DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREVENÇÃO NA FAMÍLIA, NA ESCOLA E NA COMUNIDADE:
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Saúde e Prevenção nas Escolas
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Escolas Promotoras de Saúde
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A Escola e as Mudanças Sociais
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Multiplicadores do Estilo de Vida Saudável.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Projeto Contadores De Histórias
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Escolas Promotoras de Saúde
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Público Escola.
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Prevenção ao uso de drogas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Projeto “Jovem Legal”.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Universidade Federal do Rio Grande Psicologia Educacional
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
1ª Formação de Professores Coordenadores
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Faculdade de Tecnologia e Ciências IV Semestre – Psicologia Saúde Coletiva Amélia Guimarães Jeciana Botelho Thamires Lima Sumaia santos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
TEMAS TRANSVERSAIS.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Clarice Traversini Diretora de Currículos e Educação Integral Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Curso para Gestores Escolares: Florianópolis/2013.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM AMPLAMENTE TRABALHADOS JUNTO À GESTÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS.

AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE CAPACITAÇÕES, OFICINAS, PALESTRAS, EVENTOS, REUNIÕES DE GRUPOS, PROJETOS, FORMAÇÃO DE PARCERIAS, ATIVIDADES CULTURAIS VOLTADAS À PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM DIFERENTES ÁREAS(AMBIENTAL, SOCIOECONÔMICA, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, VIOLÊNCIA, SEXUALIDADE, EPIDEMIOLOGIA, DROGADIÇÃO, EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA, ENTRE OUTRAS).

METODOLOGIA DO TRABALHO LEVANTAMENTO DIAGNÓSTICO; ANÁLISE DE DADOS; REFLEXÕES; IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES;

DROGADIÇÃO NA ANÁLISE DOS DADOS DE 2005, OBSERVA-SE: DROGAS MAIS CONSUMIDAS PELOS ESTUDANTES:ÁLCOOL, TABACO, MACONHA, LOLÓ, CRACK A DROGA VEM DAS PROXIMIDADES DA ESCOLA, COM ALGUMAS EXCEÇÕES O TABACO APARECE COM ÍNDICE ELEVADO O USO DE DROGAS LÍCITAS APRESENTAM SUA ORIGEM ESTIMULADO PELO USO FEITO PELOS FAMILIARES HÁ NECESSIDADE DE VALER A LEGISLAÇÃO SOBRE O FUMO BUSCA-SE O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EM PARCERIAS COM OUTRAS INSTITUIÇÕES. MUITAS VEZES AS AÇÕES DISCUTEM AS DROGAS E, NÃO A DROGADIÇÃO É NECESSÁRIO QUE SE TRABALHE AS CAUSAS QUE LEVAM AO CONSUMO: SOCIAIS, ESTRUTURA FAMILIAR, BUSCA DE IDENTIDADE, VULNERABILIDADE, FALTA DE PERSPECTIVA DE VIDA NECESSIDADE DE UMA LEITURA MAIS ADEQUADA DO CONTEXTO DAS COMUNIDADES ESCOLARES.

REFLEXÕES DROGADIÇÃO VISTA COMO SINTOMA SOCIAL; DEVE SER ENFRENTADA COM ESTRATÉGIAS DE FORTALECIMENTO DOS FATORES DE PROTEÇÃO E MINIMIZAÇÃO DOS FATORES DE RISCO, RESSIGNIFICANDO A ESCOLA PARA A ESCUTA DE SUAS COMUNIDADES E DIVERSIDADES.

FATORES DE RISCO CURIOSIDADE POR EXPERIMENTAR PRESSÃO DO GRUPO DE IGUAIS HEDONISMO CONTESTAÇÃO E CONFLITO COM AS NORMAS ANGÚSTIA E MEDO DO DESCONHECIDO VÍNCULO E CONTROLE FAMILIAR FRAGILIZADO.

DISPONIBILIDADE DE DROGAS AUSÊNCIA DE FIGURAS QUE REPRESENTEM AUTORIDADE PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA SINTOMAS SOCIAIS DA CONTEMPORANEIDADE FALTA DE PERSPECTIVA DE VIDA FALTA DE VÍNCULOS AFETIVOS CONSISTENTES AUSÊNCIA DE ESCUTA

FATORES DE PROTEÇÃO CANALIZAR POSITIVAMENTE A CURIOSIDADE DESENVOLVER HABILIDADES SOCIAIS PROMOVER UMA VIVÊNCIA RICA E DIVERSA FAVORECER UM EXERCÍCIO RAZOÁVEL DA AUTORIDADE DOS PAIS RESGATAR O PAPEL DOS ADULTOS INFORMAÇÃO E REFLEXÃO

CONHECER A HISTÓRIA FAMILIAR TRABALHAR AS QUESTÕES SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS VALORIZAR O ESTUDO E LEVAR O JOVEM A AUTORIA DE SUA VIDA RESGATAR RELAÇÕES AFETIVAS OFERECER ESCUTA AOS ADOLESCENTES - ACOLHIMENTO SEGURO E CONTINENTE

AÇÕES PARCERIA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES REALIZAÇÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE CADA MICRORREGIÃO INFORMAR, REFLETIR E QUESTIONAR SOBRE O USO/ABUSO DE DROGAS

PROMOVER APRENDIZAGEM , CONSIDERANDO-SE A DIVERSIDADE E O PÚBLICO ALVO INVESTIR NA ESTIMA DOS ALUNOS, TRABALHANDO A CONSTRUÇÃO PESSOAL INCENTIVAR O CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE REDES PROMOVER EVENTOS CULTURAIS TEMÁTICA DENTRO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA RESSIGNIFICAR NOSSA ESCOLA

ESCOLA RESSIGNIFICADA DESENVOLVIMENTO TEMAS TRANSVERSAIS DE ACORDO COM OS PCN(PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS); CONFORME OS PCN - NECESSIDADE DE QUE AS CONCEPÇÕES REFERENTES A SAÚDE OU SOBRE O QUE É SAUDÁVEL, VALORIZAÇÃO DE HÁBITOS E ESTILOS DE VIDA, ATITUDES PERANTE AS DIFERENTES QUESTÕES RELATIVAS À SAÚDE PERPASSEM TODAS AS ÁREAS DE ESTUDO, DE MODO CONTEXTUALIZADO NO COTIDIANO ESCOLAR; ESPAÇO PROPÍCIO À FORMAÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS, CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, REFLEXÃO; TRANSFORMAÇÃO DE MODOS DE VIDA;

É FUNDAMENTAL QUE O EDUCADOR COMPREENDA QUE OS GRUPOS SOCIAIS TÊM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS, DIFERENTES ENTRE SI, MAS NÃO PODEM SER VALORADOS – NÃO HÁ GRUPOS MELHORES OU PIORES. HÁ FORMAS DIVERSAS DE VER E ESTAR NO MUNDO.