Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos

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Transcrição da apresentação:

Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos O texto argumentativo Metas Curriculares 8.º e 9.º anos E8 e E9 – 17. Escrever textos argumentativos. 1. Escrever textos argumentativos com a tomada de uma posição; a apresentação de razões que a justifiquem, com argumentos que diminuam a força das ideias contrárias; e uma conclusão coerente. E8 e E9 – 19. Rever os textos escritos.

Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos O texto argumentativo Alguns objetivos:  convencer o recetor do texto de um determinado ponto de vista  contestar uma determinada posição  debater um determinado tema Estrutura:  introdução  desenvolvimento  conclusão Algumas características:  emprego dos verbos no presente do indicativo  uso de conectores Exemplos de textos argumentativos:  o texto publicitário  o debate  a crítica

Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos A redação do texto argumentativo – exemplificação Introdução a) Apresentação do tema [por exemplo, a utilização de tecnologia na sala de aula]. b) Posição assumida – a favor ou contra. A utilização de tecnologia na sala de aula é um tema que provoca alguma discussão.  A favor: Na minha opinião (Estou convencido de que / Acho que / A meu ver / Parece-me que / Considero que…), o uso de instrumentos como o computador ou o telemóvel pode ser positivo (apresenta vantagens / é benéfica).  Contra: Considero que (Estou convencido de que / Acho que / A meu ver / Parece-me que / Na minha opinião…) o uso de instrumentos como o computador ou o telemóvel é negativo (tem desvantagens / é prejudicial).

Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos Desenvolvimento c) Argumentos que apoiem a tua opinião (com exemplos, factos ou provas). Exemplo 1: A minha opinião baseia-se em duas (três, quatro…) razões fundamentais. Em primeiro lugar, porque…; em segundo lugar, pois… Exemplo 2: Existem duas (três, quatro…) razões fundamentais para defender (apoiar) esta posição: por um lado, dado que…; por outro, já que… Exemplo 3: Porque motivo defendo esta posição? Fundamen-talmente, por duas (três, quatro…) razões. Primeiro, porque…; depois, visto que… Conectores que organizam a informação Conectores que anunciam a causa/razão

Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos Desenvolvimento (continuação) d) Previsão de contra-argumentos e sua refutação. Exemplo 1: Contudo, os que defendem a posição oposta apresentam como principal argumento… Considero que este argumento não é válido, uma vez que… Exemplo 2: No entanto, também existem aspetos negativos, como, por exemplo,… Porém, penso que as vantagens são claramente superiores. Exemplo 3: Porém, há quem defenda uma perspetiva diferente (oposta), argumentando que… Este argumento baseia-se num raciocínio errado, pois… Contra-argumento Refutação do contra-argumento Conectores que introduzem os contra- -argumentos

Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos Conclusão e) Apresentação de uma conclusão baseada nas ideias defendidas. Exemplo 1: Em suma, tendo em consideração todos os argumentos apresentados, considero que… Exemplo 2: Em conclusão, este tema levanta muitas questões, mas parece-me que… Exemplo 3: Logo, considerando todas as razões enumeradas, defendo que… Exemplo 4: Portanto, após esta breve reflexão, reafirmo que… Conectores que introduzem a conclusão

Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos Atividade Planificação de um texto argumentativo 1. Planifica um texto argumentativo sobre o seguinte tema: Devem ser criados impostos para alimentos que contêm níveis elevados de açúcar? Define a tua posição – totalmente a favor/parcialmente a favor/contra – relativamente ao tema e apresenta duas razões que a justifiquem. Razões que a justificam a) b) Posição adotada

Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos Planificação de um texto argumentativo (proposta de resolução) Devem ser criados impostos para alimentos que contêm níveis elevados de açúcar? Razões que a justificam a) O excesso de açúcar no sangue provoca inúmeras doenças, como diabetes e obesidade. b) O aumento do preço desses alimentos diminuiria o consumo e, consequentemente, melhoraria a saúde dos cidadãos e reduziria os custos no tratamento deste tipo de doenças. Posição adotada Totalmente a favor

Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos Planificação de um texto argumentativo 2. Prevê dois contra-argumentos e a sua refutação, isto é, a sua contestação. Contra-argumentos Refutação dos contra-argumentos a) b) a) b)

Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos Planificação de um texto argumentativo (proposta de resolução) Contra-argumentos Refutação dos contra-argumentos a) Os cidadãos devem ter liberdade de escolher os produtos que querem consumir. b) A diminuição do consumo pode levar à extinção de postos de trabalho em empresas associadas à produção destes produtos. a) Os custos das más escolhas de alguns cidadãos não devem ser suportados pelo Estado. b) Se os cidadãos adotarem um modo de vida mais saudável, poderão ser criados empregos em áreas associadas ao desporto e ao lazer.

Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos Atividade Redação de um texto argumentativo 3. Redige, agora, um texto argumentativo sobre o tema proposto, tendo em consideração os argumentos, os contra-argumentos e a sua refutação.

Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos Redação de um texto argumentativo (proposta de resolução) Introdução Apresentação do tema A criação de impostos para alimentos que contêm níveis elevados de açúcar é um tema muito atual, que origina diferentes opiniões. Pessoalmente, sou a favor desta medida. Considero a criação deste imposto benéfica por duas razões: por um lado, devido ao seu impacto na saúde e bem-estar do cidadão, uma vez que o excesso de açúcar no sangue provoca inúmeras doenças, como diabetes e obesidade; por outro lado, devido a motivos económicos, uma vez que a diminuição do consumo destes produtos, melhoraria a saúde dos cidadãos e reduziria os custos no tratamento deste tipo de doenças. No entanto, alguns argumentam que os cidadãos devem poder escolher livremente os produtos que querem consumir. Dizem, ainda, que a criação destes impostos reduzirá postos de trabalho nas empresas que produzem estes produtos. Considero, porém, que estes argumentos não são válidos, pois os custos das más escolhas de alguns cidadãos não devem ser suportados pelo Estado e, embora seja possível a redução de postos de trabalho, estas medidas também poderão conduzir à criação de empregos em outros áreas como o desporto e o lazer. Em suma, tendo em conta os argumentos e contra-argumentos expostos, defendo que as vantagens da criação deste imposto se sobrepõem às suas desvantagens. Posição a defender Argumentos Desenvolvimento Contra- -argumentos Refutação Conclusão Reforço da posição assumida

Diálogos – Português, 3.º ciclo Atividade Avaliação de um texto argumentativo 4. Revê o teu texto com o auxílio da grelha apresentada. Texto argumentativo - autoavaliação Sim Não Expus o tema. Adotei uma posição – a favor ou contra. Indiquei argumentos que fundamentam a minha posição. Refutei contra-argumentos. Utilizei os conectores adequados. Separei com parágrafos cada uma das partes do texto – introdução, desenvolvimento e conclusão.