MÓDULO 6: Demais Produtos de Investimento (parte A)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aulas presenciais e online
Advertisements

Mercado de Ações.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 5.
UNIP ECONOMIA E FINANÇAS PARA ENGENHEIROS E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO AULA 2 – Conceitos de Demonstrativos - Balanços Patrimoniais. PROFESSOR LUIZ ROBERTO.
CAMPINAS. Entidades de Apoio “Temos recursos mas não encontramos bons Projetos para apoiar” Empresas e Empreendedores “Temos bons Projetos mas não conseguimos.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 7  CONTA E LANÇAMENTOS CONTÁBÉIS - ELEMENTOS, TEORIAS E TIPOS DE CONTAS + LANÇAMENTOS  Profª: Carlas C Ferreira.
Disciplina: Economia Internacional
Noções de Contabilidade
Captura de Estatísticas Bancárias do Sistema do Banco Central
Prof. Elisson de Andrade
PROF. ELISSON DE ANDRADE
Disciplina: Economia Internacional
Prof. Dr. Elisson de Andrade
Investimentos, CORRETORAS e tesouro direto
FUNDOS DE INVESTIMENTO
Administração financeira
Qual é o melhor regime para sua empresa?
MERCADO DE AÇÕES.
MERCADO FINANCEIRO MONETÁRIO E DE CAPITAIS
Os Balancetes como fonte das informações para a Escalada Empresarial.
Tesouro Direto Prof. Dr. Elisson de Andrade
A Empresa e o Mercado de Capitais Professor Newton C. A. da Costa Jr.
Demonstração de Fluxo de Caixa
Opções de Constituição
Contabilidade Empresarial
Disciplina: Economia Internacional
CAPITAL DE GIRO E ANÁLISE DAS DF´S
CONTABILIDADE 2. SEMESTRE 2016
Mercado de capitais AULA 3
Contabilidade Geral I Site:
Consolidação das Demonstrações Contábeis
Planejamento Tributário
Capital de Giro e análise das demonstrações financeiras
Planejamento Tributário
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
Contabilidade Geral I Site:
Relatório da Administração Período 01/09/17 até 29/09/17
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
Contabilidade Geral I Site:
Fundos Imobiliários Abril de 2015 [PÚBLICO].
Mercado Monetário Está associado a moeda (ou a dinheiro) e, consequentemente, à circulação dela em um país. Termo utilizado para expressar o conjunto de.
Uma Pergunta:. Uma Pergunta: Investimentos R P P S R$ Conselho Diretoria APROVA EXECUTA Servidores Legalmente Elegíveis Poderes Executivo Legislativo.
PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.
CDI – Títulos Privados Selic – Títulos Públicos
MÓDULO 6: Demais Produtos de Investimento (parte B)
A sociedade por ações: a-Pode ser simples ou empresária, dependendo de seu objeto social. B- Não é simples e tampouco empresária. Trata-se de um terceiro.
BALANÇO PATRIMONIAL.
MÓDULO 5: Fundos de Investimento Parte B - Prof.Guerra
CASO GERDAU A IMPORTÂNCIA DO MERCADO DE CAPITAIS NA VISÃO DAS EMPRESAS
GABARITO EXERCÍCIOS OBS: ALGUNS QUADROS NÃO POSSUEM PREENCHIMENTO;
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Disciplina: Economia Internacional
Mercado de Capitais – Parte 2 Prof. Alex da Silva Alves
ETFs, FII e Fundos de Investimentos
Risco do negócio 1 O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE)
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo Capítulo 12
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
IRPF 2018 DECLARAÇÃO BACEN
Análise de Investimentos e Demonstrativos
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Políticas Macroeconômicas: Monetária e Fiscal
Disciplina: Economia Internacional
PLANO FINANCEIRO Investimento total para o funcionamento da empresa;
1. Produtos e Serviços Bancários - Ano: Banca: CESGRANRIO - Órgão: Banco da Amazônia - Prova: Técnico Bancário Os rendimentos sobre depósitos de.
Exercícios sobre juros
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Introdução à disciplina
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Transcrição da apresentação:

MÓDULO 6: Demais Produtos de Investimento (parte A) CPA-10 MÓDULO 6: Demais Produtos de Investimento (parte A) Prof.Nelson Guerra www.CursoSolon.com.br

ESTRUTURA DA PROVA CPA-10 - 1-Sistema Financeiro Nacional (5 a 10%) 6-Demais Produtos de Investimento (15 a 25%) ATÉ DOZE QUESTÕES: Ações Títulos de crédito imobiliário CDB Debêntures Notas promissórias Títulos públicos Cadernetas de poupança Operações compromissadas 2-Ética e Regulamentação (10 a 15%) 3-Noções de Economia e Finanças (10 a 15%) 5-Fundos de Investimento (25 a 40%) 4-Princípios de Investimento (10 a 20%)

6.1 – AÇÕES Uma ação representa a menor “fração” do capital social de uma empresa sociedade anônima. Quem as adquire é chamado de acionista, tornando-se co-proprietário da Companhia. O tamanho da participação do acionista nas decisões da empresa depende de quantas ações a pessoa possui em seu nome (cada ação = um voto nas Assembleias). As ações são sempre nominativas, sendo proibidas suas emissões ao portador.

