PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Advertisements

SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 7. SIE MRP e MRP II Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
1 Estratégias em Gestão de Material: Desempenho, enfoques e tendências da Administração de Materiais, Indicadores, Benchmarking.
Produção - Cadastro de Ordem de Produção (Lote). OBJETIVO: Cadastrar as Ordens de Produção no sistema.
Perguntas 1)A logística foi utilizada, primeiramente, em que contexto ? 2)Em um macroambiente, distingue as mudanças de caráter laminar das caráter turbulento.
Lotes Econômicos de Compra e Fabricação Naiara Calife.
Benchmarking no Serviço Logístico. 2 Práticas descobertas pela Xerox através do benchmarking de não-concorrentes Tipo de CompanhiaPrática Atacadista de.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
EMPRREENDEDORISMO NO COMEX
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
Critérios de Desempenho
A Seman atua á 28 anos no mercado industrial e é pioneira em soluções de manipulação de cargas, com fornecimentos nacionais e internacionais. Os produtos.
CONTABILIDADE GERENCIAL
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
MED Prof. Welington Aleixo.
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen.
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Conceitos Básicos de Custos
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Projeto do produto e seleção de processos
Gerenciamento da Responsabilidade Social
A importância da Logística para as Organizações
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
GESTÃO DE LOGÍSTICA ESTOQUES.
ADMINISTRAÇÃO CIÊNTIFICA
Marketing Planejamento Estratégico em Logística
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Planejamento de Produção
SOFTWARE DE GESTÃO PARA AQUICULTURA
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Introdução à Administração
“PROCESSO DE FABRICAÇÃO E RASTREABILIDADE”
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Martins & Alt Editora Saraiva 1 Os RecursosCAPÍTULO.
Projeto Rondon - Operação Itapemirim/ ES
Arranjo Físico Celular
IFSC- Agroecologia Luana Pires da Silva
Gestão da Logística de Distribuição
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Planejamento e Controle da Produção -
Conceitos essenciais em Logística de Distribuição
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 8
Armazenagem e Manuseio de Materiais
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
MRP e MRP II Planejamento das Necessidades de Material
Introdução à Administração de Materiais
ADMINISTRAÇÃO GESTÃO de CUSTOS
O que é Armazenagem. O que são centros de distribuição
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Prof. Alberto Martins Júnior
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar Projeto 04/SIAC/2015 – SIAC Caraterização.
8 – ESTOQUE - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
PROGRAMA MESTRE DA PRODUÇÃO
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
Teoria das restrições em redes de operações
Operação Convencional
Logística e Gerenciamento da
A Administração de Material corresponde, no seu todo ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas de aquisição, guarda,
A CONTRIBUIÇÃO DO LEAN MANUFACTURING PARA AS EMPRESAS
Planejamento e Controle da Produção
Just-in-Time e Sistemas enxutos
ADM: EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO Capítulo 3 – O PLAC na Empresa Industrial V. H. RUSSOMANO - PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO 4ª ed. Biblioteca Pioneira de Administração e Negócios Prof. Wyser José Yamakami wyser@dem.feis.unesp.br

3 PLAC NA EMPRESA INDUSTRIAL (V. H. RUSSOMANO) 3.1 DEFINIÇÕES FÇ DE COORD. NÃO É UMA ATIVI// FIM, MAS ATIVI// MEIO. É UM APOIO DE COORDENAÇÃO. NÃO É UM APOIO ESPECIALIZADO. PRECISA ENTENDER UM POUCO DE TUDO E CONHECER TODOS PROBL. BURBIDGE: “CONTR. DA PRODUÇÃO É A FÇ DA ADM. QUE PLANEJA, DIRIGE E CONTR. O SUPRI/O DE MAT. E ATIVI// DE PROCESSA/O DA EMPRESA, DE MODO QUE OS PRODUTOS ESPECIFIC. SEJAM PRODUZIDOS POR MÉTODOS PREESTABELECIDOS P/ CONSEGUIR UM PROGR. DE VENDAS APROVADO; ESSAS ATIVI// DESEMPENHADAS DE TAL MANEIRA QUE OS R. H, FACILI// IND. E CAPITAL DISP. SÃO USADOS C/ MÁX. VANTAGEM.”

