PROF. FRANCISCO PORFÍRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Advertisements

Origem da Filosofia.
O Nascimento da Filosofia
BASES HISTÓRICAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Contexto histórico - “A modernidade”
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
UNIDADE 1 Conhecimento, Aprendizagem e Educação: abordagens epistemológicas RESUMO.
Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.
A QUIMÍCA DO CABELO ELÉTRICO. HISTÓRICO PORQUE ACONTECEM ALGUMAS COISAS? FILOSOFOS E SUAS INDAGAÇOES? MITO PROMETEU E PANDORA ! MITOLOGIA GREGA.
IMMANUEL KANT.  Pensador alemão/ Iluminista, século XVIII.  Fundador da Filosofia Crítica, dividida em dois períodos fundamentais – pré – crítico.
Sofistas Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Esses se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias.
FILOSOFIA NA IDADE MEDIEVAL. Europa com as invasões germânicas ou bárbaras no séc. V a.Ç EUROPA A IDADE MÉDIA INICIOU-SE NA Os castelos medievais representavam.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
TIPOS DE CONHECIMENTO
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
O nascimento da filosofia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
REVISÃO FILOSOFIA Apesar do pensamento filosófico ter surgido no final do século VII a.C, a palavra Filosofia surgiu relativamente mais tarde e atribui-se.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
O “nascimento” da Filosofia
Mitos e suas Contribuições
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
As Origens Da Filosofia
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Introdução ao estudo da Psicologia
FILOSOFIA DO MITO A FILOSOFIA
Evangelismo e Missões Aula 10 – sujeito pós-moderno - INTRODUÇÃO
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
Noção de filosofia..
Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.
A centralidade da escola no mundo moderno
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA MÓDULO Ética e Meio Ambiente Profa. Dra. Patrícia Fuza AULA 1- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE A RELAÇÃO HOMEM- NATUREZA.
Introdução à filosofia
O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Aula 2 – Filosofia Clássica
A FILOSOFIA.
ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
ORIGEM DA FILOSOFIA CAPÍTULO 3.
Prof. Francisco Porfírio
O “nascimento” da Filosofia
Aula 2: A História da História – Parte II
O QUE É UM MITO? Um mito é uma história ou uma narrativa que tem por objetivo explicar como algo foi criado por intermédio de (Deus) ou de (deuses).
O NASCIMENTO DA FILOSOFIA
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
Fonte: Jean-Pierre Vernant, Mito e pensamento entre os gregos
PROF. FRANCICO PORFÍRIO
REVISÃO FILOSOFIA Apesar do pensamento filosófico ter surgido no final do século VII a.C, a palavra Filosofia surgiu relativamente mais tarde e atribui-se.
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
Aula 2. Estruturas mitológicas da Grécia clássica: o Período Homérico.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
Aula: Renascimento e Modernidade
A CULTURA NA GRÉCIA ANTIGA
Mitos e suas Contribuições
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
Filosofia moderna e idéias psicológicas I – Descartes (Racionalismo)
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

PROF. FRANCISCO PORFÍRIO O MITO E A FILOSOFIA PROF. FRANCISCO PORFÍRIO

Cosmogonia: o mito como explicação da origem Cosmo=universo / gonia=gênese As antigas mitologias visavam explicar a origem do universo. Explicação mítica da origem de tudo. Explicações fantasiosas. Ver o artigo “Teogonia e a origem dos deuses gregos” no site www.brasilescola.uol.com.br

Surgimento da filosofia Navegações, matemática, calendário, moeda, democracia – elementos que foram enriquecendo a formação da vida antiga. Cada vez mais complexa, a vida exigia também mais processos racionais. Exigência de um pensamento sistemático.

Surgimento da filosofia Surgimento dos primeiros filósofos. Exigência de uma explicação racional para a ordenação do cosmos. Cosmologia: cosmos=universo / logia=logos, organização racional. Suposto afastamento lento e gradual do pensamento mitológico.

Surgimento da filosofia A filosofia surge como contraposição ao pensamento mitológico, mas no início não o abandona por completo. No início, parte do pensamento filosófico ainda estava relacionado ao mito (Platão, por exemplo). Constitui a formação ampla e completa do homem grego (paideia). Constitui um conjunto de saberes de várias áreas diferentes.

A pretensão científica Aristóteles=classificação e separação dos distintos ramos do conhecimento em suas respectivas áreas. De Aristóteles a Descartes=conotação científica para a Filosofia. Conhecimento seguro, bem fundamentado, racional, sólido, irrefutável.

A crise da razão Séculos XIX e XX. Crítica ao sistema capitalista de Marx; Crítica à abordagem racionalista e ao pensamento ocidental de Nietzsche; Descoberta do inconsciente de Freud; Crítica da técnica por Heidegger e pelos filósofos da Escola de Frankfurt.

A crise da razão O reconhecimento da diversidade cultural. O reconhecimento da importância da interpretação. O reconhecimento de elementos tidos como pré-científicos ou irracionais. Pois o racionalismo extremo levou à barbárie.

Filosofia e ciência Ciência=posse de um saber fruto de um determinado tempo. Filosofia=amor, amizade ou relação com a sabedoria. Filosofia, portanto não é ciência, pois não é posse. Quando entendida como ciência, ela perde sua potência e o pensamento perde seu movimento.