Proporcionalidade Inversa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proporcionalidade Inversa.
Advertisements

Proporcionalidade Inversa como função
1. A tabela seguinte relaciona o comprimento do lado com a área de quadrados. Lado (cm) 4……10…15 Área (cm 2 ) …4981…144… 1.1 Completa a tabela. 1.2 Determina.
Desenho técnico – Projeto elétrico
LOGARITMOS EQUAÇÕES. Função logarítmica Uma função f: é função logarítmica quando existe um número real a, com a > 0 e a ≠ 1, tal que f(x) = log a x para.
Capítulo 1 NÚMEROS INTEIROS.
Função Composta. Idéia de função composta Paulo,o administrador de um parque de animais selvagens, precisou fazer um levantamento do número de pessoas.
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
DirectaInversa Exercícios. Proporcionalidade Directa A Sofia foi ao supermercado comprar bolachas. Reparou que 1 pacote de bolachas custa 1,5 €. Quanto.
Geometria Analítica: Estudo das cônicas: Elipse. Definição: Uma elipse é o lugar geométrico formado pelas posições ocupadas por um ponto que se move em.
Geometria 3° encontro.
Geometria Aula 3, ciclo 1.
MMC e MDC.
MATEMÁTICA.
Funções de Várias Variáveis
Cinemática de uma partícula
FUNÇÃO QUADRÁTICA Prof: Iana F Audino.
Razões e Proporções.
Razão e Proporção Matemática Prof. Alisson Ferreira.
Função quadrática: A função geral de 2º grau
Áreas e perímetros de polígonos
E.E. Dona Antônia Valadares
RELAÇÃO ENTRE OS LADOS Em todo triângulo, a medida de qualquer lado é menor que a soma das medidas dos outros dois lados e maior que a diferença entre.
Soluções e Gases Gases.
Exercícios.
Números Complexos Definição: Um número complexo z pode ser definido como um par ordenado (x, y) de números reais x e y, z = (x, y) (1) sujeito.
Números racionais 2,34.
Semelhança 9º ANO – PROFª ELAINE.
Medidas de tendência central
MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E DISPERSÃO
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
Proporcionalidade Direta.
EQUAÇÃO DO 2º GRAU.
ÁLGEBRA LINEAR INDEPENDÊNCIA E DEPENDÊNCIA LINEAR (LI e LD)
Noção de números inteiros
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Funções de Várias Variáveis
Funções.
MATEMÁTICA Semelhança de Figuras.
O PINTOR Em cada página deverás seleccionar o botão que tu achas que corresponde à resposta correcta ou carregar em continuar... Poderás utilizar material.
POTÊNCIAS E RAÍZES.
Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica
Ângulos Triângulos Aplica Aplica
Função Profª. Carla S. Moreno Battaglioli
Representação gráfica dos dados estatísticos
Cinemática. Posição A posição x de uma partícula num eixo é a sua localização em relação à origem. A posição é positiva ou negativa, dependendo de que.
Áreas de Figuras Planas. Área do Retângulo: b h Um retângulo de base b e altura h pode se dividido em b. h quadrados de lados iguais a 1 unidade. A =
19/11/2009. Trigonometria 2 O significado da palavra trigonometria, vem do grego e resulta da conjunção de três palavras: Tri – três Gonos – ângulo Metrein.
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
O que você deve saber sobre
Encontrar o Perímetro.
Função de mais de uma variável
RAZÃO E PROPORÇÃO (Aula 3)
Coordenadas polares Observações:
O que você deve saber sobre
Razão e proporção.
Função modular – Gráficos e Inequações
É COMO UMA MÁQUINA ONDE ENTRAM
Encontrar o Perímetro.
Taxa de variação - Reta tangente - Derivada
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Qual a fórmula para calcular a área de um trapézio? Qual a fórmula para calcular a área do losango? Calcule a área da figura. Volte duas casas! Volte ao.
Potência Trabalho resultante de várias forças Trabalho da força peso Trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento 1 Trabalho, potência e energia.
Vamos aprender a ordenar os números na recta numérica.
Expressões algébricas
EQUAÇÃO DO 2º GRAU Professores: José Junior e Francisco Braga 8ª Série/9º Ano - EF.
01/10/ Círculo Circunferência 3 Circunferência é uma linha curva, plana, fechada e que tem todos os pontos que a constitui, eqüidistantes de um.
MATEMÁTICA.
Prof. Paulo Salgado Geometria Analítica Prof. Paulo Salgado
Transcrição da apresentação:

