Características da Obra Literária Infantil Pedagogia Profa. Lucia Breno
A Natureza da Literatura Infantil - Do ponto de vista literário O que não deve existir? Facilitação Redução Artística Puerilidade = Linguagem infantilizada Tom moralizador Linguagem retórica, empolada
A Natureza da Literatura Infantil - Do ponto de vista literário O que deve existir? Simplicidade → estrutura linear → personagens planas → tempo cronológico Obra que apresente imaginação Otimismo → gosto pela vida, alegria, humor Desafios
Simplicidade “Não imaginas a minha luta para extirpar a literatura dos meus livros infantis. A cada revisão nova nas novas edições, mato, como quem mata pulgas, todas as ‘literaturas’ que ainda as estragam” MONTEIRO LOBATO, 1968,in “A Barca de Gleyre p.372).
Estrutura Linear Obra que apresenta “começo, meio e fim”, nesta ordem
Personagem plana = que apresenta as mesmas características do início ao fim; não surpreende E não “personagem redonda” = aquela que muda de perfil no decorrer da narrativa (leia “Causa Secreta”, conto de Machado de Assis )
Tempo cronológico = o tempo do relógio, que não volta
Desafios ativo (menor) Domínio da língua passivo (maior) Domínio ativo da língua = são as palavras e expressões que conhecemos e utilizamos . Domínio passivo da língua = são as palavras e expressões que conhecemos, mas não utilizamos
Desafios A obra de arte literária deve ser desafiadora, na medida em que transforme o domínio passivo em ativo. “Ensinar é desafiar.” (Marshal Macluhan) “A criança cresce exatamente na medida em que vence novos obstáculos.” (Cunha)
A Natureza da Literatura Infantil - Do ponto de vista da apresentação Observar o estágio do desenvolvimento da criança 1ª infância:→ + ilustrações e – palavras → histórias lidas para elas → ilustração prevalece → texto pequeno → formato: maiores que o “normal”;de personagens (recorte) → apelo ao tato → materiais + resistentes (EVA, pano, plástico)
(cont.) No início da alfabetização → predomínio da ilustração → texto pequeno → letras grandes e redondas > criança → diminuição da ilustração → aumento do texto → < tamanho do livro
Ilustração → valor artístico → sugestiva falha → nada dizer ou traduzir integralmente o texto
Recursos Gráficos Paginação recursos gráficos que Diagramação definem a relação Ilustração texto-ilustração-espaço responsáveis também por criar sentimentos, surpresas, e definir momentos as história
Editoração Função → cuidar do texto e da ilustração falha → valorizar a aparência → texto vem espremido em um canto da página, mal escrito...
Referência bibliográfica CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil – Teoria e Prática. 4º capítulo. 16ed. São Paulo: Ática, 1997.
A coisa simples “Certos espíritos dificilmente admitem que uma coisa simples possa ser bela, e menos ainda que uma coisa bela é necessariamente simples, em nada comprometendo a sua simplicidade as operações complexas que foram necessárias para realizá-la. Ignoram que a coisa bela é simples por depuração, não originariamente; que foi preciso eliminar todo elemento de brilho e sedução (coisa espetacular), como todo resíduo sentimental (coisa comovedora), para que somente o essencial permanecesse. E diante da evidente presença do essencial, não o percebendo, até mesmo fugindo a ele, o preconceituoso procura o acessório, que não interessa e foi removido. Mais pura é a obra, mais perplexa a indagação:”Mas é somente isto? Não há mais nada?” – havia mas o gato comeu ( e ninguém viu o gato).” CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE