Tópicos da Intervenção de Ramiro Marques no Seminário da FNE, 30/3/2011.

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Transcrição da apresentação:

Tópicos da Intervenção de Ramiro Marques no Seminário da FNE, 30/3/2011

Reconfigurar a rede pública de educação O futuro das escolas com contrato Escolas Magnet: o que são e como podem promover a diversidade e a excelência?

Avaliação e diversidade dos projectos Quem deve intervir na ADD? Qual o papel dos directores? Que periodicidade? Como equilibrar a avaliação por pares com a avaliação externa? Como articular os resultados da avaliação com a progressão na carreira docente?

O Novo Modelo de ADD Ciclos mais longos Distinção clara entre avaliação e classificação Ênfase na dimensão formativa da avaliação Classificação para efeitos de progressão mas não de graduação em concursos ADD centrada em 2 componentes: interna e externa Dimensão externa: IGE ou bolsa de avaliadores?

A entrada na profissão docente Prova nacional de acesso ou ano de indução? Qual o papel do ano de indução no processo de selecção? Que papel para os directores? Supervisão e indução Uma prova pública?

Como recrutar os professores? Concursos: nacionais ou locais? Qual o papel dos directores no recrutamento dos professores?

Centralismo e municipalização na educação Vantagens do modelo centralizado Vantagens do modelo municipalizado É possível um equilíbrio? Quem deve fazer a gestão do pessoal docente e não docente? O director do agrupamento ou os autarcas? Faz sentido que o diretor partilhe a gestão do pessoal com outras entidades?

O futuro dos directores Directores e professores: desconfiança e conflito Devem os directores evoluir para uma carreira própria? Vantagens da carreira de director Desvantagens da carreira de director

Transferir competências das DRE para os directores Que competências devem ser transferidas das DRE para os directores? Faz sentido manter as DRE? Mega-agrupamentos e micro políticas educativas: os novos papéis dos sindicatos de professores

Os novos media digitais na construção da profissão docente O papel dos websites e blogues na construção de um discurso profissional dos professores O papel do Facebook e do Twitter Sindicatos e blogues Sindicatos e movimentos independentes

A minha experiência com o ProfBlog e as redes sociais A história do ProfBlog A minha rotina no ProfBlog A barra lateral do ProfBlog Os botões de partilha nas redes sociais no ProfBlog Como eu uso o Facebook para promover as minhas ideias pedagógicas?