Cerimonial, Etiqueta & Protocolo: Definições Preliminares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relações públicas, Cerimonial e Etiqueta.
Advertisements

CONCEITO DE CERIMONIAL E PROTOCOLO PROTOCOLO : “ Conjunto das normas para conduzir atos oficiais sob as regras da diplomacia tais como a ordem geral de.
Cerimonial, Etiqueta & Protocolo: Definições Preliminares
Monitoria e Coordenação em Pesquisa Clínica Profa. Luciane R. Rua Monitoria e Coordenação em Pesquisa Clínica 1.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Infraestrutura em eventos de grande porte: gestão e operacionalização FELIPE CINTRA BRAGA IX ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO 29 DE JUNHO.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
II Seminário de Saúde do Trabalhador do SINDPREVS/SC Florianópolis/SC, junho de 2013 A saúde do servidor público: legislação, avanços e desafios.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
CERIMONIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Responsável em garantir o protocolo e o rito em uma Instituição Centenária;
Surgimento: - figura do Reitor como autoridade máxima Configuração: - vestes talares e símbolos de poder: têm o objetivo de destacar.
Programa de prevenção de acidentes com máquinas Cooperação técnica entre o Cerest e a Faculdade de Medicina de Botucatu.
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
Apresentação de relatórios técnico científicos
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
O que seria o símbolo? É o logo?
Teoria Geral do Estado Poder Constituinte: Conceito Características
CLASSIFICAÇÕES DE EVENTOS
Objetivo desta aula Aprender a elaborar duas correspondências oficiais: o ofício e o memorando.
Poder, dominação e política
Direito da Infância e da Adolescência
RE -CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA..
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
CONTABILIDADE PÚBLICA
Disciplina: Organização e Métodos
Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos (MERFI) - V Turma
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
Kit de ferramentas de Advocacy
CONTABILIDADE PÚBLICA
Prof. José Cláudio Carneiro Filho
Liderança Militar CMG (RM1) Erivaldo.
GESTÃO DE Eventos 7º ADM – UDC
GÊNERO ENTREVISTA.
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
MEMORANDO - SIPAC Coordenação Geral de Arquivos (CGArq):
Sistema Único de Saúde SUS
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Código de Ética – Regimento Interno Participantes:
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Preparação para Posto partilha de experiências
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
Instrumentos de Gestão Territorial
Trabalho de Conclusão de Curso I
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
em Educação em Direitos Humanos
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
IV Conferência Estadual
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS
Realizar Formação Continuada
Organização de Eventos
CIÊNCIA POLÍTICA AULA 10.
“ATENDER BEM O TURISTA” REESTRUTURAÇÃO DO TURISMO RECEPTIVO
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Zabalza, Miguel a. Os professores universitários.
HEPATITES VIRAIS PROJETO ESCOLA 2010: INCENTIVO À PREVENÇÃO E VACINAÇÃO CONTRA AS HEPATITES VIRAIS.
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
Diferentes programações. Excursões  Produto turístico que mais utiliza o serviço do guia de turismo (por serem mais complexas e mais fechados);  Serviços.
Atividade: Elaboração de um plano para implementação de Boas Práticas
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Transcrição da apresentação:

Cerimonial, Etiqueta & Protocolo: Definições Preliminares Cerimonial, Etiqueta e Protocolo são a essência de um evento, desde o mais simples ao mais complexo. Juntos, Cerimonial, Etiqueta e Protocolo regem as relações e a civilidade entre as pessoas nos âmbitos jurídico, militar, eclesiástico, diplomático, universitário, privado e em todas as instâncias do Poder Público. No Brasil, são basicamente condutas norteadas por leis municipais, estaduais e federais que resguardam características culturais sob normas internacionais; sem esquecer, contudo, que enquanto linguagem são passíveis de transformação e atualização.

Cerimonial, Etiqueta & Protocolo: Definições Preliminares Cerimonial: seqüência de procedimentos, ações, ao ritual estabelecido para um determinado evento e às formalidades pertinentes. Antes de tudo, cerimonial é uma “técnica”, uma “seqüência lógica”. Protocolo: conjunto de regras e leis que regem o Cerimonial, para regular a conduta dos participantes de um evento e garantir o tratamento correto a quem é de direito. Em resumo, enquanto o Cerimonial se preocupa com a seqüência dos procedimentos e ações em um evento, com o ritual, o Protocolo valida as regras e a condutas dos participantes do evento.

