QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Realidade dos Centros Urbanos
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
UNICEF no Mundo Hoje, atua em 190 países em todo o mundo, defendendo os direitos humanos de crianças e adolescentes Sede / Escritórios centrais Escritórios.
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Saúde e Prevenção nas Escolas
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Quais são os Objectivos do Milénio?
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
Desafio Como fortalecer e concretizar políticas públicas na área da criança e do adolescente? Organizações de atendimento (governamentais e não-governamentais)
Educação Escolar Indígena
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Profª Maria Cecilia Ziliotto
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
A PRIMEIRA INFÃNCIA NA AGENDA DO UNICEF BRASIL
“La discriminación por etnia o raza”
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
A primeira infância,cidadania já.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Rio Mulher.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
A Experiência do Selo UNICEF no Semiárido
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
“Podem as empresas sustentáveis
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Histórico do Plano Nacional Entender como o PNPI foi construído é importante porque processo similar pode ser adotado em cada município A Rede Nacional.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Centro de Referência de Assistência Social
Primeira Infância e Direitos Humanos
REUNIÕES REGIONAIS.
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Adolescentes em conflito com a Lei 20 anos do ECA Brasília, 14 de julho de 2010.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES Produção e disseminação de conhecimento Monitoramento do Sistema de Garantia de Direitos nas 12 cidades-sedes da Copa.
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
A Convenção dos Direitos da Criança acaba de completar 20 anos. Trata-se de um esforço global para promover a crença de que as mudanças éticas e a promoção.
Transcrição da apresentação:

QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada em 1946 e presente em 191 países e territórios. Presente no Brasil desde 1950 com atuação nacional por meio de 9 escritórios. Maior referência mundial na área da Infância. Trabalhamos pela PROMOÇÃO e GARANTIA dos direitos das crianças, para que elas tenham suas necessidades atendidas, suas OPORTUNIDADES expandidas e alcancem todo o seu POTENCIAL de desenvolvimento.

UNICEF: CONQUISTAS COM O BRASIL UNICEF no Brasil tem articulado e participado ativamente de muitas conquistas importantes na área dos direitos da infância: Erradicação da poliomielite - Redução da mortalidade infantil Aprovação do ECA Pastoral da Criança ANDI Redução da mortalidade infantil: - Campanha de amamentação - Campanha soro caseiro Orgulho – ações específicas – outras mais complexas ECA – Conhecida mundialmente como a melhor forma de traduzir o CRC para uma lei nacional

PRIORIDADES Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Adotados pelos governos de todos os países do mundo na Cúpula de 2000 INTERNATIONAL PRIORITIES The 2012-2016 CPD is based on and corresponds to: the Convention on the Rights of the Child and Optional Protocols; the Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women; the Convention on the Rights of Persons with Disabilities; the United Nations Declaration on the Rights of Indigenous Peoples; the Hyogo Framework for Action; UNICEF’s MTSP focus areas; and the Bicentennial Educational Goals for 2021. NATIONAL PRIORITIES The 2012-2015 Government Pluri-Annual Plan (PPA) is under development and will be organized around the following priorities: i) inclusive development and eradication of extreme poverty; ii) growth in employment and income-generation that is environmentally sustainable and reduces inequalities; iii) strengthening of democracy with the promotion and expansion of social dialogue, ethics, transparency and citizenship; iv) increased quality of life with improved public services and infrastructure for all; v) equality in rights and opportunities; and vi) national sovereignty and Brazil’s increased role internationally. Policies and legal framework The Statute of the Child and Adolescent (ECA); Ten-Year Plan for Promotion and Protection of children’s rights (Plano Decenal); National Pact for Reduction of Maternal and Neonatal Mortality; National Education Plan (PNE); National Policy for Food and Nutrition; Brazilian Indigenous Policy; National Policy for HIV/AIDS and Viral Hepatitis. Poverty Eradication Plan :"Brasil sem Miseria"

Análise de situação Brasil 5ª maior país do mundo em população 190 milhões de pessoas em 5.565 municípios do País 60 milhões de crianças e adolescentes, (51% meninos e 49% meninas)

