Quando falamos em aprender...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

A Grande Corrida do Feijão
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Relação Professor - aluno
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Ivoti.
O sucesso do trabalho pedagógico
Propostas de layout Modelo 1
O uso de novas mídias nas escolas
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Dominando as práticas pedagógicas
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Perfil Sócio-Econômico e Avaliação do Grau de Satisfação do Aluno
INICIAÇÃO À PESQUISA ORIENTAÇÕES GERAIS.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A relação Professor/ Aluno
O que é ensinar história?
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
MEDIAÇÃO.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Odilei Avelino dos Santos
SITUAÇÕES.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Inovações tecnológicas
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
Docência universitária: repensando a aula
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Professor Dr. Renato Vaz
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Professor Dr. Renato Vaz
EEF ALEXANDRE ANTONIOLLI FAXINAL DOS GUEDES-SC Professores: Helga Corrêa Dal Bó Marin Luzitan Orso Zancan escolaalexandreantoniolli.blogspot..com.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
AVALIAÇÃO Curso Noturno Segundo o documento:
Transcrição da apresentação:

Quando falamos em aprender... Buscar informações; adquirir conhecimento; desenvolver habilidades; adaptar-se às mudanças; mudar comportamentos; descobrir o sentido das coisas, dos fatos... O aprendiz é o sujeito e o construtor do processo. As atividades estão centradas no aprendiz.

Quando, em geral, falamos de ensinar... Instruir, fazer saber , comunicar conhecimentos; Mostrar, guiar, orientar, dirigir ; Desenvolver habilidades. O ensino centraliza-se no professor , em suas qualidades e habilidades.

Aprendizagem significativa Envolve o aprendiz como pessoa. Permite ao aprendiz relacionar o que está aprendendo com conhecimentos e experiências que já possui. Incentiva a perguntar. Permite entrar em contato com situações concretas de sua vida. Possibilita transferência de aprendizagem

Aprendizagem e o relacionamento interpessoal O aluno aprende numa atitude de relacionamento e interação com professores, com seus colegas de turma e com colegas de outras turmas, grupo classe como fundamental para o desenvolvimento dos próprios alunos, diálogo, colaboração, participação, respeito mútuo e trabalhos em conjunto.

Aprendizagem e o papel do professor Seu papel será o de ajudar o aluno a aprender Estimulador, orientador, facilitador, mediador entre o aprendiz e sua aprendizagem “O que meus alunos precisam aprender?” “O que esperam e minha aula e da escola?’