As reações químicas e a energia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Termoquímica.
Advertisements

TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS.
O que você deve saber sobre
TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS. By Ducha.
TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS..
TERMOQUÍMICA Profª Cristina Lorenski Ferreira
TERMOQUÍMICA .
Aula 8 Lays Omena - Química.
Profa. Graça Porto TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS.
Termoquímica é a área da Química
TERMOQUÍMICA Estuda as variações de calor ou de entalpia que acompanham as reações químicas.
Termoquímica Alunos: Jonas Henrique dos Santos
DHreação = ∑Hprodutos − ∑Hreagentes
Professores: Betinha / Marcos
Alyson Oliveira Vanessa Cortez 15787
Termoquímica Professor: Élcio Rogério Barrak
TERMOQUÍMICA – CAP 5.
TERMOQUÍMICA Profª: Patrícia Regina de S. Carneiro.
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
Prof. Silvio Professor Silvio.
Tipos de energiaTipos de energia Nomes : Ana Carolina Fernandes e Marcia Silva Turma :501 Professora : Andrea Loureiro.
Referências MACHADO, Andrea Horta, MORTIMER, Eduardo Fleury. Química volume único. São Paulo: Scipione, Reações químicas espontâneas não espontâneas.
Tipos de Energia Nomes: Christhian Sacramento Luiza Amâncio Turma: 501 Professora: Andrea Loureiro.
 Recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente. E o sol é a maior fonte.
CÉLULA E ENERGIA Prof. Marcelo Correa. CITOLOGIA Organização geral da célula eucariótica - Citoplasma – Citoesqueleto  =  MICROFILAMENTOS e MICROTÚBULOS.
Tipos de energia Nome : Maria Eduarda Gomes e Maria Eduarda Romano Turma : 501 Professora : Andrea Loureiro.
ENERGIA QUÍMICA POR JONES CARLOS VIEGAS 3º SEM – GESTÃO AMBIENTAL / IFMT 2015.
CINÉTICA QUÍMICA. PORQUE UMA REAÇÃO ACONTECE? Primeiramente uma reação acontece porque os reagente têm afinidade entre si!!!! Porém, para que uma reação.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MACAU FÍSICO-QUÍMICA BÁSICA Termoquímica Érico de Moura Neto 2º semestre.
Energia de ligação e reações químicas
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS
A alimentação das plantas.
FERMENTAÇÃO LÁTICA.
Tipos De Energia Nomes: Manuela de Sena e Carolina Junqueira
Termoquímica.
TERMOQUÍMICA Estuda as variações de calor ou de entalpia que acompanham as reações químicas.
2.3.1 Energia de ligação e reações químicas
Fase clara da fotossíntese: Fotólise da Água
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Introdução; Componentes; Tipos de reações;
Professor: Guilherme Vieira
CINÉTICA QUÍMICA.
Tipos de Energia Nomes: Esther Alexandre e Ana Carolina Cunha
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
CINÉTICA QUÍMICA.
TRABALHO DE CIENCIAS Escola Estadual Vespasino Martins
Professor: Guilherme Vieira
TERMOQUÍMICA Engenharia Mecânica 1ª. Fase
ENERGIA LUMINOSA A energia do Sol é a fonte de luz mais forte que existe no planeta. A energia luminosa é a mais utilizada no mundo. A humanidade utiliza.
RESPIRAÇÃO CELULAR.
Revisão Global: Cinética e Termoquímica EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque QUÍMICA - GLEIDIANE.
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
TERMOQUÍMICA Energia Livre.
 Definição de combustão  É a reação química do oxigênio com materiais combustíveis em cujo processo se apresenta luz e rápida produção de calor. A.
Cálculo Estequiométrico
Termoquímica: calor e os processos químicos Profa. Karen.
Observe os fenômenos abaixo: A madeira ao queimar LIBERA energia na forma de CALOR A madeira ao queimar LIBERA energia na forma de CALOR O gelo para fundir.
Propriedades e transformações da matéria 2.3. Transformações químicas
Ar.
Energia celular.
Transferência de energia
TRABALHO E CALOR.
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
Termoquímica Ciência que estuda as transferências de calor associadas a uma reação química ou a mudanças de estado físico de uma substância. Todas as transformações.
Fotossíntese e Respiração Celular CLAUDIO GIOVANNINI.
Leis Ponderais “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Lei de Lavoisier (Lei da conservação das massas): Numa reação química, em.
LEIS PONDERAIS, RELAÇÕES NUMÉRICAS E ESTEQUIOMETRIA
LEB 244 – Aula 2 Parte 1 Conceitos de Energia
Termoquímica João Victor Mesquita Salustiano. Termoquímica É a parte da Química que estuda as variações de energia que acompanham as reações químicas.
Transcrição da apresentação:

