UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO COM PROFESSORES EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Advertisements

4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Orientação Importante:
Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Comportamento Humano nas Organizações
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Nome do Aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
METODOLOGIA DE PESQUISA
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
Relatório de Autoavaliação Institucional
Docência Online: Funções e Competências do Professor
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA ASTRONOMIA
Adriane Rodrigues, Degram Lopes e Fabiane Leal
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
SINAES ENADE.
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
Dra. Carla Patricia da Silva Souza Me. Carolina de Souza Walger
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Vera Lucia de Souza Alves Josiane Godoy Parra
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Comportamento do Consumidor
FORTALECENDO A COLABORAÇÃO NO ESTUDO EAD: UMA EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COLABORATIVO UTILIZANDO FERRAMENTAS GOOGLE Jessie Coutinho de Souza Tavares Juliana.
Título do trabalho IMAGEM IMAGEM Introdução Resultados
Gamificação da Khan Academy: Uma Proposta Mais Lúdica na Aprendizagem da Matemática A Experiência de um Projeto-Piloto no Ensino Básico em Portugal Renata.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
ENGENHARIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO FEEDBACK NO PROCESSO DE APRENDIZADO Esp. João Marcos Pardo Luiz Gustavo dos Santos.
PROJETOS E RELATÓRIOS PASSO A PASSO: ESTRUTURA E ETAPAS
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO VISUAL E ESCRITA NAS COMUNICAÇÕES REALIZADAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Leonardo Spaine Head de Tutoria UNICESUMAR.
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
O USO DE GRUPOS FECHADOS NO GOOGLE COMO DISCUSSÃO DE CASOS REAIS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM NOVOS AMBIENTES.
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA TUTORIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Formação Continuada à Distância e atuação profissional dos egressos: um estudo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Dissertação.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TAXONOMIA NANDA Anicésia Cecília Gotardi Ludovino; Leonardo Feriato Moreira; Silvia.
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Formação Continuada CTPs
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
A docência na educação superior
PROJETO DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO COM PROFESSORES EAD Carina de Oliveira, Felipe Siqueira, Antonio Felipe  Alessandro Marco Rosini, Orlando Roque da Silva FMU 18/11/2018

INTRODUÇÃO O último Censo EAD. BR de 2015 traduz a relevância da Educação à distância ou EAD no cenário da educação, contabilizando 5.048.912 alunos, sendo 1.108.021 em cursos regulamentados totalmente à distância e semipresenciais e 3.940.891 em cursos livres corporativos ou não corporativos. As estatísticas da pesquisa também apontam 29.380 tutores e 18.769 professores no período pesquisado, confirmando os números crescentes que revelam a tendência dos seus cursos em EAD. 18/11/2018

INTRODUÇÃO Nessa contextualização, verifica-se a percepção dos docentes mediadores para analisar a adoção de práticas de gestão do conhecimento por parte desses profissionais. Por meio de pesquisas como essa, é possível revelar necessidades de melhorias no ensino a distância agregando também valor social Dessa maneira, o objetivo desse estudo é verificar a percepção da gestão do conhecimento dos professores EAD dentro dos grupos de convívio, instituição e criação e compartilhamento de conhecimento 18/11/2018

REFERENCIAL Segundo Nonaka e Toyama (2008, p. 99) “O processo de criação do conhecimento é necessariamente, específico ao contexto em termos de tempo, espaço e relacionamento com outros. O conhecimento não pode ser criado no vácuo, e necessita de um lugar onde a informação receba significado através da interpretação para tornar-se conhecimento” Nonaka e Toyama (2008) conceituaram ba (lugar) como um contexto compartilhado em movimento, no qual o conhecimento é partilhado, criado e utilizado. Ba proporciona a energia, a qualidade e os locais para desempenhar as conversões individuais de conhecimento e percorrer a espiral de conhecimento - O ba é o tempo e o espaço onde o conhecimento surge, ou seja, a interação entre agentes e estruturas 18/11/2018

