11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED O Papel do Desenho Instrucional no Desenvolvimento de Educação a Distância Ana Lúcia R. Mendonça analucia@fgvsp.br FGV-EAESP
O que é Desenho Instrucional? Processo sistemático e sistêmico de interpretação e aplicação de princípios de ensino-aprendizagem e instrução no planejamento de atividades e materiais para o aprendizado.
Processo de DI Análise Design Desenvolvimento Avaliação Implementação Revisão Método estruturado
Agentes do Processo Designer Instrucional Conteudista “SME” Programador Web Designer
Elementos Importantes para a implementação de DI em EAD Levantamento de necessidades Planejamento e flexibilidade Preparação dos agentes Preparação do ambiente Suporte tecnológico e metodológico o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
Diferenças entre EP e EAD Planejamento Linguagem Impacto dos recursos tecnológicos no processo de ensino (instrução) –aprendizagem o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
Diferenças entre EP e EAD cont. Relacionamento Feedback Tempo vs. espaço o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
Elementos Fundamentais em um Curso a Distância Objetivos específicos (resultados) Atividades de aprendizagem Atividades de avaliação e feedback Interação na “sala de aula virtual” Recursos tecnológicos Avaliação do projeto e revisão o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
O Papel do DI em Cursos de EAD Fundamental Assegurar a qualidade do conteúdo, da instrução e material didático Manter os elementos do curso alinhados e devidamente relacionados o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"