DESIGN THINKING.

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Transcrição da apresentação:

DESIGN THINKING

Design Thinking Design Thinking é uma abordagem centrada nas pessoas que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso de um produto/ projeto. Tim Brown, presidente e CEO, IDEO

Produtos/Projetos Inovadores As pessoas desejam pois isto atende às suas necessidades e desejos DESEJÁVEL VIÁVEL É uma ideia / projeto / produto sustentável no grupo, no mercado, no planeta FACTÍVEL É possível criar pois dispomos de tecnologia e conhecimento para tal

DESIGN THINKING APLICAÇÃO Usa conceitos e ferramentas do design para solucionar problemas reais complexos, de forma interdisciplinar colaborativa e focada no usuário

Criar opções Fazer escolhas Divergir Convergir

1 - DESCOBERTA Identificação do problema no mercado que necessite de uma ou mais soluções.

2 - IMERSÃO OU INTERPRETAÇÃO Estudo do problema sob diferentes aspectos, com base em diferentes fontes para identificar suas particularidades, complexidade e abrangência.

DESIGN THINKING

As possíveis soluções para o problema precisam ser apontadas. 3 - IDEAÇÃO As possíveis soluções para o problema precisam ser apontadas. Quando surge mais de uma solução para um mesmo problema, quais das soluções identificadas é a mais recomendada.

4 – EXPERIMENTAÇÃO OU PROTOTIPAÇÃO A solução escolhida ganha forma. É o primeiro modelo de um produto ou serviço, que está em fase de testes, estudo ou planejamento.

O que é um protótipo? Primeiro modelo de um produto ou serviço, que está em fase de testes, estudo, ou planejamento. MVP Minimum Viable Product

4 - PROTÓTIPO

Decisão de levar o projeto adiante. 5 - EVOLUÇÃO Decisão de levar o projeto adiante. Desenvolvimento de um plano de negócios, para colocar o produto/serviços no mercado.

DESIGN THINKING CONTEXTO Analisar com atenção o problema e sublinhar as dúvidas. Discussão em equipe para elucidar as dúvidas. Como as outras disciplinas do módulo se relacionam com o problemas? Registrar as dúvidas na matriz CD depois da conversa.

aprofundamento Matriz de certezas e dúvidas CERTEZAS DÚVIDAS EMPRESÁRIOS TÊM MUITAS DÚVIDAS SOBRE AS MELHORES PRÁTICAS QUAIS SÃO AS MELHORES PRÁTICAS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS? É MUITO DIFÍCIL ALINHAR MARKETING, PRODUÇÃO E LOGÍSTICA QUEM FAZ ISSO BEM FEITO? ROTEAMENTO EFICIENTE NÃO É COMUM COMO É UM ROTEAMENTO INTELIGENTE?

LIMPO E RÁPIDO METRÔ PAULISTANO CERTEZAS 4 MILHÕES DE USUÁRIOS/DIA DÚVIDAS LIMPO E RÁPIDO 4 MILHÕES DE USUÁRIOS/DIA BAIXO CONFORTO NOS HORÁRIOS DE PICO PORQUE NÃO PODE PAGAR PASSAGEM COM CARTÃO? PORQUE NÃO TEM WIFI? PORQUE PLACAS E AVISOS NÃO SÃO BILINGUES?

MAPA CONCEITUAL São estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma espécie de rede de proposições, de forma mais clara.

RESOLVE QUAIS PROBLEMAS? QUAIS OUTROS BENEFÍCIOS? O QUE É ESSE PRODUTO? RESOLVE QUAIS PROBLEMAS? PRODUTO “X” QUAIS OUTROS BENEFÍCIOS? QUEM VAI USAR? MAPA CONCEITUAL QUANTO CUSTA?

BRAINSTORMING Com base nas pesquisas e entrevistas, listar o maior número de problema-oportunidade em 5 minutos Atividade para explorar a potencialidade criativa  Criatividade é bem vinda;  Grande quantidade de ideias é necessária;  Combinação e aperfeiçoamento de ideias é fundamental.

BRAINSTORMING Gerar ideias individualmente 10min Compartilhar ideias 10min Construir em cima das ideias 30 min Selecionar 3 ideias 10 min

Convergência - escolha do problema-oportunidade viável Interdisciplinar desejável factível

Capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. É um método que promove o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta, em outras palavras, o Storytelling tem um caráter muito mais persuasivo do que invasivo.

ROTEIRO DE ENTREVISTA DESEJOS