DE PERTO QUEM É NORMAL? UM DIÁLOGO COLETIVO E INTEGRADO SOBRE A SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE TANHAÇU-BA: TODOS EM DEFESA DA LUTA ANTIMANICOMIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
Advertisements

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
SEMINÁRIO DE PESQUISAS SOBRE O PROGRAMA MAIS MÉDICOS – RODA DE CONVERSA 1 18 e 19 de Novembro de 2015 – OPAS/OMS – Brasília - DF.
Objetivo Analisar e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
QUEM SOMOS Criado através da Portaria do Comando Geral nº 14, de 10 de março de 2006; Equipe Integrada com 20 Colaboradoras, incluindo fisioterapeutas,
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
Painel 6: RIPSA: perspectivas e alcances e no âmbito Nacional
Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Mayalina Fis Díaz Orientadora: Fabiana Vargas Ferreira Teresina, 2016
Orientadora: Renata Lima Silva
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Capacitação para ações integradas em enchentes e alagamentos
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
REABILITAÇÃO sem deficiência, perdas ou limitacões
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Ler e Escrever: Desafio de todos
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Universidade Federal de Pelotas
O que é Educação Ambiental?
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Terceira Parte.
A Importância do Trabalho em Equipe na Proteção Social Básica
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
REDES SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: SETOR PÚBLICO, PRIVADO, TERCEIRO SETOR; SOCIODIVERSIDADE: MULTICULTURALISMO, TOLERÂNCIA, INCLUSÃO / EXCLUSÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
RAPS Embu das Artes Antoniella Santos Vieira e Bárbara Bella Urban
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
CONCEITO DE SAÚDE OMS A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Economia e Gestão da Saúde
Atenção a saúde do Hipertenso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Eliana Ribas Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROFESSOR ANTÔNIO GARCIA FILHO 6° ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO DA UFS - EIX Fortalecimento de Educação em Saúde.
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques
Linhas de cuidados: uma breve introdução. Linhas de cuidados: uma breve introdução.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Inscrita na Constituição Federal, a Participação da Comunidade na Saúde, importante diretriz do Sistema Único de Saúde -SUS, é preceito defendido e estimulado.
Políticas Públicas Prevenção às Drogas
Transcrição da apresentação:

DE PERTO QUEM É NORMAL? UM DIÁLOGO COLETIVO E INTEGRADO SOBRE A SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE TANHAÇU-BA: TODOS EM DEFESA DA LUTA ANTIMANICOMIAL.

DE PERTO QUEM É NORMAL? UM DIÁLOGO COLETIVO E INTEGRADO SOBRE A SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE TANHAÇU-BA: TODOS EM DEFESA DA LUTA ANTIMANICOMIAL. Jaquilene Lima Aline Silveira Valquíria Jesus Viviane Dias Julho/ 2018

Introdução: Atentos ao compromisso de afirmar direitos, conquistados legitimamente e pautados na busca incessante por viabilizar a efetivação desta Lei Nº 10.216/01, o município de Tanhaçu, localizado na região sudoeste da Bahia, através da Secretaria de Saúde e do CAPS- I realizou a I Semana de Saúde Mental do Município, no período de 14 a 18 de Maio de 2018, como parte integrante das ações do município em defesa da Luta Antimanicomial.

Objetivos Gerais: Convidar a sociedade e a rede de atenção a saúde do município para uma discussão e debate coletivo e ampliado sobre a Política de Saúde Mental e a sua efetivação no município e; - Facultar e promover um encontro voltado à discussão sobre a política de saúde mental do município, bem como também realizar um momento de discussão no que tange as diretrizes da Reforma Psiquiátrica e o significado e importância da luta.

Objetivos Específicos: - Discutir a integralidade e humanização da atenção à saúde mental no município; Informar e esclarecer sobre os direitos sociais: conhecimento dos usuários acerca das história da saúde mental; Realizar propostas relacionadas a melhoria da saúde mental no âmbito municipal; Proporcionar aproximação da equipe de trabalho com a população fortalecendo os vínculos de pertencimento comunitário;

Objetivos Específicos: Qualificar e facilitar os encaminhamentos para os demais serviços de saúde e equipamento intersetoriais aumentando a resolutividade da atenção e cuidado ao usuário de transtorno mental; Aprimorar a articulação entre serviços de saúde e equipamentos intersetoriais e; - Discutir os princípios e diretrizes da política nacional para o atendimento de pessoas com transtornos mentais junto a sociedade.

Metodologia: A Semana Municipal de Saúde Mental foi planejada para sua efetivação em três momentos: Dia 15 de Maio: Realização do Dia de Cuidado; Dia 16 de Maio: Realização de Audiência Pública e; Dia 18 de Maio: Realização do Encontro Intersetorial: Um Diálogo sobre a Saúde Mental do Município. Ampla divulgação em todos os espaços: redes sociais, trabalhadores da saúde, Conselho Municipal de Saúde, CIR.

Resultados: As discussões foram amparadas no que prevê as diretrizes da Reforma Psiquiátrica, os marcos históricos em saúde mental e o significado e importância da luta antimanicomial. A humanização em saúde mental foi facultada em todos os espaços; O dia de cuidado ao usuário transmitiu a mensagem da necessidade com o zelo do físico e do corpo como um todo; - As atividades de caráter dinâmico, recreativo, e as relacionadas aos aspectos de auto percepção e autoestima, de um modo geral, auxiliaram a ideia do coletivo, contribuindo no sentido da sociabilidade.

Resultados: Afirmação do conhecimento equivocado a respeito da Saúde Mental; Baixa participação da sociedade mesmo havendo ampla divulgação; Baixa participação e pouco envolvimentos dos trabalhadores da rede de atenção municipal no evento; Os representantes do legislativo, judiciário e executivo também se mostraram pouco sensíveis às causas levantadas; Garantia de um debate coletivo mais próximo da realidade sobre a saúde mental do município;

Resultados: Nenhum representante dos municípios da CIR, se fiz presente no evento. Os usuários, mostraram-se participativos, não somente por parte do engajamento no dia do evento, como também pelas respostas obtidas após a realização do Evento. - Interesse dos usuários nas discussões posteriores sobre os direitos de cidadania, estratégias de enfrentamento quanto ao desconhecimento em relação à saúde mental e possibilidades de tratamento, que não somente pela via do uso medicamentoso.

Considerações Finais: Podemos avaliar que os objetivos gerais e específicos foram parcialmente alcançados, o que exige da equipe a necessidade de fortalecer a discussão da Política de Saúde Mental junto à comunidade e os trabalhadores na rede, no intuído de, mudarmos “os discursos e práticas manicomiais”, ainda presente no conceito recheado de estigmas e preconceitos quanto à “loucura”.