AÇÕES MERCADO PRIMÁRIO: MERCADO SECUNDÁRIO: É a colocação de novas emissões no mercado. A Companhia utiliza esse mercado para captar recursos necessários ao financiamento de suas atividades. MERCADO SECUNDÁRIO: Negociação de ativos, títulos e valores mobiliários em mercados organizados, onde investidores compram e vendem em busca de lucratividade e liquidez, transferindo, entre si, os títulos anteriormente adquiridos no mercado primário. Atenção: A liquidação financeira das compras e vendas de ações ocorre em D+3

$ AÇÕES BOLSA MERCADO PRIMÁRIO (venda direta ao investidor) I.P.O. Decide captar recursos via emissão de ações Companhia Emite ações (underwriting) para venda no Mercado Primário $ I.P.O. Compradores & Vendedores MERCADO PRIMÁRIO (venda direta ao investidor) BOLSA As ações agora passam a ser negociadas no Mercado Secundário I.P.O. = Oferta Pública Inicial (de ações).

AÇÕES

S.A. ABERTA & S.A. FECHADA ABERTAS: FECHADAS: Negociação em bolsas de Valores. Negociação no balcão das empresas, sem garantia da bolsa. Divisão do capital em muitos sócios (pulverização) Concentração do capital em poucos acionistas. Cumprimento de várias normas exigidas pelas bolsas de valores e CVM. Comentário: Quanto uma empresa abre seu capital, também está abrindo sua contabilidade para o mercado, devendo assim possuir uma gestão transparente publicando balanços periódicos, entre outras exigências impostas pela CVM.

TIPOS DE AÇÕES Todas as ações dão direito ao recebimento de dividendos, que é a parcela do lucro da Companhia aos acionistas. ORDINÁRIAS (ON): Garantem o direito a voto nas assembleias dos acionistas. PREFERENCIAIS (PN): Não dão direito a voto, mas dão prioridade no recebimento dos dividendos em relação às ordinárias. Recebe 10% a mais de dividendos. Se a companhia ficar três anos sem distribuir dividendos passa a ter direito a voto. Observação: Ao abrir seu capital, a Companhia deve ter no mínimo 50% de suas ações sendo do tipo ordinária.

FORMAS DAS AÇÕES Físicas - Cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista, cuja transferência é feita com a entrega da cautela e a averbação de termo, em livro próprio da sociedade emitente, identificando o novo acionista. Escriturais - Ações que não são representadas por cautelas ou certificados, funcionando como uma espécie de conta corrente, na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimentação física dos documentos. Obs.: Nos dias atuais, as companhias normalmente comercializam suas ações no formato escritural.

TERMOS UTILIZADOS – MERCADO DE AÇÕES Day trade Circuit breaker Blue chip Home Broker Mega Bolsa After Market IBovespa Combinação de operação de compra e venda realizadas por um investidor com o mesmo título em um mesmo dia. Exemplo: comprou de manhã e vendeu à tarde.

TERMOS UTILIZADOS – MERCADO DE AÇÕES Day trade Circuit breaker Blue chip Home Broker Mega Bolsa After Market IBovespa Sempre que acionado, interrompe as negociações. Na BM&FBovespa é acionado sempre que o índice Ibovespa atinge queda de 10% (30 minutos de paralisação) e persistindo a queda até 15% (uma hora de paralisação).

TERMOS UTILIZADOS – MERCADO DE AÇÕES Day trade Circuit breaker Blue chip Home Broker Mega Bolsa After Market IBovespa Em geral, são ações de empresas tradicionais e de grande porte, com grande liquidez e procura.

TERMOS UTILIZADOS – MERCADO DE AÇÕES Canal informatizado de relacionamento entre os investidores e as sociedades corretoras, tornando mais ágil e simples as negociações. Permite o envio de ordens de compra e ordens de venda pela internet. Possibilita o acesso às cotações, o acompanhamento de carteiras de ações e outros recursos. Day trade Circuit breaker Blue chip Home Broker Mega Bolsa After Market IBovespa

EXEMPLO DE HOME BROKER: 27/07/2012 COTAÇÕES

TERMOS UTILIZADOS – MERCADO DE AÇÕES Day trade Circuit breaker Blue chip Home Broker Mega Bolsa After Market IBovespa Sistema de negociação eletrônico da Bovespa. Engloba terminais remotos e visa ampliar a capacidade de registro de ofertas e realização de negócios em um ambiente tecnologicamente avançado.

