais fazer agora? O que precisaram aprender?

Entrevistas e registro Essa atividade poderá ser desenvolvida em parceria com outras disciplinas, tais como Comunicação e Relacionamento, e Higiene, Saúde e Segurança, onde os jovens são orientados a respeito da postura adequada no ambiente da empresa, da linguagem a ser utilizada durante as entrevistas e dos cuidados com a segurança. Caso não haja possibilidade de trabalho conjunto, o educador poderá remeter aos conhecimentos construídos naquelas disciplinas, orientando sobre a atitude de respeito e cordialidade com os funcionários que os receberão no ambiente industrial. Saliente os perigos e riscos a que estarão submetidos no ambiente fabril, recomende que andem somente nas vias de circulação de faixas amarelas, que não toquem em nada que não conheçam e que utilizem os EPIs necessários a sua segurança

Planejamento e organização de painel Após a visita técnica e entrevistas com técnicos da empresa, os jovens organizarão um painel sobre automação industrial, seus tipos, tecnologias usadas, bem como as consequências e impactos na vida profissional e particular. A partir dos dados coletados nas visitas e conversas com os técnicos da área, os jovens, em pequenos grupos, escolherão um processo, máquina ou equipamento diferente e descreverão sua lógica de funcionamento, isto é, os dados que entram no equipamento, os tipos de variáveis que ele manipula, o processamento e os dados de saída.

Planejamento e organização de painel Este esquema será montado na forma de um painel. O painel apresentará as seguintes informações: a) Processo de automação escolhido pelos jovens; b) Tecnologias usadas; c) Consequências e impactos na vida profissional e particular.

Apresentação de painel Nesta aula, os diferentes grupos apresentarão ao coletivo o painel confeccionado na aula anterior. Será um momento de avaliação da aprendizagem dos grupos a respeito dos conteúdos aprendidos nesse capítulo.

Apresentação de painel Processos automatizados na empresa Atividades: Combinar, previamente, a ordem e o tempo de apresentação dos grupos; Suscitar a discussão entre os grupos.