Análise de situação Amazônia Legal 5.217.423 km² de extensão – 61.3% do território nacional: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins 24 milhões de pessoas (12.6 % da população) vivem em cerca de 800 municípios da Amazônia Legal brasileira – PAM 9 milhões são crianças e adolescentes – é a maior proporção de crianças menores de 18 anos em relação a população total, cerca de 40%

O contexto da Amazônia Desigualdades sociais e econômicas acentuadas . Impactos ambientais – secas e inundações – estão se agravando nos últimos 10 anos. Apesar dos avanços sociais, e por os desafios de implementação das políticas na região, a rede de serviços sociais é insuficiente (Saúde, Educação, Proteção, etc.). É a região com maior índice de gravidez na adolescência e é também a única que vem apresentando aumento do número de casos de HIV/Aids.

O contexto da Amazônia Taxa de mortalidade infantil é superior à média nacional em 24.2 por mil habitantes (no Brasil é 16/1000); mais de 18% dos adolescentes (15 a 17 anos), ainda estão fora da escola. 116 mil adolescentes e jovens entre 15 a 24 anos não sabem ler ou escrever. Foi a única região em que os indicadores do trabalho infantil apresentaram piora expressiva com mais de 489 mil crianças e adolescentes com idade entre 5 a 17 anos trabalhando (aumento nos Estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Tocantins).

O contexto da Amazônia A fraca presença do Estado em muitas região, tais como fronteiras, municípios isolados e onde atualmente acontecem as grandes obras, estão levando a um aumento considerável da exploração sexual infanto-juvenil; Povos indígenas: cerca de 50% vivem na região

COMO FAZEMOS? Sobreviver e se desenvolver Aprender Proteger e ser protegido contra o HIV/aids Crescer sem violência Ser prioridade nas Políticas Públicas Ser adolescente Centros urbanos AMAZÔNIA SEMI ÁRIDO Trabalhamos em parceria com governos, sociedade civil, setor privado e população

SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO VALORIZAÇÃO DA AGENDA MUNICIPAL INTEGRALIDADE DOS DIREITOS PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE ADOLESCENTES

Metodologia: Os Eixos de Ação 1. Impacto Social 2. Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Mobilização Social 3. Participação Social

Uma nova edição, novos desafios Buscará aumentar a eficiência das políticas públicas para infância e adolescência propondo ações estratégicas para o desenvolvimento social e econômico da região Tem por objetivo monitorar e avaliar o desempenho dos municípios na melhoria das condições de vida de suas crianças e adolescentes, com idade entre zero e 17 anos e nas suas diferentes identidades étnico-raciais.

Os Eixos do Selo Impacto Social - os participantes vão trabalhar para avançar em um conjunto de objetivos e resultados (medidos em indicadores), organizados por fontes oficiais nacionais de informação, que serão acompanhados durante todo o ciclo

Os Eixos do Selo Ações Estratégicas de Políticas Públicas - o município será estimulado a realizar iniciativas voltadas para qualificar o atendimento de meninas e meninos nos serviços de saúde, educação e assistência social. As ações estratégicas também buscam promover a participação da sociedade na mobilização pela garantia dos direitos da infância e adolescência

Os Eixos do Selo Participação Social Participação dos adolescentes: articulação em rede para desenvolvimento das competências de jovens lideranças e promoção da participação ativa nas Comissões municipais do Selo. Fóruns Comunitários: análise de situação das crianças e adolescentes, elaboração e implementação de Plano Municipal de Ação. Ações mobilizadoras: Semana do Bebê, Campanha Impacto do Racismo na Infância, entre outras.

AS ETAPAS DO SELO UNICEF SER RECONHECIDO AVALIAR MELHORAR A SITUAÇÃO MONITORAR CAPACITAR MOBILIZAR ADERIR

A entrega do Selo - 2016 Os municípios aprovados recebem um troféu, um certificado e a autorização para utilizar a logomarca do Selo UNICEF Município Aprovado. O(A) articulador(a) municipal e um representante do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) também recebem um certificado de reconhecimento.