DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM AMPLAMENTE TRABALHADOS JUNTO À GESTÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS.
AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE CAPACITAÇÕES, OFICINAS, PALESTRAS, EVENTOS, REUNIÕES DE GRUPOS, PROJETOS, FORMAÇÃO DE PARCERIAS, ATIVIDADES CULTURAIS VOLTADAS À PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM DIFERENTES ÁREAS(AMBIENTAL, SOCIOECONÔMICA, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, VIOLÊNCIA, SEXUALIDADE, EPIDEMIOLOGIA, DROGADIÇÃO, EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA, ENTRE OUTRAS).
METODOLOGIA DO TRABALHO LEVANTAMENTO DIAGNÓSTICO; ANÁLISE DE DADOS; REFLEXÕES; IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES;
DROGADIÇÃO NA ANÁLISE DOS DADOS DE 2005, OBSERVA-SE: DROGAS MAIS CONSUMIDAS PELOS ESTUDANTES:ÁLCOOL, TABACO, MACONHA, LOLÓ, CRACK A DROGA VEM DAS PROXIMIDADES DA ESCOLA, COM ALGUMAS EXCEÇÕES O TABACO APARECE COM ÍNDICE ELEVADO O USO DE DROGAS LÍCITAS APRESENTAM SUA ORIGEM ESTIMULADO PELO USO FEITO PELOS FAMILIARES HÁ NECESSIDADE DE VALER A LEGISLAÇÃO SOBRE O FUMO BUSCA-SE O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EM PARCERIAS COM OUTRAS INSTITUIÇÕES. MUITAS VEZES AS AÇÕES DISCUTEM AS DROGAS E, NÃO A DROGADIÇÃO É NECESSÁRIO QUE SE TRABALHE AS CAUSAS QUE LEVAM AO CONSUMO: SOCIAIS, ESTRUTURA FAMILIAR, BUSCA DE IDENTIDADE, VULNERABILIDADE, FALTA DE PERSPECTIVA DE VIDA NECESSIDADE DE UMA LEITURA MAIS ADEQUADA DO CONTEXTO DAS COMUNIDADES ESCOLARES.
REFLEXÕES DROGADIÇÃO VISTA COMO SINTOMA SOCIAL; DEVE SER ENFRENTADA COM ESTRATÉGIAS DE FORTALECIMENTO DOS FATORES DE PROTEÇÃO E MINIMIZAÇÃO DOS FATORES DE RISCO, RESSIGNIFICANDO A ESCOLA PARA A ESCUTA DE SUAS COMUNIDADES E DIVERSIDADES.
FATORES DE RISCO CURIOSIDADE POR EXPERIMENTAR PRESSÃO DO GRUPO DE IGUAIS HEDONISMO CONTESTAÇÃO E CONFLITO COM AS NORMAS ANGÚSTIA E MEDO DO DESCONHECIDO VÍNCULO E CONTROLE FAMILIAR FRAGILIZADO.
DISPONIBILIDADE DE DROGAS AUSÊNCIA DE FIGURAS QUE REPRESENTEM AUTORIDADE PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA SINTOMAS SOCIAIS DA CONTEMPORANEIDADE FALTA DE PERSPECTIVA DE VIDA FALTA DE VÍNCULOS AFETIVOS CONSISTENTES AUSÊNCIA DE ESCUTA
FATORES DE PROTEÇÃO CANALIZAR POSITIVAMENTE A CURIOSIDADE DESENVOLVER HABILIDADES SOCIAIS PROMOVER UMA VIVÊNCIA RICA E DIVERSA FAVORECER UM EXERCÍCIO RAZOÁVEL DA AUTORIDADE DOS PAIS RESGATAR O PAPEL DOS ADULTOS INFORMAÇÃO E REFLEXÃO
CONHECER A HISTÓRIA FAMILIAR TRABALHAR AS QUESTÕES SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS VALORIZAR O ESTUDO E LEVAR O JOVEM A AUTORIA DE SUA VIDA RESGATAR RELAÇÕES AFETIVAS OFERECER ESCUTA AOS ADOLESCENTES - ACOLHIMENTO SEGURO E CONTINENTE
AÇÕES PARCERIA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES REALIZAÇÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE CADA MICRORREGIÃO INFORMAR, REFLETIR E QUESTIONAR SOBRE O USO/ABUSO DE DROGAS
PROMOVER APRENDIZAGEM , CONSIDERANDO-SE A DIVERSIDADE E O PÚBLICO ALVO INVESTIR NA ESTIMA DOS ALUNOS, TRABALHANDO A CONSTRUÇÃO PESSOAL INCENTIVAR O CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE REDES PROMOVER EVENTOS CULTURAIS TEMÁTICA DENTRO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA RESSIGNIFICAR NOSSA ESCOLA
ESCOLA RESSIGNIFICADA DESENVOLVIMENTO TEMAS TRANSVERSAIS DE ACORDO COM OS PCN(PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS); CONFORME OS PCN - NECESSIDADE DE QUE AS CONCEPÇÕES REFERENTES A SAÚDE OU SOBRE O QUE É SAUDÁVEL, VALORIZAÇÃO DE HÁBITOS E ESTILOS DE VIDA, ATITUDES PERANTE AS DIFERENTES QUESTÕES RELATIVAS À SAÚDE PERPASSEM TODAS AS ÁREAS DE ESTUDO, DE MODO CONTEXTUALIZADO NO COTIDIANO ESCOLAR; ESPAÇO PROPÍCIO À FORMAÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS, CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, REFLEXÃO; TRANSFORMAÇÃO DE MODOS DE VIDA;
É FUNDAMENTAL QUE O EDUCADOR COMPREENDA QUE OS GRUPOS SOCIAIS TÊM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS, DIFERENTES ENTRE SI, MAS NÃO PODEM SER VALORADOS – NÃO HÁ GRUPOS MELHORES OU PIORES. HÁ FORMAS DIVERSAS DE VER E ESTAR NO MUNDO.