Pesquisa Qualitativa Tópicos e Etapas.

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Transcrição da apresentação:

Pesquisa Qualitativa Tópicos e Etapas

Estrutura Formam-se grupos de 8 a 12 pessoas que passam cerca de uma hora e meia discutindo detalhadamente determinados assuntos. Essa discussão é feita com a presença de um mediador que coordena as atividades do grupo. O objetivo é compreender o que as pessoas têm a dizer e porquê.

Características básicas Pesquisa exploratória Perguntas com grande profundidade Amostra pequena, mas muito seletiva Muitas informações por entrevistado Moderadores / entrevistadores hábeis Análise subjetiva e interpretativa Usa-se gravadores de som e imagem... Baixa capacidade de replicar

Grupo de foco Um grupo de 8 a 12 pesquisados que tenham as melhores características do público principal. Não é um grupo que possa representar quantativamente o público-alvo, mas pode expressar seus principais conceitos. Geralmente é o grupo que dá a referência para a pesquisa quantitativa montar seus questionários.

Etapas fundamentais Preparação de um grupo Escolha das instalações Recrutamento dos participantes Preparo de um moderador Preparação da guia de discussão Condução do grupo Preparação do relatório do grupo de foco

Por que as pessoas aceitam participar de um grupo de foco? O assunto é interessante A hora é conveniente Os grupo de foco são divertidos Oferece uma chance de conhecer coisas novas Curiosidade Oferece oportunidade expressar opiniões

Características do Moderador Interesse genuíno pelas pessoas e tema Respeito positivo e incondicional a opinião do outro Ser bom ouvinte do verbal e não-verbal Ser bom observador Ter visão de uma grande variedade de assuntos e tendências Boa comunicação verbal e escrita Objetividade e capacidade de sintetizar idéias e conceitos Domínio da técnica de pesquisa Capacidade de flexibilizar situações e incertezas Ser detalhista e organizado

O moderador deve Conhecer o assunto a ser pesquisado. Capacidade de apontar tendências segundo o foco de interesse do cliente. Proporcionar feedback sobre a pesquisa. Perceber outras informações ou possibilidades fora dos objetivos da pesquisa.

Guia de discussão Um esboço dos tópicos a serem abordados durante a reunião. Desenvolvido em base dos objetivos da pesquisa e por informações de pesquisa secundária. É uma lista de verificação que checa se os tópicos proeminentes foram verificados.

Estrutura de aplicação do guia Interação Discussão intensa Resumo das conclusões