TREINAMENTO PROTEÇÃO DAS MÃOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cód.: PIM-TDPS-HS-0028-Rev.02 UHE Belo Monte - Sítio Pimental.: 0 Nº 214 Segunda-feira PREVENÇÃO APR – ANALISE DE RISCO APR – ANALISE DE RISCO Nº 94 Terça-feira.
Advertisements

Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
São eventos  Súbitos  Indesejáveis  Inesperados em relação ao momento de ocorrência Implicam liberação de energia Acarretam lesões nos acidentados.
Ergonomia Nome : Rodrigo Satiro 1 Modulo Automacao.
Instituto Oncoguia Nossa missão: Transformar a realidade do câncer no Brasil por meio de informação de qualidade e ações de promoção.
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
Princípios da multilateralidade e da especificidade
5 Razões Para Você Proteger Suas MÃOS Suas mãos são preciosas, são suas Ferramentas Naturais, com elas você segura, empurra, etc. As mãos são os olhos.
Instruções Básicas de Combate a incêndio b O que é FOGO? b Fogo, cientificamente chamado combustão, é a reação química entre o combustível e oxigênio do.
Os dez mandamentos da segurança em energia elétrica Dicas de Segurança.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
Curso da LCN Prof. Leonardo Deble
Estudando para o ENEM de forma invertida
MÃOS & DEDOS.
Ciências da Natureza e suas O CONGELAMENTO DOS LAGOS
Qual é o objetivo de nossa empresa?
Ambiente de trabalho e saúde
Capacitação para ações integradas em enchentes e alagamentos
PME Acústica Aplicada ao Controle de Ruído
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
Qualidade de Vida no Trabalho
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO Condições de Segurança no Trabalho
Marcelle La Guardia Situated Consultoria e Pesquisa
MARTELETE PNEUMÁTICO.
Questões Ergonômicas: A Visão como um ICEBERG
METEREOLOGIA Página 147.
SEGURANÇA NO USO E MANUSEIO DE GASES E EQUIPAMENTOS OXICOMBUSTÍVEIS
Segurança no Lar PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR.
Saúde e Riscos Ocupacionais
Parte III – Planejando o Projeto
Raspadeira de Carne Pneumática
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Uma empresa que tem como objetivo revolucionar o formato do fornecimento de óculos de segurança, desde o atendimento até nos modelos trabalhados, buscando.
Comportamento do Consumidor
Arranjo Físico Celular
Projetando 2018 PROJETO FILIPE.
Treinamento de 1 Ponto APR- ANALISE PRELIMINAR DE RISCO
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Leonardo Rodrigues EEEFM “Graça Aranha”
Equipamento de Proteção Individual EPI
Treinamento 1.
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS DA TAREFA
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Saúde: Utilidade Pública
Educação Física Primeiros Socorros.
(OVACE) Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho e Alterações Respiratóriais Profª Renata Guzzo Souza Belinelo.
1- HISTÓRICO PUBLICADO EM 2001 PELA ABIQUIM (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA QUÍMICA) REVISÃO ATUAL: 2005.
SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC
“PLANEJAMENTO E PREVENÇÃO À EMERGÊNCIA E ACIDENTES INDUSTRIAIS”
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
Regras de laboratório - EPIs
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Saúde: Utilidade Pública
Como Investigar um Acidente de Trabalho
Educação Física Primeiros Socorros.
E P I EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Prevenção de acidentes
AGENDA DE TREINAMENTOS Agosto / 2018
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Retrato da gestão da saúde e segurança na indústria brasileira
Transcrição da apresentação:

TREINAMENTO PROTEÇÃO DAS MÃOS

PROTEÇÃO DAS MÃOS OBJETIVO Conscientizar os funcionários quanto a importância das mãos tanto no trabalho como na vida pessoal. IMPORTANCIA DAS MÃOS Pense quantas coisas fazemos desde o momento em que acordamos e quantas vezes utilizamos as mãos. As mãos são essenciais para o trabalho, são elas que executam as atividades do nosso dia a dia por isso são mais vulneráveis a acidentes.

CAUSAS DE LESÕES NAS MÃOS PROTEÇÃO DAS MÃOS CAUSAS DE LESÕES NAS MÃOS Operação de equipamento sem autorização; Não usar EPI adequado para atividade; Brincadeiras; Realizar manutenção de equipamentos em movimento; Partes moveis sem proteção: Engrenagens; Eixos; Correntes; Correias; Ferramentas de Cortes.

PROTEÇÃO DAS MÃOS FATORES PESSOAIS Capacidade física e fisiológica inadequada; Visão deficiente; Distúrbios emocionais; Fadiga devido a falta de descanso; Carga ou duração das tarefas; Sobrecarga emocional; Ordens confusas; Falta de experiência; Falta de treinamento; Falta de habilidade; Motivação deficiente; Uso de medicamentos drogas licitas e ilícitas.

