Conteúdo Gênero textual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Advertisements

Prof. João Crepschi Crônica humorística Prof. João Crepschi
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
Diferença entre Lenda e Mito
Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
PROPOSTA: FORMAÇÃO SALAS DE LEITURA MEDIADORA: RENATA AMATTO TEMA-CENTRAL: TRIAGEM DE OBRAS POR ANO SUB-TEMAS:ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE CADA ANO E DAS OBRAS.
Texto narrativo É um relato de um acontecimento ou uma série de acontecimentos, reais ou imaginários; Exemplos de textos narrativos: conto, novela, romance,
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 1.
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
Bernoulli – Pluralidade Cultural
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
TIPOLOGIA TEXTUAL - A NARRAÇÃO
A narrativa fantástica
Turmas: 3º A e C Professora: Rafaela Xavier Domingues
Texto, gênero e discurso
Quem foi? Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de.
MITOS E CRENÇAS.
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
TEXTOS DA TRADIÇÃO POPULAR
LITERATURA BRASILEIRA I
ENSINAR a APRENDER a LER,
PARÁBOLA.
CONTO E CRÔNICA.
Tipos de Textos Marlene Pires Martins.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
#portuguêsélindo #portnaveia
Resenha Parte 1.
TIPOLOGIA TEXTUAL.
Texto narrativo.

Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA Aula 4 – A derrocada dos macro modelos e a proposta do giro linguístico.
Arte Oriental Tão longe e tão perto de nós!
Funções da Linguagem Profª Suzete
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’S) CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS HQ’S.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Introdução aos estudos Históricos
Funções da Linguagem.
9.º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL
Profª Jhéssica N. R de Araújo
APRENDA A CHAMAR A POLÍCIA – Luís F. Veríssimo
9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
Literatura: usos e deinições
PLANO DO CONTEÚDO E PLANO DA EXPRESSÃO
Diversidades Regionais
ÓPERA Termo em latim que significa obras; plural de opus; É um gênero artístico que surgiu no Barroco e que consiste num drama musicado, ou seja, uma peça.
Conto Maravi lhoso Será o que é? Vamos descobrir, juntos?
AS FÁBULAS.
Introdução aos estudos Históricos
Quem foi? Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de.
ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
I – inTrodução à linguística:
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

Conteúdo Gênero textual REDAÇÃO - 6º Ano - 3ª Etapa Conteúdo Gênero textual CONTO Prof.ª Fernanda curtes

São narrativas ficcionais onde prevalecem a narrativa, ou seja, o conto apresenta uma sucessão de acontecimentos, envolvendo um número limitado de personagens.   Há outros gêneros de texto que apresentam as mesmas características dos contos, entre eles a notícia e a crônica, onde a primeira tem como base manter o compromisso com a verdade, sendo imparcial, e não-ficcional; a segunda se assemelha com o conto, mas tendo intenções diferentes, mas possuem a mesma estética de entreter e ensinar algo. Todos os contos são ficcionais, exceto as narrativas policiais, contos que são baseados em fatos reais, e os que queiram demonstrar algo cotidiano, como a reportagem e o editorial.

Características:   Existem vários tipos de contos, que são estórias e não histórias, pois a primeira diz respeito apenas as narrativas de cunho ficcional, e histórias refere-se a narrativas onde os fatos são comprovados pela ciência, documentados e convencionada por algum grupo ou público científico.

Tipos básicos:   Existem vários tipos de contos muitos comuns e amplamente usados pelos escritores, por ser um gênero muito antigo e versátil, eles são comumente divididos em contos populares (da tradição oral) e os contos literários. Conto popular: é o relato produzido pelo povo e transmitido geralmente por meio da linguagem oral, o que mais se destaca"é o conto folclórico, também chamado de a estória, o causo (comum no interior paulista), onde ocorre no contexto do maravilhoso e até o sobrenatural" (Câmara Cascudo, 1954).

Apresentam temas diversos, mostrando a riqueza e criatividade do povo brasileiro, a maioria das histórias são adaptações das narrativas europeias e afro-lusitanas e as demais nativas. Alguns desses contos ganham forma escrita, enquanto os demais são repassados oralmente, quando passam para a escrita, eles perdem características da fala, modos de dizer, expressão de um povo, grupos, a entonação, e outras marcas próprias, que são substituídas pela forma gramatical.   Conto literário: É um tipo ficcional que já nasce com uma formatação escrita, e com uma autoria definida. Por se tratar de uma obra de curta extensão, as personagens e as situações são menos complexas, do que o romance e a novela. É o mais abrangente dos gêneros, pois elas duram por mais tempo, sobrevivendo na escrita, e por serem de autoria determinada.