ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 4

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profº Carmênio Barroso
Advertisements

Conceitos de Karl Marx.
A Seleção da Leitura Formas de divulgação de textos acadêmicos – Livros de leitura corrente: livros técnicos. – Obras de referencia: dicionários temáticos.
Argumentos favoráveis e argumentos contrários
Algoritmos e Estruturas de Dados I
INTERAÇÕES Argumentar para convencer
Estudo de Mercado Previsão de demanda.
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
Contratos e Cláusulas Ambientais
Orientação Importante:
Órgãos Sociais Tipos Competências.
Tipos lógicos de pesquisa
Sistemas Baseados no Conhecimento
Seguro de Pessoas Disposições Legais.
Aula: tese assertiva Objetivo: Entender a importância da tese assertiva para dar posicionamento ao texto e prática de redação.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Obrigações de dar: COISA INCERTA
ENTENDIMENTOS FIRMADOS E PENDENTES NO NOVO SISTEMA São Paulo, 27 de junho de 2013
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 19 (R2) Negócios em Conjunto
Resultados Parciais/ Esperados
APOIO.
ENEM REVISÃO.
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Direito das sociedades primitivas
FASE PROBATÓRIA ÔNUS DA PROVA.
Turma AEE/Atividade Complementar
O QUE É ECONOMIA? É O ESTUDO DAS ESCOLHAS FEITAS POR PESSOAS, EMPRESAS OU GOVERNO, QUANDO EXISTE ESCASSEZ DE RECURSOS DISPONÍVEIS.
DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Citações e Referências
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.
Prof. Victor Paradela.
LEITURA CRÍTICA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
PRÁTICA SIMULADA V AÇÃO INDENIZATÓRIA PROFESSORA GABRIELA FRISKE.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULAS 9 E 10
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE
Argumentação e estratégias argumentativas
Subtítulo do trabalho (se houver)
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
ONDE ENCONTRAR OS FORMULÁRIOS PARA PREENCHIMENTO?
CORRESPONDÊNCIA COMERCIAL
Pesquisa Bibliográfica
Professora Michelle Luz
Direito Constitucional
EstudanteA1, EstudanteB1 Professor2 (exemplo).
NOÇÕES GERAIS DAS OBRIGAÇÕES
Objetivo, Definições, Significado
Classes de palavras: CONECTIVOS.
Capacitação Pedagógica Aula 02
Nome do Produto.
Planejamento de intervenções com o LM
Atribuir Classes e Aulas
SLIDE 01 • CAPA » não alterar
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
NPJ Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito de Vitória
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Tema: defina um tema para seu projeto
Amicus curiae e paridade de armas nos recursos repetitivos
Matemática na prática Estações.
Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas
Aula S7 Lição de Casa da Aula S6
Projecto Teórico Científico
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
Planejamento tributário (DEF-0526) Aula 01 – 03/08/2018
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. ALGUMAS ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA UMA BOA LEITURA a escolha de local tranquilo; o uso demarcador de textos para sublinhar o.
Transcrição da apresentação:

ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 4 PROFESSORA: ROSEMERI COVRE

PLANEJAMENTO DO TEXTO ARGUMENTATIVO: SITUAÇÃO DE CONFLITO; TESE; CONTEXTUALIZAÇÃO DO REAL: TIPOS DE PROVA; INDÍCIOS.

IDENTIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO DE CONFLITO: CENTRALIDADE DA QUESTÃO JURÍDICA QUE ESTARÁ SOB APRECIAÇÃO, ISTO É, O FATO JURÍDICO. EM SEGUIDA IDENTIFICARÁ AS PARTES ENVOLVIDAS NA LIDE, DEVIDAMENTE QUALIFICADAS, EM ATIVO E PASSIVO. POR FIM, ESTABELECERÁ ONDE E QUANDO ESTA OCORREU.

ESCOLHA DA TESE A SER DEFENDIDA: A TESE REPRESENTA O PONTO DE VISTA A SER DEFENDIDO, COM BASE EM TODAS AS INFORMAÇÕES (FATOS) DISPONÍVEIS SOBRE O CASO CONCRETO E NOS LIMITES PERMITIDOS PELA NORMA.

SELEÇÃO DOS FATOS POR MEIO DOS QUAIS A TESE DEFENDIDA: CONTEXTUALIZAÇÃO DO REAL: TIPOS DE PROVA E INDÍCIOS. TORNA-SE NECESSÁRIO EXTRAIR DO CASO CONCRETO TODAS AS INFORMAÇÕES – SELEÇÃO DOS FATOS- QUE, EXPLÍCITA OU IMPLICITAMENTE, CONCORREM PARA COMPROVÁ-LA E, ASSIM, PRODUZIRUM TEXTO ARGUMENTATIVO CONSISTENTE.

CASO CONCRETO: QUESTÃO 1: DESTAQUE: FATO GERADOR DO CONFLITO – O QUÊ? AS PARTES IDENTIFICADAS – QUEM? QUANDO E ONDE O FATO OCORREU? QUESTÃO 2: INDIQUE A TESE QUE PRETENDE DEFENDER. QUESTÃO 3: SELECIONE, PELO MENOS, TRÊS FATOS QUE COLABOREM COM A SUA TESE.