11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Ensino de Química a Distância
CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Elaine Maria dos Santos Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes José Dutra.
  Ana Carolina Castelli da Silva
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
FUMEC GESTÃO DE ENSINO NA VIRTUALIDADE UNIVERSIDADE
Elisa Maria de Assis
Universidade de Aveiro
UTFPR- TECNOLOGIA Sistemas de Telecomunicações
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Desafios e oportunidades do EAD
Apresentação.
Estratégias de Sucesso
Conceitos de Educação a Distância
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância
Para onde caminhamos na Educação a Distância
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
11 º Congresso Internacional ABED
III Encontro Presencial
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Apresentação.
O papel do conteudista.
Os materiais didáticos e a aula na Educação a Distância: por uma integração de discursos e práticas Eucidio Arruda Coordenador do curso de Pedagogia a.
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Capacitação de Produção e Tutoria de Cursos para EAD
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Formação de Tutores a Distância
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Educação a Distância – Soluções Educacionais
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
DESIGN INSTRUCIONAL PARA A EAD: Bases e Fatores Culturais Hermelina P. Romiszowski XX Congresso Brasileiro de Educação a Distância.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Luciano Sathler Diretor-Adjunto de EAD - Grupo Anhanguera Educacional S.A. 4º Encontro CIEE – ABED de Educação a Distância
1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
H ISTÓRIA DO D ESIGN I NSTRUCIONAL Conteúdos para EaD Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED O Papel do Desenho Instrucional no Desenvolvimento de Educação a Distância Ana Lúcia R. Mendonça analucia@fgvsp.br FGV-EAESP

O que é Desenho Instrucional? Processo sistemático e sistêmico de interpretação e aplicação de princípios de ensino-aprendizagem e instrução no planejamento de atividades e materiais para o aprendizado.

Processo de DI Análise Design Desenvolvimento Avaliação Implementação Revisão Método estruturado

Agentes do Processo Designer Instrucional Conteudista “SME” Programador Web Designer

Elementos Importantes para a implementação de DI em EAD Levantamento de necessidades Planejamento e flexibilidade Preparação dos agentes Preparação do ambiente Suporte tecnológico e metodológico o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

Diferenças entre EP e EAD Planejamento Linguagem Impacto dos recursos tecnológicos no processo de ensino (instrução) –aprendizagem o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

Diferenças entre EP e EAD cont. Relacionamento Feedback Tempo vs. espaço o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

Elementos Fundamentais em um Curso a Distância Objetivos específicos (resultados) Atividades de aprendizagem Atividades de avaliação e feedback Interação na “sala de aula virtual” Recursos tecnológicos Avaliação do projeto e revisão o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

O Papel do DI em Cursos de EAD Fundamental Assegurar a qualidade do conteúdo, da instrução e material didático Manter os elementos do curso alinhados e devidamente relacionados o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"