SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“MRP ( planejamento das necessidades de materiais)”.
Advertisements

Sistemas de Informações Gerenciais
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Profº CÍCERO CAIÇARA JR – MsC
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
ERP (Enterprise Resource Planning)
Prof. Miguel Antonio Pelizan
3. Sistemas de Informação e a Produção

Sistema ERP.
Sistemas de Informação
Sistemas de Informações AULA 2
O que é ERP? ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais).  Trata-se de uma técnica moderna de gestão empresarial.
Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning
ERP – CRM - BI.
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Apresenta.
ERP - Enterprise Resource Planning
SCOR MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ENTERPRISE RESOURCE PLANNING

ERP Enterprise Source Planning
Capítulo 11 Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning.
Processo Puxado e empurrado: Características Vantagens / Desvantagens
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO FEQ- UNICAMP
SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL ERP
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
Gildo de Almeida Leonel
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
TI aplicada a Logística
Rodrigo Luiz Comitante Leão
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 05 Prof. Fábio Diniz.
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Sistemas de Informações Gerenciais
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
ERP.
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E ESTADO Aleksander Juzwiak Carolina Carvalhal Emilio Bonduki Raymundo Neto.
Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Empresarial
Iniciando na logística empresarial
Os paradigmas do uso da informática nas empresas década de 50: mainframe Um grande computador centralizado, ao qual os usuários se dirigem (fisicamente)
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
TEORIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING
Equipe Prof. Henrique Freitas
Aplicar técnicas e ferramentas na movimentação de materiais
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Metodologia de Escolha de Sistemas ERP
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
MRP II Prof. Arsonval Fleury.
MATERIAL REQUIREMENT PLANNING - MRP
Professor: Marcos Saraiva
SISTEMA DE GESTÃO ERP Walison de Paula Silva.
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
O que é ERP? ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais).  Trata-se de uma técnica moderna de gestão empresarial.
Implantação de um ERP Vantagens e Dificuldades André Dourado Francisco Baracho (Abertura) SBC Computec - 18/07/2008.
Enterprise Resource Planning O Enterprise Resource Planning (ERP) é um conjunto de programas integrados. O objectivo do ERP é a introdução única da informação,
Prof. João Carlos Gabriel
Evolução da Tecnologia da Informação
Sistemas de Informação
1 ERP Enterprise Resource Planning. 2 ERP Com o avanço da TI as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Em.
ERP – Enterprise Resource Planning
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 5. SIG Produção, Operação e Logística Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
ERP Enterprise Resource Planning Fontes: Ed Summers (UT / Austin) Shankarnarayanan (Bann - India) Whatis.com SAP Prof. Fabio Gallo Garcia.
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS Professor: Cláudio Tino

Enterprise Resource Planning Sistema de Gestão Empresarial são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).

Enterprise Resource Planning HISTÓRIA: No final da década de 50, quando os conceitos modernos de controle tecnológico e gestão corporativa tiveram seu início. No início da década de 70, a expansão econômica e a maior disseminação computacional geraram os MRPs (Material Requirement Planning ou planejamento das requisições de materiais), antecessores dos sistemas ERP. Seguindo a linha evolutiva, a década de 80 marcou o início das redes de computadores ligadas a servidores – mais baratos e fáceis de usar que os mainframes – e a revolução nas atividades de gerenciamento de produção e logística. O MRP se transformou em MRP II (que significava Manufacturing Resource Planning ou planejamento dos recursos de manufatura), que agora também controlava outras atividades como mão-de-obra e maquinário.

Enterprise Resource Planning Na prática, o MRP II já poderia ser chamado de ERP pela abrangência de controles e gerenciamento.  A nomenclatura ERP ganharia muita força na década de 90, entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor –microcomputadores ligados a servidores, com preços mais competitivos – e não mais mainframes. E também por ser uma ferramenta importante na filosofia de controle e gestão dos setores corporativos, que ganhou aspectos mais próximos da que conhecemos atualmente.

Enterprise Resource Planning Termo “ERP” foi cunhado em 1990 Primeiro modelo para a próxima geração do MRP II (Manufacturing Resources Planning), Então: ERP é um sistema integrado evoluído do MRPII.

Enterprise Resource Planning Afinal, o que é ERP???? ERP nada mais é que um sistema único que integra todos os sistemas dos setores de uma organização em um único sistema, ou seja, um novo conceito onde deixam de existir os sistemas próprios de cada setor para haver um único sistema que gerencia em processos todos os dados da organização como um todo, evitando redundância de dados.

Enterprise Resource Planning A IMPORTÂNCIA DO ERP NAS CORPORAÇÕES Entre as mudanças mais palpáveis que um sistema de ERP propicia a uma corporação, sem dúvida, está a maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho. Algo que é conseguido com o auxílio e o comprometimento dos funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP e que, em última instância, fazem com que a empresa possa interagir. Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos à logística do produto. Tudo realizado com dados orgânicos, integrados e não redundantes.

Enterprise Resource Planning A tomada de decisões também ganha uma outra dinâmica. Imagine uma empresa que por alguma razão, talvez uma mudança nas normas de segurança, precise modificar aspectos da fabricação de um de seus produtos. Com o ERP, todas as áreas corporativas são informadas e se preparam de forma integrada para o evento, das compras à produção, passando pelo almoxarifado e chegando até mesmo à área de marketing, que pode assim ter informações para mudar algo nas campanhas publicitárias de seus produtos. E tudo realizado em muito menos tempo do que seria possível sem a presença do sistema.

Enterprise Resource Planning Vantagens do ERP Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são: Eliminar o uso de interfaces manuais Reduzir custos Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência) Otimizar o processo de tomada de decisão Eliminar a redundância de atividades Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado Reduzir as incertezas do Lead time Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa Reduzir o tempo dos processos gerenciais

Enterprise Resource Planning Desvantagens do ERP Algumas das desvantagens da implementação de um ERP numa empresa são: A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada; Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício; Dependência do fornecedor do pacote; Adoção de melhores práticas aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento; Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real, ocasionando maior trabalho; Aumento da carga de trabalho dos servidores da empresa e extrema dependência dos mesmos;

Enterprise Resource Planning Fatores Críticos de Sucesso Segundo uma pesquisa Chaos e Unfinished Voyages (1995) os principais fatores críticos de sucesso para um projeto de implantação de um ERP são: Envolvimento do Usuário Apoio da direção Definição clara de necessidades Planejamento adequado Expectativas realistas Marcos intermediários Equipe competente Comprometimento Visão e objetivos claros Equipe dedicada Infraestrutura adequada

Enterprise Resource Planning Software Licença Plataformas Idiomas disponíveis Página CIGAM Proprietária Windows Português Link Compiere GPL Multiplataforma Inglês ERP5 Microsoft Dynamics NewAge Inglês, Espanhol e Chinês Openbravo OpenERP Protheus Português e Inglês Safir ERP Multiplataforma / Web SAP ERP Stoq Linux WebERP X-Money Linux / FreeBSD / OpenSolaris / Windows / Mac OS X / GNU/kFreeBSD

KHRONOS Assistência Técnica Clientes Consulta de preço Pedido Gestão de Performance Gestão de vendas NRM Orçamento Solicitação de compras Preço de venda e custo Fornecedores Faturamento

PERGUNTAS!!!