Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BC0101 AULA 6 (cont.) O PROBLEMA DA INDUÇÃO. PROBLEMA FILOSÓFICO DA INDUÇÃO PODE SER ASSIM FORMULADO: “QUAL É A JUSTIFICAÇÃO PARA A CRENÇA QUE O FUTURO.
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Profa. Therezinha Conde
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
Prof. Ms. José Edmar Lima Filho Metodologia da pesquisa.
Prof Carla Queiroz Curso: Psicologia.  – “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.”  – “Pesquisa científica.
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Introdução e Conceitos.
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
Trata-se da relevância, o motivo pelo qual tal pesquisa deve ser realizada. Aqui vai a escolha do tema, a delimitação feita e a relação que o pesquisador.
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
Método Científico – Parte I
EPISTEMOLOGIA MODERNA
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Didática das Ciências Experimentais
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
Apostila de Práticas Investigativas
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
PROBLEMATIZAÇÃO O IVV surge da:
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Pesquisa em Psicologia
METODOLOGIA DE PESQUISA
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Psicologia e psicologia do senso comum
Metodologia Científica
Metodologia Científica
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Realidade e Senso Comum
Treinamento e Desenvolvimento
Metodologia do Trabalho Científico
Título do trabalho IMAGEM IMAGEM Introdução Resultados
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Psicologia e psicologia do senso comum
Física 8° ano Professor Ricardo ( Jack)
CIÊNCIA E RELIGIÃO Prof. Alessandro Reina.
Apresentação do Plano de Projeto
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA
FENOMENOLOGIA.
Objetivo, Definições, Significado
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
Metodologia da Pesquisa
Contextualização: escola e alunos
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Metodologia de Pesquisa Iniciação à Pesquisa Científica
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
A evolução do Conhecimento
DELINEAMENTO DA PESQUISA
Prof. Elisson de Andrade
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
PROJETO DE PESQUISA.
Nome do Professor-Orientador
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior Disciplina: Metodologia da Pesquisa Vídeo Aula 1

CORRESPONDE AOS CONTEÚDOS ON LINE DAS AULAS 1 E 2. VÍDEO AULA 1 CORRESPONDE AOS CONTEÚDOS ON LINE DAS AULAS 1 E 2.

OBJETIVOS DA AULA Conhecer a construção dos aspectos formais da ciência Conhecer o percurso da metodologia científica Conhecer os diversos tipos de conhecimento e de pesquisa

METODOLOGIA - MÉTODO A palavra vem do grego methodos que significa “caminho para se chegar a um fim” (RAMPAZZO, 2013, p. 13) É necessário que se estabeleça um caminho, um lugar pelo qual vamos transitar, com indicações, marcações, estratégias enfim, tudo devidamente registrado para futuras consultas 

METODOLOGIA - MÉTODO Ao conhecer mobilizamos nossos sentidos, bem como nossas capacidades intelectuais, processando informações que nossos sentidos nos trazem As “sensações” são transformadas por nosso intelecto em ideias, reconstruindo as realidades com as quais lidamos e construindo outras tantas

SUJEITO E CONHECIMENTO Conhecer é um processo, ou seja, não se dá de forma pronta e arrumada O sujeito cognoscente - aquele que conhece - , faz uma apropriação do objeto que, nesse momento, passa a ser conhecido

NÍVEIS DE CONHECIMENTO A complexidade do real faz com que o sujeito cognoscente procure formas de organizar o conhecimento De forma mais comumente aceita, o conhecimento pode ser estruturado e organizado a partir da seguinte classificação: (A) o conhecimento do senso comum ou popular; (B) o conhecimento científico; (C) o conhecimento filosófico; (D) o conhecimento teológico

NÍVEIS DE CONHECIMENTO O conhecimento do senso comum ou popular Conhecimento construído no dia a dia, no lidar do cotidiano Também é conhecido como conhecimento empírico, pois são as experiências vivenciadas que vão consolidando os saberes construídos

NÍVEIS DE CONHECIMENTO O conhecimento científico Apresenta certas características específicas: regularidade – busca ser geral e generalizável; objetividade – utiliza registros sistematizados; rigor na investigação e na redação – a ciência, para ser generalizável, tem que se pautar por caminhos claros e precisos nas investigações; observação e experimentação – de forma controlada e rigorosa; utilização de instrumentos – de acordo com as especificidades de cada área de conhecimento

NÍVEIS DE CONHECIMENTO O conhecimento filosófico Nutre-se das perguntas e da constante interrogação sobre as coisas do mundo Por exemplo, o conhecimento filosófico quer saber: por que existe a ciência? A quem atende os achados e descobertas obtidos através dos métodos científicos?

NÍVEIS DE CONHECIMENTO O conhecimento teológico ou religioso Conhecimento baseado na fé, mesmo partindo de reflexões racionais e sistemáticas

O MÉTODO CIENTÍFICO Etapas

O MÉTODO CIENTÍFICO A escolha do método A escolha do método de investigação diz respeito ao tipo de pesquisa que pretendemos desenvolver. Muitas vezes, os resultados da pesquisa não são fidedignos porque os instrumentos escolhidos para investigar determinado problema não foram condizentes com o tema e assunto da pesquisa

PROCEDIMENTOS TÉCNICOS TIPOS DE PESQUISA NATUREZA FORMA DE ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS BÁSICA QUALITATIVA EXPLORATÓRIA BIBLIOGRÁFICA APLICADA QUANTITATIVA DESCRITIVA DOCUMENTAL EXPLICATIVA EXPERIMENTAL LEVANTAMENTO ESTUDO DE CASO PESQUISA-AÇÃO