Cerimonial, Etiqueta & Protocolo: Definições Preliminares Etiqueta Social: representa o conjunto de normas, usos e costumes que governam as relações sociais e mantém, ou deveriam manter, a ordem e a harmonia na sociedade, tendo como objetivo final o bem estar e o bem viver para todos. “A Etiqueta é um fenômeno de cultura popular. Os ingredientes culturais da etiqueta são a cordialidade e a hospitalidade. Desses dois derivam os padrões e leis da etiqueta (...). A etiqueta é muito mais ampla que o Protocolo e o Cerimonial. (...) A etiqueta é cultura em todos os quadrantes, em todas as nações, em todos os níveis sociais e econômicos.” (Augusto Estellita Lins)

Cerimonial, Etiqueta & Protocolo: Decretos e Convenções Oficiais 1) Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, de 1815, que estabeleceu a estrutura da diplomacia moderna. 2) Decreto N.º 70.274, de 09 de março de 1972, que aprova as Normas do Cerimonial Público da República Federativa do Brasil e a Ordem Geral de Precedência, com alterações no Decreto n.º 80.186, de 19 de fevereiro de 1979. 3) Outras orientações fornecidas pelo Governo Federal para Cerimonial e Protocolo, envolvendo uniformes de funcionários, redação oficial e uso dos símbolos nacionais, entre outros. 4) Mecanismos de diferenciação que levam em conta sexo, idade, interesse, ordem alfabética ou cultura. 5) Normalmente, os padrões estabelecidos no âmbito nacional são absorvidos pelos estados e municípios e adaptados às circunstâncias locais.

Tipologia de Cerimonial Apesar das várias classificações existentes, a organização do Cerimonial no Brasil está dividida basicamente em dois grandes grupos: o Cerimonial Público e o Cerimonial Privado. O Cerimonial Público apresenta-se como Civil, Militar e Eclesiástico e engloba o Cerimonial da Presidência e o Itamaraty (MRE), além do Cerimonial dos Estados e Prefeituras. O Cerimonial Privado envolve as questões de cerimonial e protocolo de empresas e entidades, a partir das regras vigentes na sociedade e observadas nos serviços de relações públicas. Outras tipologias adicionais de cerimoniais públicos, conforme Rubens Ferrera Mello, em Dicionário de Direito Internacional Público, são: Cerimoniais de Corte, Diplomático e de Chancelaria, conforme a situação envolvida.

Cerimonial, Etiqueta & Protocolo: Funções Específicas (1) ALIMENTAÇÃO –o senso de bom tom à mesa, culinária, ordem dos pratos, composição de menus, adequação entre comidas e bebidas e regras de serviços; (2) VESTUÁRIO – o estilo e a qualidade das roupas, trajes de etiqueta, de gala e de cerimônia e o uso de símbolos e sinais distintivos; (3) COREOGRÁFICA – os papéis individuais de destaque e papéis de coletivo em eventos e ocasiões solenes; (4) LINGUAGEM – os códigos e expressões utilizadas pelas sociedades nos seus três campos básicos: o gestual, o fonético e o escrito; (5) LEGISLATIVA –a codificação das regras e preceitos em normas de Protocolo e Cerimonial, nos planos internos e externos; (6) GRATUITA –a frivolidade, o hedonismo e o caráter lúdico e festivo do Cerimonial, Etiqueta e Protocolo; e (7) PEDAGÓGICA – a transmissão de ensino e civilização, bem como para a manutenção de regras e ordens hierárquicas em vigor nas sociedades.

Atribuições de uma Equipe de Cerimonial de Eventos Planejamento e organização de projetos básicos de eventos. Determinação e adequação do local. Definição do programa da cerimônia. Organização do menu, no caso de recepções à mesa. Criação do roteiro da solenidade. Elaboração do guia e definição do mestre de cerimônia. Definição de cronogramas de atividades. Planejamento de marketing e promoção.

Atribuições de uma Equipe de Cerimonial de Eventos Definição da previsão orçamentária. (centros de custos, fonte dos recursos, resultados previstos) Elaboração da lista de convidados. Convite a palestrantes, autoridades e veículos de comunicação. Listagem de convidados e listagens de presença. Adequação de mala direta  e cadastro de participantes. Preparo e envio de convites e correspondências. Prospecção de patrocínios, apoios e parcerias. Contração dos serviços áudio-visuais e de alimentos & bebidas.

Atribuições de uma Equipe de Cerimonial de Eventos Produção de impressos. (folders, cartazes, cartões, convites e banners, dentre outros) Confirmação da presença das autoridades. Preparação do plano de mesa. Preparação do local (som, decoração, gravação, iluminação, equipamentos, fotografia e filmagem). Recepção dos convidados durante o evento. Coordenação e montagem de stands promocionais. Assessoria turística para os participantes de um dado evento e seus respectivos acompanhantes.

Atribuições de uma Equipe de Cerimonial de Eventos Assessoria e coordenação de serviços terceirizados. (fornecedores) Organização de festas e confraternizações relacionadas. Condução de solenidades em geral. Elaboração de textos, discursos e similares.para autoridades. Registro do evento, na forma de relatórios, gravações ou outras formas apropriadas.

Perfil do Cerimonialista Interesse e amor pela atividade. Responsabilidade. Visão holística. Cultura geral. Humildade. Domínio de línguas estrangeiras. Domínio intelectual. Pontualidade. Cuidado com a saúde, aparência e higiene pessoal. Atualização e contextualização. Bom senso. Discrição. Discernimento. Boa aparência. Auto-controle. Equilíbrio emocional. Iniciativa. Respeitabilidade. Raciocínio rápido.