3.2 O QUE SE ESPERA DO PLAC VENDAS: MELHORES PRODUTOS; VARIEDADE DE MODELOS; PREÇO COMPETITIVO; PASSAR PEDIDOS NA FRENTE DE OUTROS. PRODUÇÃO: PRODUTIVIDADE; PRODUZIR O MÁX. DE UM PRODUTO C/ MENOR NO MODELOS; PROGR. ESTÁVEIS E INFORM. C/ O MÁX. DE ANTECEDÊNCIA.

3.3 TIPOS DE PLAC PRODUÇÃO REPETITIVA  PLAC POR ORDEM. PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA  PLAC P/ PROJETOS ESPECIAIS. PRODUÇÃO CONTÍNUA  PLAC POR FLUXO.

Sistemas Contínuos e PCP + - Estoques de MP de PA Processo Produtivo MP PA Dinâmica do PCP PMP define Velocidade do Fluxo Foco na Logística de Abastecimento de MP e Distribuição

Sistemas de Produção em Massa e PCP Dinâmica do PCP PMP define Velocidade do Fluxo TC = TD/D Foco na Logística de Abastecimento (MP e SM) e de Entrega de PA Estoques de MP de PA MP PA Supermercados ROP = TC

Sistemas Repetitivos em Lotes e PCP Dinâmica do PCP PMP define necessidades de PA MRP define nece ssidades de OC/OF/OM Foco no seqüenciamento das ordens Estoque s PC e MP Estoques de PA SM PA1 2

Produção Focalizada em Células Kanban PA PC MP Kanban PC TC PA1 2 Produção Enxuta Produção em Fluxo Unitário Redução dos Setups Redução dos Lotes Redução do s Lead T ime Redução dos Estoques Polivalência da MOD Padrão de Operação (TC)

Produção Sob Encomenda e PCP Estoques PC e MP Dinâmica do PCP Vendas negocia com Cliente APS (capacidade finita) visualiza carregamento do sistema Foco no atendimento da data de entrega PA ? Com tempos de atividades altos – PERT/CPM para gerenciamento de projetos

3.4 PRÉ-REQUISITO DO PLAC ROTEIRO DA PRODUÇÃO: CONHECI/O DO PRODUTO ACABADO. PLANEJ. GLOBAL DA PRODUÇÃO: FACILI// INDUSTRIAIS E REC. FINANCEIROS:

Engenharia Industrial ROTEIRO DA PRODUÇÃO Depto de Engenharia Engenharia Produto - Projeto produto - Desenho e especificações Engenharia Industrial - Como o produto será montado - Quais peças serão compradas e fabricadas Fluxograma do produto, Relação de peças; Seqüências de operações; Folhas de matérias-primas Folhas de máquinas PLAC Depto de Produção

PLANEJAMENTO GLOBAL Comitê executivo: ger. Marketing, ger. Industrial; ger. Financeiro e Presidente da empresa. Acerto da Programação da Produção (p/ 1 ano) perspectiva venda; capacidade de produção; recursos financeiros.

3.5 FUNÇÕES DO PLAC PLANEJ. E CONTROLE DE ESTOQUES; EMISSÃO DE ORDENS; PROGR. DAS ORDENS DE FABRICAÇÃO – O.F.; MOVIMENTAÇÃO DAS O. F.; ACOMPANHA/O DA PRODUÇÃO.

PLANEJ. E CONTR. ESTOQUES: - PLAC MANTÉM A PRODUÇÃO C/ MAT. PRIMAS, PEÇAS, ACESSÓRIOS. - PRECISA ESTAR EM CONTATO CTE C/ A EMISSÃO DE ORDENS. - PREOCUPA-SE EM MANTER O ESTOQ. BÁSICO . EMISSÃO DE ORDENS: - PREPARAÇÃO DO PROGR. DE PRODUÇÃO. - PROVIDÊNCIAR ITENS NECESSÁRIOS À PRODUÇÃO. PROGR. ORDENS FABRICAÇÃO: - DIZER QDO O. F. SERÃO EXECUT. P/ VIABILIZAR ATENDI/O DAS O. F. ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO: - PERMITE CORREÇÕES QUE GARANTIRÃO A EXECUÇÃO DO PROGRAMA PREVISTO.