REFERENCIAL O ba pode ser estabelecido em um espaço físico como sala de reuniões, mas pode surgir também em indivíduos, grupos de trabalho, equipes de projeto, círculos informações, encontros temporários, espaços virtuais como grupo de e-mail, fórum virtual, grupo de estudo e contato com os alunos Associado ao ba, o contexto organizacional propicio para a gestão do conhecimento requer a presença das tecnologias de informação e comunicação, como e-mails, programas de mensagens instantâneas, fóruns, intranet que são elementos importantes no processo de criação do conhecimento 18/11/2018

REFERENCIAL Como afirmam Davenport e Prusak (1998, p. 196) “De modo geral, é a empresa que tem de tomar suas próprias decisões em relação a qual conhecimento é mais importante gerir, como motivas as pessoas a compartilhar e utilizar o conhecimento e o que fará um projeto ter sucesso em seu ambiente próprio e específico” 18/11/2018

Fonte: Mishra e Bhaskar (2011, p.347). REFERENCIAL 18/11/2018 Fonte: Mishra e Bhaskar (2011, p.347).

REFERENCIAL TEÓRICO Os construtos Ensino superior na modalidade à distância Criação de conhecimento por meio da aprendizagem organizacional Gestão do conhecimento de professores no ensino superior à distância 18/11/2018

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Pesquisa de natureza exploratória. Coleta de dados, realizado por meio de questionário estruturado e adaptado de Cuffa e Nogueira (2012). Foram obtidas 40 respostas. O questionário é baseado na escala Likert de 10 pontos, O questionário foi disponibilizado online via Google Forms  O questionário apresenta 3 categorias: Instituição, Convívio e Criação e Compartilhamento de Conhecimento. Foram usadas técnicas estatísticas descritivas e de frequência para análise das variáveis por grupos e individualmente. 18/11/2018

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Instituição 50% dos respondentes consideram que as respectivas instituições possuem infraestrutura adequada e que a instituição possui acervo bibliográfico suficiente 5% dos respondentes concordam totalmente que as instituições promovem encontros e eventos que estimulam a gestão do conhecimento 7,5% concordam totalmente que a instituição tem estímulos financeiros para a realização de pesquisa cientifica 18/11/2018

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Convívio Todas as variáveis apresentaram média em torno de 8, de 10 da escala, e desvio padrão de 1,2, tendo resultado homogêneo Todas as variáveis apresentaram mais de 70% de concordância na percepção da amostra 18/11/2018

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Criação e Compartilhamento de Conhecimento, O uso de ferramentas colaborativas no ambiente virtual tem 65% dos respondentes em concordância 85% concordam que os discentes são estimulados quanto a busca de conhecimentos 75% fazem uso de ferramentas de metodologias ativas no ambiente virtual Contudo 22,5% dos docentes discordam que há conscientização dos próprios docentes quanto a importância da pesquisa cientifica A pesquisa evidencia que 60% da amostra tem de 1 a 3 anos de atuação como docentes EaD 18/11/2018

CONSIDERAÇÃO FINAIS A prática do ensino superior na modalidade à distância por meio das tecnologias é um exemplo de ba A instituição de ensino pode ser vista como uma configuração orgânica de vários ba O ensino superior na modalidade à distância permite uma observação das interações necessárias para a criação do conhecimento, sem estar restrito à estrutura organizacional Pode-se também ampliar esta visão para administração, coordenação pedagógica, financeiro, estrutura de apoio físico ou polos de apoio, geração de conteúdos e tecnologia 18/11/2018

CONSIDERAÇÃO FINAIS A instituição de ensino superior deve considerar também o gerenciamento do conhecimento interno para cumprir sua função social efetivamente A presente pesquisa apresentou algumas limitações decorrentes a coleta de dados Todavia, essa pesquisa abre um caminho para a realização de novas investigações e para a observação ampla das práticas contemporâneas de ensino e gestão do conhecimento 18/11/2018

OBRIGADO alessandro.rossini@yahoo.com 18/11/2018