TERMOS UTILIZADOS – MERCADO DE AÇÕES Permite a negociação de ações no período noturno, após o horário regular, de forma eletrônica. A Bovespa funciona das 10h às 17h, e o After Market das 17h às 18h15. Há limite de R$ 100 mil ao dia por investidor. As ordens de compra ou venda não poderão exceder à variação máxima positiva ou negativa de 2% em relação ao preço de fechamento do mercado diurno. Day trade Circuit breaker Blue chip Home Broker Mega Bolsa After Market IBovespa

TERMOS UTILIZADOS – MERCADO DE AÇÕES Day trade Circuit breaker Blue chip Home Broker Mega Bolsa After Market IBovespa O Índice Bovespa, criado em 1968, é o mais importante indicador de desempenho médio das cotações das ações negociadas na BM&Fbovespa. É formado por uma tabela que contempla as principais ações negociadas nos últimos meses. Periodicamente essa tabela é atualizada.

 DIREITOS E PROVENTOS DE UMA AÇÃO Ganhos de capital: Ocorre quando se compra ações por um determinado valor e se vende por um valor maior. Dividendos: Distribuição em dinheiro de parte do lucro aos acionistas (a legislação exige a distribuição mínima de 25% do lucro líquido). Bonificações: Distribuição de novas ações aos atuais acionistas, em razão de aumento de capital. Juros sobre Capital Próprio: Proventos pagos, sendo, porém, dedutíveis do lucro tributável da empresa. (continua) 

 DIREITOS E PROVENTOS DE UMA AÇÃO Subscrição: Direito aos acionistas de aquisição de ações por aumento de capital, com preço e prazos determinados, possibilitando o acionista manter a mesma participação percentual no capital total da Companhia. Agrupamento (Inplit): Utilizado para reduzir a quantidade de ações, aumentando o valor de cada uma (motivo: diminuir risco). Desdobramento (Split): Inverso do inplit, aumentando a quantidade de ações para reduzir o valor de cada uma (motivo: aumentar liquidez). Inplit e Split: Veja os gráficos nas próximas telas

 DESPESAS INCORRIDAS NA NEGOCIAÇÃO Corretagem: Custo pago à corretora responsável pela efetivação da negociação de compra ou venda. Emolumento: Custo cobrado pelas Bolsas por pregão em que tenham ocorrido negócios por ordem do investidor. Na Bovespa a taxa é de 0,035% do valor financeiro da operação (R$ 100 mil = R$ 35). Custódia: Uma espécie de tarifa de manutenção da conta (conta de custódia), cobrada por algumas corretoras.

 DESPESAS INCORRIDAS NA NEGOCIAÇÃO ACIONISTA

AÇÕES – TRIBUTAÇÃO (IOF e I.R.) ATENÇÃO: O lucro (ou prejuízo) somente se concretiza com o resgate (venda) dos títulos de investimento. Somente a partir daí é possível calcular e exigir o pagamento dos tributos devidos. IOF – Imposto sobre Operações Financeiras: Os investimentos em ações estão isentos desse imposto. Imposto de Renda: É isento para ações vendidas no valor de até R$ 20 mil por mês. Para os demais casos, a alíquota é de 15% (passa a 20% se a operação for de Day Trade) O pagamento é por DARF até o último dia útil do mês subsequente à venda. Isenções: templos religiosos, partidos políticos, fundações e sindicato de trabalhadores.

CLUBE DE INVESTIMENTO Condomínio de 3 a 50 pessoas físicas, sendo administrado por corretoras, distribuidoras e bancos de investimento (pode ter mais pessoas no caso de empregados de mesma empresa). A carteira exige o mínimo de 67% em ações, sendo o restante renda fixa e derivativos. Um único investidor pode deter no máximo 40% sobre o patrimônio do Clube. Sugestão: Veja revista em quadrinhos na área restrita do site do Curso Sólon.

SIMULADO – MÓDULO 6 QUESTÃO 01 Questão k415a - Resposta: a (Observe que neste caso o ganho veio do lucro da S.A.)

SIMULADO – MÓDULO 6 QUESTÃO 02 Questão g216h - Resposta: c

SIMULADO – MÓDULO 6 QUESTÃO 03 Questão s114j - Resposta: d

SIMULADO – MÓDULO 6 QUESTÃO 04 Questão e211i - Resposta: c

SIMULADO – MÓDULO 6 QUESTÃO 05 Questão a313a - Resposta: b

SIMULADO – MÓDULO 6 QUESTÃO 06 Questão l212l- Resposta: c

SIMULADO – MÓDULO 6 QUESTÃO 07 Questão v117k - Resposta: d

SIMULADO – MÓDULO 6 QUESTÃO 08 Questão o421p - Resposta: a

SIMULADO – MÓDULO 6 QUESTÃO 09 Questão z419h - Resposta: a (split aumenta a liquidez)

SIMULADO – MÓDULO 6 QUESTÃO 10 Questão k318n - Resposta: b

SIMULADO – MÓDULO 6 QUESTÃO 11 Questão x120s - Resposta: d