Características da Obra Literária Infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
{ Oficina de vídeo estudantil Tudo que você precisa saber para fazer seu filme Kelly Demo Christ - Cinema e Audiovisual UFPEL.
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
António Torrado Vida e obra. Nasceu em Lisboa, em Escritor de livros para crianças (domínio no qual a sua bibliografia é particularmente vasta —
Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
CULTURA DE MASSA INDUSTRIA CULTURAL Prof
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Subsídio conceitual para o Advento
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
6 - Ferramentas de análise para melhoria de processos - Tabelas
Modelos - IDC INTRODUÇÃO
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS....
O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos
Los Determinantes Sociales de la Salud y la Formación em Salud Pública
Tipos lógicos de pesquisa
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
Dicas para apresentação em banca
TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO
- Introdução à Semiótica -
Crônica Narrativa 9º. ANO
CONEXÃO FAMETRO: Comunicação e Diversidade
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO METODOLOGIA DESENVOLVIMENTO
ESTAR EM CRISTO.
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
BIOGRAFIA COMENTÁRIO passeiweb Comédias para se Ler na Escola é uma antologia de crônicas de Luís Fernando Veríssimo organizada.
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
LES0237 – Sociedade, Cultura e Natureza [Título da apresentação]
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Insira sua Foto Título (FONTE ENTRE 36 e 48)
O Universo é uma imensa livraria.
III COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
REVISÃO DE CONTEÚDO exercícios
As origens da Sociologia
Pibid como encontro do fazer docente
Breves apontamentos sobre a dança na cultura digital¹
Citações e Referências
Ética Inteligência Artificial.
Cronograma.
Patrimônio Material e Imaterial:
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Expressão e Linguagem Corporal
Sem uma teoria, a literatura é o obvio.
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Prof.ª Simone – ARTE – 9.º Ano
Pedagogia Profa. Lucia Breno
A GRANDE VIAJEM DO ESPIRITO: A VIDA!
TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO
A organização da vida social na visão de Karl Marx
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Prof Jhéssica N. R. de Araújo
Cartografia: ciência ou arte?
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
Writer Editor de texto do BrOffice.org
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
LIVRO Alto dos Pinheiros: histórias e estórias de nosso bairro-jardim
Profª. Giovana Deliberali Maimone
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO METODOLOGIA DESENVOLVIMENTO
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Escritas literárias: reflexão estética, política e tradução
TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO
Quadro 1 – Título Exemplo Figura 1 – Título Exemplo
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Dicas sobre Referencial Teórico
“Uso do Word para Formatação de Trabalhos Científicos no Padrão ABNT”
Transcrição da apresentação:

Características da Obra Literária Infantil Pedagogia Profa. Lucia Breno

A Natureza da Literatura Infantil - Do ponto de vista literário O que não deve existir? Facilitação Redução Artística Puerilidade = Linguagem infantilizada Tom moralizador Linguagem retórica, empolada

A Natureza da Literatura Infantil - Do ponto de vista literário O que deve existir? Simplicidade → estrutura linear → personagens planas → tempo cronológico Obra que apresente imaginação Otimismo → gosto pela vida, alegria, humor Desafios

Simplicidade “Não imaginas a minha luta para extirpar a literatura dos meus livros infantis. A cada revisão nova nas novas edições, mato, como quem mata pulgas, todas as ‘literaturas’ que ainda as estragam” MONTEIRO LOBATO, 1968,in “A Barca de Gleyre p.372).

Estrutura Linear Obra que apresenta “começo, meio e fim”, nesta ordem

Personagem plana = que apresenta as mesmas características do início ao fim; não surpreende E não “personagem redonda” = aquela que muda de perfil no decorrer da narrativa (leia “Causa Secreta”, conto de Machado de Assis )

Tempo cronológico = o tempo do relógio, que não volta

Desafios ativo (menor) Domínio da língua passivo (maior) Domínio ativo da língua = são as palavras e expressões que conhecemos e utilizamos . Domínio passivo da língua = são as palavras e expressões que conhecemos, mas não utilizamos

Desafios A obra de arte literária deve ser desafiadora, na medida em que transforme o domínio passivo em ativo. “Ensinar é desafiar.” (Marshal Macluhan) “A criança cresce exatamente na medida em que vence novos obstáculos.” (Cunha)

A Natureza da Literatura Infantil - Do ponto de vista da apresentação Observar o estágio do desenvolvimento da criança 1ª infância:→ + ilustrações e – palavras → histórias lidas para elas → ilustração prevalece → texto pequeno → formato: maiores que o “normal”;de personagens (recorte) → apelo ao tato → materiais + resistentes (EVA, pano, plástico)

(cont.) No início da alfabetização → predomínio da ilustração → texto pequeno → letras grandes e redondas > criança → diminuição da ilustração → aumento do texto → < tamanho do livro

Ilustração → valor artístico → sugestiva falha → nada dizer ou traduzir integralmente o texto

Recursos Gráficos Paginação recursos gráficos que Diagramação definem a relação Ilustração texto-ilustração-espaço   responsáveis também por criar sentimentos, surpresas, e definir momentos as história

Editoração Função → cuidar do texto e da ilustração falha → valorizar a aparência → texto vem espremido em um canto da página, mal escrito...

Referência bibliográfica CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil – Teoria e Prática. 4º capítulo. 16ed. São Paulo: Ática, 1997.

A coisa simples “Certos espíritos dificilmente admitem que uma coisa simples possa ser bela, e menos ainda que uma coisa bela é necessariamente simples, em nada comprometendo a sua simplicidade as operações complexas que foram necessárias para realizá-la. Ignoram que a coisa bela é simples por depuração, não originariamente; que foi preciso eliminar todo elemento de brilho e sedução (coisa espetacular), como todo resíduo sentimental (coisa comovedora), para que somente o essencial permanecesse. E diante da evidente presença do essencial, não o percebendo, até mesmo fugindo a ele, o preconceituoso procura o acessório, que não interessa e foi removido. Mais pura é a obra, mais perplexa a indagação:”Mas é somente isto? Não há mais nada?” – havia mas o gato comeu ( e ninguém viu o gato).” CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE