Ligue o som.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profs. Nilson Lage, Francisco A. P. Fialho
Advertisements

Ligue o som.
Noam Chomsky desenvolveu a lista das "10 estratégias de manipulação” dos princípios sociais e económicos de forma a atrair o apoio inconsciente dos meios.
Princípios Gerais do Direito Contratual. Princípio da Autonomia Privada *Autonomia da vontade *Consensualismo Inspirado no Código francês- segundo o qual.
O poder como variável básica no processo de negociação Referência bibliográfica MARTINELLI, Dante, P. ALMEIDA, Ana Paula. Negociação:como transformar confronto.
“Um programa é caracterizado por um conjunto de projetos ou componentes que operam todos na mesma direção para resolver um problema ou alcançar um objetivo.
DEMOCRACIA E PODER LOCAL: A CIDADE COMO LUGAR PRIMEIRO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA CRISTIAN OLIVEIRA IRMES VILSON TRINDADE MONTEIRO.
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
CLICAR “Pois a palavra de Deus “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
Teoria contingencial!! 1.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
Economia Monetária II 19ª aula
Revisão do Conceito de Marketing
Recursos Humanos II Professora: Ana Paula Cossmann 4 período
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Urbanismo e Eficiência Nos Transportes
Los Determinantes Sociales de la Salud y la Formación em Salud Pública
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Apostila de Práticas Investigativas
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
Ligue o som.
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
Ética Profissional A ética e a moral.
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
MOTIVAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
RAD Redes Economicas e Sociais
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Planejamento de estratégias:
A Intertextualidade ética para além do Código de ética do Psicológo
O que é Educação Ambiental?
Material para avaliação DP
Professor Douglas Pereira da Silva
ESTRATÉGIAS ou MÉTODOS DE ENSINO
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Tomo: 1 - Módulo:V Roteiro: 1
EQUIPE LEANDRO IMÓVEIS
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Tomo: 1 - Módulo:V Roteiro: 1
Administração de Novos Negócios
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Professor Douglas Pereira da Silva
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
Arcadismo Contexto Histórico.
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Curso Básico de Espiritismo
Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.
elaboração de plano de ação
“Viver para o trabalho é penoso; viver sem trabalho é pior ainda”.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
A Crítica da Razão Prática
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Reflexividade e formação de professores
BIOÉTICA.
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Modelagem de Sistemas
Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período
Transcrição da apresentação:

Ligue o som

Manipulação Midiática

Noam Chomsky desenvolveu a lista das "10 estratégias de manipulação” dos princípios sociais e econômicos de forma a atrair o apoio inconsciente dos meios de comunicação para a manipulação.

1.- A estratégia da distração:.

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas.. A técnica é a do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações sem importância.

(Citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas”). A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público interessar- se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciencia, da economía, da psicología, da neurobiología e da cibernética. ”Manter a atenção do público distraída,longe dos verdadeiros problemas sociais, atraída por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar. (Citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).

2. Criar problemas e depois oferecer soluções:

Este método também é chamado: “problema--> reação--> solução”. Se cria um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o suplicante das medidas que se deseja fazer aceitar., Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o requerente de leis de segurança e políticas, em prejuízo da liberdade.

Ou também: Criar uma crise econômica para que o povo aceite como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3. A estratégia da gradualidade:

Para fazer que se aceite uma medida inadmissível, basta a aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, num prazo ampliado. Dessa forma, as novas condições impostas, as mudanças radicais são aceitas sem provocar revoltas.

4. A estratégia do adiar :

É más fácil aceitar um sacrificio futuro que um sacrificio imediato. Outra maneira de provocar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É más fácil aceitar um sacrificio futuro que um sacrificio imediato. Primeiro, porque o esfôrço não é imediato. - Segundo, porque a massa, ingenuamente crê que “amanhã tudo irá melhor” e que o sacrificio exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao cidadão para se acostumar à idéia da mudança e de aceitar com resignação quando chegar o momento.

5. Dirigir-se ao público como criaturas de pouca idade: .

A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonações particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse uma criatura de pouca idade ou um deficiente mental.  Quanto mais tente-se procurar enganar o espectador, mais tende-se a adotar um tom infantil. Por que? “Porque dirigir-se a uma pessoa como se tivesse 12 anos ou menos, tenderá, por sugestão, a adotar respostas ou reações mais infantis e desprovidas de sentido crítico”.

6. Utilizar o aspecto emocional muito mais que a reflexão:.

Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para curto-circuitar a análise racional, e neutralizar o sentido critico dos indivíduos. Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou injetar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir a determinados comportamentos.

7. Manter o povo na ignorância e na mediocridade:

Fazer com que o público seja incapaz de compreender a tecnologia e métodos utilizados para seu contrôle e escravidão. “A qualidade da  educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e mediocre possivel, de forma que a distancia entre estas e as classes altas permaneçam inalterada no tempo e seja impossivel alcançar uma autêntica igualdade de oportunidades para todos.”

8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade

Fazer crer ao povo que está na moda a vulgaridade, a incultura, o ser mal falado ou admirar personagens sem talento ou mérito algum, o desprezo ao intelectual, o exagero do culto ao corpo e a desvalorização do espírito de sacrifício e do esforço pessoal.

9. Reforçar o sentimento de culpa pessoal:

E sem reação, não haverá revolução. Fazer crer ao individuo que êle é o único culpado de sua própria desgraça, por insuficiência de inteligência, de capacidade, de preparacão ou de esforço. Asim, em lugar de rebelar-se contra o sistema econômico e social, o individuo se desvaloriza , se culpa, gerando em si um estado depressivo, que inibe sua capacidade de reagir E sem reação, não haverá revolução.

10. Conhecer os individuos melhor do que êles mesmos se conhecem:

Nos últimos 50 anos, os avanços da ciência geraram uma crescente brecha entre os conhecimentos do público e aqueles utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, a neurobiologia e a psicologia aplicada, o Sistema tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicológica. O Sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que êle se conhece.  

Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um maior contrôle e poder sôbre os individuos, superior ao que pensam que realmente tem.

Versão e formatação : José Mauro Rodrigues Noam Chomsky Visões Alternativas  Versão e formatação : José Mauro Rodrigues

Sair Reiniciar