Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas/UNASUS Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Trabalho de Conclusão de Curso
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
MINISTÉRIO DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNASUS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Caroline Hallal Reydams
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especialização em Saúde da Família
Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM pertencentes à área de abrangência da UBS Nimio Insfran Martinez, Rio Branco/AC   Especializanda:Cibele.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção aos usuários.
Irasema Pérez Casanova Orientadora: Marcinia Moreno Bueno
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8       Melhoria da Atenção.
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora: Fabiana Barros Marinho Maia
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhora da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon MELHORIA NA ATENÇÃO A SAÚDE DE USUÁRIOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL E/OU DIABETES MELLITUS NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMILIA VISTA VERDE, NATAL, RN Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon Orientadora: Edvanda Trindade Sacramento Gomes

Introdução O programa HiperDia foi desenvolvido com os objetivos principais de permitir o monitoramento dos usuários atendidos e cadastrados na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS). Este projeto se constituiu como uma ação que teve como objetivo melhorar a atenção aos usuários portadores de hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus da unidade de saúde da família Vista Verde em Natal/RN.

O munícipio de Natal e a rede de saúde Capital do Rio Grande do Norte População estimada pelo IBGE em 2013 de 853 929 habitantes Rede municipal de saúde é subdividida em cinco distritos sanitários (norte I e II, leste, oeste e sul), com população adstrita de 817.590 habitantes. Apenas 33,34% (272.550) da população tem Estratégia de Saúde da Família (ESF) responsável por suas demandas de saúde

1 Centro de controle de zoonoses 1 Centro de referência à saúde do trabalhador 2 maternidades 1 Hospital geral 4 Policlínicas 2 Unidades de Pronto- Atendimento (UPA), Pajuçara e Cidade da Esperança, 1 Pronto Socorro Infantil 1 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 25 UBS e 35 USF 3 Unidades Mistas 1 Posto de saúde 2 NASF´s 3 Centros Odontológicos Especializados (CEO), sendo um infantil; 5 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 1 residência terapêutica e 1 ambulatório de saúde mental; 1 Centro de referência à saúde do idoso

A USF Vista Verde Bairro Pajuçara Distrito Norte I População adscrita: 13865 usuários Aloca 4 equipes de ESF População adscrita equipe 78 (amarela): 3796 usuários

Hiperdia antes da intervenção Resumia-se a simples “renovação de receitas” Projetos isolados de promoção à saúde, como grupo de caminhadas Ausência de: - Registro e seguimento clínico adequado - Rotina de rastreios de complicações secundárias - Estratificação de risco

Objetivo geral Melhorar a atenção à saúde de portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na Unidade de Saúde da Família Vista Verde – Natal/RN.

Metodologia Ações nos quatro eixos pedagógicos do curso: organização e gestão do serviço, engajamento público, qualificação da prática clínica e monitoramento e avaliação, tais como: Capacitação da equipe e atualização profissional Organização do processo de trabalho Registro de usuários Estratificação de risco Rastreio de complicações secundárias Práticas coletivas de promoção à saúde

Objetivos , metas e resultados

Objetivo 1. Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta 1.1: Cadastrar 58 % dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Meta 1.2: Cadastrar 58 % dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.1. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Meta 2.2. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos.

Meta 2.3. Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 2.4. Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo

Meta 2.5. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.6. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Meta 2.7. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Meta 2.8. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos.

Objetivo 3. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Meta 3.1. Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2. Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.

Objetivo 4. Melhorar o registro das informações Meta 4.1. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 4.2. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Objetivo 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Meta 5.1. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 5.2. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Objetivo 6. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.1. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.2. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos.

Meta 6.3. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.4. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes diabéticos.

Meta 6.5. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.6. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes diabéticos.

Meta 6.7. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.8. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos.

Resultados Metas de cobertura: mais de 45% no programa de hipertensão e mais de 90% do programa de diabetes. Metas qualitativas: 100% dos usuários ficaram com exame clínico em dia de acordo com o protocolo mais de 70% tiveram exames complementares atualizados mais de 90% receberam a prescrição de medicamentos da farmácia popular. Quanto a promoção à saúde 100% dos participantes receberam orientações quanto a atividade física, alimentação adequada e quanto aos riscos de tabagismo, além de outros objetivos conquistados que envolvem a estratificação de risco cardiovascular e registro adequado na ficha de acompanhamento.

Discussão A intervenção provocou várias mudanças... Equipe : atualização e capacitação dos profissionais e melhorias no processo de trabalho. Serviço : organização do Hiperdia, até então sem registros adequados, planejamento de ações e avaliação de indicadores. Comunidade : um “novo Hiperdia” por meio de ações coletivas de promoção à saúde, consultas regulares, estratificação de risco, rastreio de complicações e acompanhamento diferenciado. As ações da intervenção foram incorporadas a rotina da equipe 78 e pretendemos que as demais equipes de ESF da USF Vista Verde também as desenvolvessem para melhoria e qualificação d serviço.

Reflexão critica Refletindo sobre as vivências deste ano posso afirmar que este trabalho foi de grande importância para meu aprendizado e crescimento pessoal, contribuindo para o aprimoramento do meu raciocínio clínico, na relação médico paciente e para o meu firmamento profissional.

Obrigada!