BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
Advertisements

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE META AVALIAÇÃO E GESTÃO DE CONHECIMENTO EM POLITICAS DE SAÚDE Janete Lima de Castro Profa. DSC/UFRN Coordenadora do ObservatórioRH.
ORIENTAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO COFINANCIAMENTO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DO PETI PELO FUNDO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – FNAS DOCUMENTO.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Seminário Nacional de Provimento e Fixação de Profissionais em Áreas Remotas, Isoladas e de Maior.
Agenda Regulatória ª Reunião da Câmara de Saúde Suplementar André Longo Araújo de Melo Diretor de Gestão ANS Rio de Janeiro, 16 de outubro.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Internacionalização e Comércio Exterior de Serviços
Roteiro Integrado: Rota das Emoções
PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO SUS
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
CTI de gestão da qualidade das informações
CONSOLIDADOS DE DADOS - PORTARIA 1294
Encontro de integração Geral
Economia e Gestão da Saúde
Juan Carlos Esquivel Guerra
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
Sistema Único de Saúde – SUS
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL
Coordenação: Luciana Danielli
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Ripsa – Bahia Oficina de trabalho “salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” 26 e 27 de maio de 2009.
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
GPP / Psicologia Política
Workshop de Capacitação das IES em Metodologias e Ferramentas de Avaliação da Qualidade do ES Revistas Olhar Crítico Sobre a Metodologia, os padrões e.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Encontro Nacional da Educação Profissional em Gestão para o SUS
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Alexis Arnedo Rodríguez. Orientador: Lenise Menezes Seerig
Enfrentamento à Pobreza e Desigualdade Social
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos (85)
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
PREFEITURA DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO
Termos de referência Órteses, próteses e materiais especiais
Oficinas – Rio Grande do Norte
AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.
- Ford - Elektro - Projeto Meliponicultura na Região Insular de Belém; Além do incremento de renda, após 3 anos, a UFRA publicou.
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Monitoramento das pactuações Tripartite
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Ministério da Saúde DESID/SE – Ministério da Saúde Possíveis contribuições do Projeto QualiSUS- Redes MS-BIRD ao processo de implementações de Redes de.
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Camila Oliveira Orlandini Orientadora: Mariane Baltassare Laroque
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Universidade Federal de Pelotas
Flávia Peterini Boeira Orientadora: Ariane da Cruz Guedes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
ESTRATÉGIA DE COMPOSIÇÃO: DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E
Núcleos de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde nas SES
Jenifer Robiatti Administradora Hospitalar
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
O MOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR (Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de.
Trabalho de Conclusão de Curso
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Bahia – PEPIC/BA
Níveis de Atenção à Saúde (SUS)
DIGISUS Gestor Módulo Planejamento
Transcrição da apresentação:

BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento Coordenação Geral de Economia da Saúde Banco de Preços em Saúde Julho de 2016

Estratégias de institucionalização do BPS Compulsoriedade Sensibilização

Contribuições do BPS Minimizar a assimetria de informações e maximizar a utilização dos recursos públicos escassos, o que repercute na ampliação do acesso aos medicamentos e produtos para a saúde, em especial aos estratos inferiores de renda da população; produzir conhecimento sobre o processo de formação de preços de medicamentos e produtos para a saúde no mercado nacional e internacional; promover o intercâmbio de informações entre diferentes iniciativas e experiências no desenvolvimento dos bancos de preços no Brasil e na América Latina, mais especificamente no âmbito da União de Nações Sul-Americanas - UNASUL;

Contribuições do BPS influenciar o desenvolvimento de políticas tanto na área da saúde pública quanto no campo da regulação econômica da indústria farmacêutica e de produtos para a saúde; compreender as estratégias competitivas do lado da oferta (fabricantes e fornecedores) e os seus impactos sobre o processo de formação de preços; oferecer ao SUS, com a contribuição de outras instâncias ministeriais e órgãos/institutos de pesquisas, práticas que promovam a melhoria dos gastos com aquisição de medicamentos e produtos para a saúde;

Contribuições do BPS produzir indicadores com informações qualificadas de preços, por região, mercados relevantes, modalidade de compras, tipo de compra, dentre outras variáveis relevantes no âmbito do processo de compras; compreender as estruturas de mercado de medicamentos e produtos para a saúde, propondo estratégias de aquisição diferenciadas por grupos de insumos; propiciar o exercício de compras centralizadas, seja por meio de consórcios entre municípios, estados, hospitais de grande porte e união, ata de registro de preço nacional, de forma a tirar proveito de economias de escala no processo de compras.

Estratégias Propor à Comissão Intergestores Tripartite (CIT) a inserção da institucionalização do BPS na pauta de discussão; Recorrer ao CONASEMS e CONASS para a difusão do BPS junto aos gestores estaduais e municipais do SUS, visando as seguintes ações: vincular a agenda de capacitação do BPS à agenda de reuniões e eventos do CONASEMS e CONASS, com ênfase em treinamentos nas seguintes unidades da federação: Amazonas; Amapá; Ceará; Maranhão; Roraima.

Estratégias Gravação de vídeos-aulas em parceria com o CONASEMS sobre a utilização da ferramenta; Publicação de artigos nas revistas do CONASS e CONASEMS; Participação no Congresso Nacional do CONASEMS; Apoio ao processo de interoperação junto aos gestores do SUS. Buscar apoio institucional junto ao Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) para viabilizar a interoperação entre o sistema BPS e o sistema Hórus e a Base Nacional de Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica; Buscar apoio institucional para o desenvolvimento do sistema BPS junto ao DATASUS; Realização do II Seminário Internacional sobre Bancos de Preços em Saúde (2017); Realização do I Seminário sobre compras governamentais em saúde (2017);

Parceiros e estratégias Definir agenda de treinamento Divulgação do BPS (Vídeos, Manual/artigos) CONASEMS E CONASS Interoperação com a Base Nacional da Assistência Farmacêutica Interoperação com o sistema Horus DAF Ofícios Treinamentos MPF

PRINCIPAIS INDICADORES DE PRODUÇÃO DO BPS

ABRANGÊNCIA DO BPS – BRASIL