FILOSOFIA POLÍTICA Professor Fábio Will.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Advertisements

Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Prof. Ricardo Lima Filosofia Platão a.C.  Ateniense, filho de família aristocrática.  discípulo de Sócrates, assistiu inconformado à morte do.
Aspectos Éticos do Atendimento Pré-Hospitalar de Urgência Prof. José Roberto Goldim novembro/2000.
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
2. Filosofia 1. Ciência 3. Religião ? É c i ê n c i a !.. É f i l o s o f i a ! Não é religião! mas... LUMEN Editora...sem ser uma religião, conduz essencialmente.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
DE PLATÃO A ARISTÓTELES ( a.C)( a.C) - PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. -
REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS
Pré-socráticos.
Professor Uilson Fernandes 1ª Série do Ensino Médio 10/11/16
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM AMOSTRAGENS NÃO PROBABILÍSTICAS
MARCO TÚLIO CÍCERO Sobre a Amizade (De Amicitia)
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DOS TRÊS REINOS 2ª Parte DO MUNDO DOS ESPÍRITOS
Introdução ao filosofar
Recuperação de Filosofia – 3º ano
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Platão a. C.
Apostila de Práticas Investigativas
HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
TEMA 10: FORMAS DE GOVERNO E DE ESTADO
DA LEI DIVINA OU NATURAL
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Racionalismo.
APOIO.
Problemas Filosóficos
Psicologia Raphaella Pizani.
Metodologia Científica
Ética na Grécia Clássica: Sócrates ( a.C.)
FILOSOFIA DO DIREITO.
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
EPICURO E A FUNDACAO do JARDIM
Thomas Hobbes ( ).
ÉTICA: Concepções Histórico Filosóficas
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
LIÇÃO 4 – A FAMÍLIA SOB ATAQUE
Seminários Integrados
D E U S.
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Curso Básico de Espiritismo
CIÊNCIA E RELIGIÃO Prof. Alessandro Reina.
Introdução ao filosofar antigo
SÓCRATES (PARTE 01) Fonte: Marilena Chauí, Introdução à história da filosofia Sócrates considerava-se o “parteiro das almas”: não era o pai das idéias,
Filosofia da Educação II
Ética e Estado. A Ética segundo: Aristóteles O Estado segundo:
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
Objetivo, Definições, Significado
Filosofia Módulos 1, 2 e 3: origens da Filosofia e primeiros filósofos
ROMA E GRÉCIA ANTIGA Civilizações Clássicas.
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
História da Psicologia
FILOSOFIA CLÁSSICA Professor Fábio Will.
Aristóteles c.384- c.322 a.C..
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
A filosofia moral de Kant
Cristo ministrava às necessidades das pessoas antes de convidá-las a segui-Lo.
Ligue o som e clique com o mouse Formatação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Uma nova Filosofia.
Aristóteles Ética & Política
INTRODUÇÃO A LÓGICA Prof. André Aparecido da Silva
Capítulo 12 Pensamentos clássico e helenístico
OS ARTESÃOS DO TABERNÁCULO
A essência do conhecimento
PROJETO DE PESQUISA.
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA POLÍTICA Professor Fábio Will

Platão 428-348 a. C

Ambiente Filosófico de Atenas no séc. V a. C O ambiente filosófico de Atenas no séc. V a. C estava, basicamente, dividido entre os Socráticos X Sofistas. *Dominavam a arte da oratória -a arte de bem falar, ensinavam-na em troca de pagamento. Usavam sofismas. *Tudo depende dos interesses do homem e da realidade social: regras morais, relacionamentos, posições políticas : verdade subjetiva. Sofistas *Valores relativos, inexistência de moral coletiva. Górgias, Hípias, Prótogoras. * Destruição do conhecimento segundo Sócrates.