TIPOS DE LESÕES PODEM OCORRER NÁS MÃOS PROTEÇÃO DAS MÃOS TIPOS DE LESÕES PODEM OCORRER NÁS MÃOS Cortes; Fraturas; Perfurações; Amputações; Queimadura; Ferimento cortante; Prensado por objeto; Energia elétrica; Superfícies Cortantes; Queda de objeto; Impacto; Baixa temperatura.

PROTEÇÃO DAS MÃOS CONSEQÜÊNCIA DE ACIDENTES NAS MÃOS PROFISSIONAL Dificuldades de ingressos em empregos; Alteração da função; Dificuldades nas realizações de tarefas. SOCIAL Restrições de atividades; Impossibilitado à prática de esportes; Sensação de incapacidade. PESSOAL Dificuldades de alimentar, vestir e higiene pessoal; Problemas psicológicos, inclusive no meio familiar; Dependência de pessoas; Limitação física.

PROTEÇÃO DAS MÃOS A PREVENÇÃO DE LESÕES ÀS MÃOS & DEDOS REQUER: Treinamento Controles de engenharia Ferramentas e equipamentos apropriados EPIs efetivos Comportamento Seguro Reportar Perigos Prontamente Pensar Antes de Agir

PROTEÇÃO DAS MÃOS 5 RAZÕES PARA VOCÊ PROTEGER SUAS MÃOS Suas mãos são preciosas, são suas Ferramentas naturais, com elas você segura, empurra, etc. As mãos são os olhos dos cegos e voz dos mudos Você só tem duas, elas são importantes para o seu sustento e o de sua família. Elas são frágeis e estão expostas a riscos diariamente, arestas cortantes, facas, etc...,são inimigos de mãos desatentas. A mão é a região do corpo mais lesionada por acidentes. Qualquer ferimento, limita as suas mãos. Portanto, a segurança de suas mãos, está em suas MÃOS Não existem mãos de reserva, elas nunca serão encontradas no almoxarifado para reposição. Nada as substitui completamente.

PROTEÇÃO DAS MÃOS Luvas Protetoras São importantes para o desenvolvimento de determinadas funções; . Use luvas sempre que for movimentar ou remover peças ou equipamentos quentes; . Nunca use luvas além das medidas das suas mãos, isto é, luvas grandes ou muito folgadas.

PROTEÇÃO DAS MÃOS 10 MANDAMENTOS PARA PROTEÇÃO DAS MÃOS Não opere nenhuma máquina, sem conhecê-la bem; Verifique se a máquina usa alguma proteção. As vezes a proteção é retirada e não é colocada novamente no lugar. Providencie a recolocação o mais rápido possível; Se tiver alguma dúvida, procure o seu Supervisor de Turno; Ao manipular Materiais, identifique se é Agressivo e faça uso de Luva Adequada; Observe os pontos onde pode machucar, eliminando-os;

PROTEÇÃO DAS MÃOS 10 MANDAMENTOS PARA PROTEÇÃO DAS MÃOS Mantenha seus dedos fora do Perigo, ao deixar objetos pesados ou usar alavancas para abrir; As facas, estiletes representam riscos para as mãos e dedos. As facas e estiletes são as mais perigosas, uma lâmina bem afiada requer menos força, assim sendo existe menor possibilidade que esta perca o controle; Nunca manuseie um objeto cortante em direção ao próprio corpo; As chaves machucam, principalmente dedos, quando usadas de forma incorreta. Use a ferramenta adequada; Comunique a sua chefia, se constatar alguma ferramenta defeituosa, não espere acontecer algum acidente.

PROTEÇÃO DAS MÃOS TRATAMENTO MÉDICO DAS LESÕES NAS MÃOS Cortes e Lesões Faça pressão sobre a parte afetada com um pano limpo. Queimaduras Aplique um jato de água fria com pressão moderada, logo após o acidente, para aliviar a dor e para diminuir a gravidade da queimadura.

PROTEÇÃO DAS MÃOS TRATAMENTO MÉDICO DAS LESÕES NAS MÃOS Amputações A amputação da mão ou de um dedo é provavelmente a lesão mais grave que pode sofrer um trabalhador: Eis algumas medidas de emergência: Faça pressão sobre a área afetada imediatamente; Conduza a vítima para um lugar tranqüilo, onde ela possa repousar até a chegada da ambulância; Envolva a parte amputada com uma esponja limpa e a coloque num saco plástico; Em seguida, coloque o saco plástico e o órgão num recipiente com água gelada ou gelo.

Segurança é um bom negócio. PROTEÇÃO DAS MÃOS Cada um de nós tem o poder e habilidade para prevenir lesões, não somente a nós mesmos, mas aos outros. O reconhecimento, avaliação e controle de perigos irá diminuir o risco e prevenir incidentes. Segurança é um bom negócio. Nervosismo