As reações químicas e a energia Equação termoquímica? O que você precisa saber? Guarapari, Búzios? Termoquímica? Que p*&¨%$#@ é essa? Endotérmico? Entalpia? SAMU? Exotérmico? Jarbas, o meu pai?

Texto A fonte primária de energia do nosso planeta é o Sol, que nos aquece, ilumina e transfere energia, acumulando-a de várias formas, principalmente nos vegetais verdes, através da fotossíntese. A energia solar armazenada pela cana vai aparecer contida nas ligações químicas entre os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio que formam a molécula do álcool (etanol). Na reação violenta com o oxigênio (combustão), quebram-se as ligações das moléculas de etanol e oxigênio, produzindo outras moléculas: água e dióxido de carbono. Há também liberação de calor, que será transformado em movimento, nas rodas do carro. Essa é uma forma simples de obter energia, no caso do calor liberado na combustão.

Traduzindo... Fotossíntese: Combustão do etanol

As medidas do calor 1000 cal = 1 Kcal 1 J = 0,239 cal 1 cal = 4,184 J Caloria (cal) – quantidade de calor necessária para elevar em 1ºC a temperatura de 1g de água. Joule (J) – trabalho realizado pela força de 1 Newton (1N) que, aplicada em um corpo, desloca-o em uma direção pela distância de 1m. 1000 cal = 1 Kcal 1 J = 0,239 cal 1 cal = 4,184 J

O calor nas reações químicas Reação de formação da água líquida: Essa equação mostra que há liberação de calor (68,3 Kcal por mol de água formado)!

O calor das reações químicas Reação de formação do monóxido de Nitrogênio: Nesta equação, além dos aspectos químicos, observamos que, para ela ocorrer, há absorção de calor (43 kcal para 2 mols de monóxido de Nitrogênio formados)!

conclusão Existem reações que liberam e reações que absorvem calor (energia) em seu desenvolvimento. EXOTÉRMICA: quando a reação libera calor (EXO = para fora) ENDOTÉRMICA: quando a reação absorve calor (ENDO = para dentro)

Mudanças de estado físico e energia Bora desenhar msm...!

Entalpia (h) Chamamos de Entalpia a somatória de todas as energias contidas em um sistema químico (interação entre as moléculas, energia potencial, energia cinética, etc.) Ópcv! O importante é calcular a variação do conteúdo energético, quando um sistema sofre uma transformação química! Variação de Entalpia (∆H) = quantidade de calor que podemos medir, sob pressão constante, em uma reação química.

Variação de entalpia (∆H) A indicação do ∆H nos mostra se a reação é endotérmica ou exotérmica. Ex: Reação EXOtérmica: ∆H < 0 O sinal negativo do valor de ∆H indica que a reação é exotérmica. Reação ENDOtérmica: ∆H > 0 O sinal positivo do valor de ∆H indica que a reação é endotérmica.

Aplicações práticas – Cozinhar alimentos: um alimento que está sendo cozido está passando por uma reação endotérmica; – Fotossíntese: o processo, realizado pelos vegetais, absorve a energia proveniente da luz solar e pode ser considerada uma reação endotérmica. Nesse caso, porém, a energia absorvida tem forma de luz e não de calor; – Queima da glicose: durante o processo de respiração que ocorre em nossas células acontece a queima da glicose, que é considerada uma reação exotérmica; – Produção da água: a água produzida através da reação dos gases oxigênio e hidrogênio é um exemplo de reação exotérmica

Exercícios de aprendizagem Classifique as reações abaixo em endotérmicas e exotérmicas: Escreva as equações termoquímicas para as reações abaixo, realizadas em condições ambientes: a) 1 mol de enxofre líquido reage com 1 mol de oxigênio gasoso, produzindo 1 mol de dióxido de enxofre gasoso e liberando 71 kcal. b) 1 mol de carbono grafite reage com 2 mols de enxofre, produzindo 1 mol de sulfeto de carbono líquido e absorvendo 19 kcal.