Ambiente Filosófico de Atenas no séc. V a. C Sócrates (470-399 a.C), inspirador de Platão. Método Dialógico - ironia: colocar em contradição opiniões comuns. - maiêutica: fazer com que os conceitos aflorem ao espírito. Ensinava Filosofia para qualquer homem, independente de sua classe social. Conteúdo Moral: a busca pelo bem: a verdade existe e deve ser procurada-é a consciência do Divino – daemonium -voz divina dentro de cada homem que lhe ordena o que fazer e o que não fazer. Oposição aos sofistas. As virtudes se resumiriam no conhecimento e o vício na ignorância. Conhecer o Bem: condição necessária e suficiente para praticá-lo.

Ambiente Filosófico de Atenas no séc. V a. C A morte de Sócrates: inimigo do Estado e corruptor de jovens. A morte de Sócrates: inimigo do Estado e corruptor de jovens. Jacques Louis David

Platão e a Alma

Platão: Sociedade, Política e Arte Modelo da Sociedade Justa, onde cada um deveria desempenhar uma função social. Filósofos: mente do Estado. Deveriam possuir a virtude da sabedoria. Guerreiros : o peito, o coração da sociedade; encarregados da defesa; não teriam direitos políticos. Deveriam possuir a virtude da fortaleza Trabalhadores ou operários: encarregados da subsistência, não teriam nenhum direito político. Exercitariam a virtude da temperança.

Platão e o Mundo das Idéias- Idealismo o Conhecimento O conhecimento se dá através da anamnese- recordação do conhecido. Tipos de conhecimento: Episteme = Ciência Conhecimento da causa, isto é, a Ideia, refere-se ao inteligível Firmada pelo conhecimento da causa Refere-se ao mundo sensível; Mutável; quase sempre enganadora; conhecimento intermediário entre ciência e ignorância. Doxa = Opinião

Platão e o Mundo das Ideias - Idealismo o Conhecimento Dianóia : conhecimento matemático e geométrico. Episteme (inteligível) Noésis: Conhecimento das idéias, por hipóteses e captação pura. Simples Imaginação : sombras e imagens sensíveis das coisas. Doxa(sensível) Crença : coisas e objetos sensíveis

Platão: Sociedade, Política e Arte Constrói um modelo de sociedade Justa. Conceito de justiça para Platão: “a cada um faça o que lhe compete fazer” A justiça só existe exteriormente se existir antes interiormente na alma. O Estado deve ser governado por Filósofos, que seriam as pessoas mais prudentes e honestas para alcançar o bem da cidade.

Platão: Sociedade, Política e Arte Formas de Governo aceitáveis segundo a Filosofia Platônica. Monarquia Aristocracia Formas detestáveis: Democracia Distinta da tirania, governo do Rei-Filósofo. Distinta da Oligarquia, governo de Filósofos. Governo do Povo, neste caso a divisão do poder causaria dano ao exercício da virtude da prudência –excelência exclusiva dos Filósofos.

DE PLATÃO A ARISTÓTELES PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. POR ISSO LEMOS O “TEETETO”, POIS É UM TEXTO BASE, EM QUE ENCONTRA-MOS COMO CENTRO O PROBLEMA: “O QUE É CONHECIMENTO?”

OBJETIVOS DO “TEETETO” Refutar a tese de que conhecimento é sensação. Por isso é necessário enfrentar a tese de Protágoras que afirmava que “o homem é a medida de todas as coisas”. Após derrubá-la, Sócrates aprofunda na análise até chegar à conclusão de que o conhecimento quer atingir a essência e a verdade das coisas, envolve um raciocínio que vai além da sensação e da aparência.

ARISTÓTELES Aristóteles discorda de Platão e procura uma outra forma de definir o conhecimento. Antes de qualquer coisa, ele rejeita a proposta de que existem dois mundos, o sensível e o inteligível. Para ele podemos obter o conhecimento através de observações concretas, feitas no mundo real.

QUEM GOVERNA? COMO GOVERNA?