ECONOMIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA.
Advertisements

CIÊNCIA POLÍTICA Sociedade e Estado. SOCIEDADE: - Grupo de pessoa interdependentes - Grupo de pessoa interdependentes - Comunidade organizada - Comunidade.
Administração de marketingCapítulo 6 — Análise dos mercados consumidores Copyright © 2006 by Pearson Education 6-1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Turma: Administração.
Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
MACROECONOMIA AULA 1. INTRODUÇÃO CONCEITOS Economia -> grego OIKOS (casa); nomos (normas, lei). “Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio.
Componente Afetivo e Situacional no Comportamento Alimentar
1 TRÂNSITO 21 - MATERIAIS DIDÁTICOS - (62 ) MEIO AMBIENTE PARTE 1 INTRODUÇÃO.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
CONCEITOS E HISTÓRICO Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Prof. D. Sc. Wendel Sandro de Paula Andrade.
SUSTENTABILIDADE O PLANETA EM NOSSAS MÃOS. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades.
3 Interdependência e Ganhos de Troca. Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Disciplina: Economia Internacional
na Assembleia da República Comissão de Segurança Social e Trabalho
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR e PESQUISA DE MARKETING Aula 9
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
O valor da Informação nas Organizações
Desenvolvimento sustentável
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
Tópico 2: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso.
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Definições de Economia
Urbanismo e Eficiência Nos Transportes
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
ECONOMIA A 10.º ano Elsa Silva Helena Mendes.
Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
1. Introdução as FP Conceitos Finanças Instrumentos financeiros
Tópico 3a: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso.
Princípios da Administração Teoria Geral da Administração
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
O Problema do Valor Econômico
Oferta de Trabalho Aula 1
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
Comportamento Organizacional:
O QUE É ECONOMIA? É O ESTUDO DAS ESCOLHAS FEITAS POR PESSOAS, EMPRESAS OU GOVERNO, QUANDO EXISTE ESCASSEZ DE RECURSOS DISPONÍVEIS.
Economia – o que é?.
Professora: Marília Lígia Ferreira
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
A importância da SST nas Organizações
Introdução à Logística: Conceito e evolução
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Atividades econômicas do primeiro setor
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
Armazenagem e Manuseio de Materiais
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
A empresa e a firma Firma: unidade de produção que atua racionalmente, procurando otimizar seus resultados relativos a produção e lucro. Fator de produção:
Produção e Custos Prof. Fabio Lemes Parte 05.
Engajando pessoas pelo alinhamento de propósitos
AGÊNCIAS DE TURISMO.
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
O CONCEITO DE TRABALHO Prof. Francisco E. B
CUSTOS LOGÍSTICOS.
Disciplina: Economia Internacional
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Conceitos importantes para o estudo da História
Macroeconomia Seção 2.3: Contabilidade nacional e teoria Keynesiana
Contabilidade de Custos
DEMANDA.
OFERTA.
Transcrição da apresentação:

ECONOMIA

O CONCEITO DE ECONOMIA é uma ciência social e seu objetivo de estudo é a sociedade N. Gregory Mankim é o estudo da humanidade em sua vida rotineira Alfred Marshall

O CONCEITO DE ECONOMIA A ciência que estuda o emprego de recursos escassos, entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, seja na produção de bens, ou na prestação de serviços. Nali de Jesus de Souza

As decisões de escolha são tomadas em todos os níveis da sociedade. ESCASSEZ DE RECURSOS Seu tempo, como todas pessoas da vida moderna, é limitado; Recursos financeiros; Uma cidade tem uma quantidade limitada de terrenos; As decisões de escolha são tomadas em todos os níveis da sociedade.

FATORES DE PRODUÇÃO Os recursos produtivos ou FATORES DE PRODUÇÃO são limitados O trabalho (mão-de-obra) – é o esforço humano físico e mental – usado para produzir bens e serviços; Os recursos naturais (matéria prima)– terra, água, depósito de minerais, reservas de petroleo e gás; O capital físico máquinas, edificações e equipamentos;

MAPA GEOPOLÍTICO FATORES DE PRODUÇÃO

OBJETIVO O OBJETIVO DO ESTUDO DA CIÊNCIA ECONÔMICA É ANALISAR OS PROBLEMAS ECONÔMICOS E FORMULAR SOLUÇÕES PARA RESOVÊ-LOS, DE FORMA A MELHORAR NOSSA QUALIDADE DE VIDA.

OBJETO DE ESTUDO Problema de ESCASSEZ Recursos limitados x Necessidades humanas ilimitadas. Questão Central do estudo da Economia Alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas necessidades da população.

ESCASSEZ O desejo de adquirir uma quantidade de bens e serviços MAIOR que a disponibilidade. Um problema de ESCASSEZ recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas. ESCASSEZ RELATIVA – os bens e serviços são escassos em relação ao desejo dos indivíduos.

ESCASSEZ (escolha) As pessoas necessitam alimentar-se, vestir-se, receber educação etc. EXISTE OS RECURSOS, MAS A RENDA É INSUFICIENTE NA HORA DE CONSEGUIR TODOS OS BENS E SERVIÇOS DESEJADOS PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES.

TIPOS DE NECESSIDADES NECESSIDADES VITAIS OU PRIMÁRIAS Desta depende a conservação da vida. Ex.: Os alimentos, vestuário e moradia.

TIPOS DE NECESSIDADES NECESSIDADES CIVILIZADAS OU SECUNDÁRIAS: São as que tendem a aumentar o bem-estar do individuo e variam no tempo, segundo o meio cultural, econômico e social em que se desenvolvem os indivíduos. Exemplo: o turismo

TIPOS DE NECESSIDADES NECESSIDADES DO INDIVÍDUO: Natural – comer; Social – decorrente da vida social. Exemplo: Casamento.

NECESSIDADES DA SOCIEDADE TIPOS DE NECESSIDADES NECESSIDADES DA SOCIEDADE COLETIVAS – partem do indivíduo e passam a ser da sociedade. Exemplo: Transporte. PÚBLICAS – surgem da mesma sociedade. Exemplo: A ordem pública.