Proporcionalidade Inversa

Actividade: Com 12 quadradinhos iguais, com 1 cm de lado, constrói vários retângulos, todos com a mesma área. Recorda: Área do rectângulo = base x altura

Preenche a seguinte tabela: Área base altura

Assim,

Que relação existe entre a variação da base e da altura de cada rectângulo? Verifica-se que quando uma das dimensões duplica, a outra reduz-se a metade; quando uma triplica, a outra reduz-se à terça parte,... Conclusão: Ao aumento da base corresponde uma diminuição da altura na mesma proporção e vice-versa

O produto das duas dimensões é constante: Repara que: O produto das duas dimensões é constante: base x altura =12 Grandezas desta forma dizem-se inversamente proporcionais. Designando: x medida da base e y medida da altura A relação x x y = 12 é uma proporcionalidade inversa 12 é a constante de proporcionalidade

Recorda: Uma Função é uma correspondência entre dois conjuntos A e B, tal que a cada elemento de A corresponde um e um só elemento de B

Pela observação do gráfico e da tabela verificámos que a cada valor de x corresponde um único valor de y. Logo, y é função de x. Área base altura 12 1 2 6 3 4

Podemos “arrumar” os rectângulos de área 12 e dimensões inteiras num gráfico: Verificamos que os pontos estão sobre uma curva a que se chama hipérbole

Será que com as coordenadas de outros pontos do gráfico é possivel descobrir mais rectângulos de área 12? Repara que: Conhecendo a base, a altura é dada por: Û = y x 12 ´ x y 12 =

Vejamos alguns exemplos: base altura rectângulo coordenadas x = 1,5 (1,5;8) x = 2,5 (2,5;4,8) x = 7,5 (7,5;1,6) 8 1,5 2,5 4,8 7,5 1,6

Vamos “arrumar” estes novos rectângulos no nosso gráfico:

y = Actividade: x 12 Já representámos gráficamente a função de proporcionalidade inversa x sabendo que x é um número positivo (representa uma medida de comprimento). y 12 = Representa gráficamente a função sabendo que x é um número relativo qualquer diferente de zero.

y = x 12 Resolução: x -1 -12 -2 -6 -4 -3 1 12 2 6 4 3 Como x é um número relativo qualquer, diferente de zero vamos-lhe atribuir valores positivos e negativos. x -1 -12 -2 -6 -4 -3 1 12 2 6 4 3

De um modo geral, O gráfico de uma função de proporcionalidade inversa é sempre uma hipérbole. Repara que a hipérbole passa pelo ponto (1,k). K é a constante de proporcionalidade. Numa função cujo domínio é apenas o conjunto dos números positivos ou apenas o conjunto dos números negativos, o gráfico é apenas um ramo da hipérbole.

Repara que: No gráfico de uma proporcionalidade inversa, o produto das coordenadas de qualquer ponto é sempre o mesmo – a constante de proporcionalidade. Uma função de proporcionalidade inversa pode ser representada por uma expressão analítica, por uma tabela ou por um gráfico.

Duas variáveis x e y são inversamente proporcionais quando o produto de quaisquer dois valores correspondentes é constante e diferente de zero. x x y = k ou y=k/x (k constante diferente de zero) K é a constante de proporcionalidade inversa. De um modo geral,

Fim