O PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO, A WEB E AS ORGANIZAÇÕES Painel 1 NOVAS TECNOLOGIAS
CONJUNTURA Acessos à internet Banda larga/br Tempo de navegação Mais procura de navegação
CONJUNTURA Celulares E-Commerce Blogs Classe C
CONJUNTURA Divisão da atenção Consumo associado de aparelhos e mídias: internet, TV a cabo, computadores, celulares, cd players, videogames, PDAs, MP3 players, DVDs, etc.
CONJUNTURA Quem manda é
CONJUNTURA É preciso seguir o consumidor, onde quer que ele vá
Geração Digital CONJUNTURA Geração Analógica X
Massa X Rede CONJUNTURA
Taxonomia Tudo é classificado, indexado. CONJUNTURA
Ditadura dos TOP 10 CONJUNTURA
Comportamento: TV x Internet "chata" e inconveniente necessária e importante.
CONJUNTURA Comportamento: a geração always-on e a internet ubíqua.
CONJUNTURA Comportamento: o fenômeno social media
CONJUNTURA Comportamento: sai o prime time, entra o time-shifting
CONJUNTURA Comportamento: Snack Culture
CONJUNTURA Comportamento: A Cauda Longa – sai a cultura de hits, entra a cultura de nichos
O EFEITO DISSO? Segmentação do mercado; Fragmentação da audiência; Perda de espaço da mídia de massa; Valorização da mídia direta aos pequenos grupos; Público mais participativo; O consumidor quer um produto ou serviço que tenha a sua cara: Isso foi feito para você.
Se o que realmente importa são as pessoas…
E elas se adaptam rápido às novas tecnologias…
Resta buscar uma nova forma de trabalhar…
Inserção no contexto… …e uso dos novos meios…
...uso das mídias sociais
Mas Não decidir por oportunismo (SecondLife)... Levar a experiência pessoal para o trabalho... Conhecer as pessoas, prestar mais atenção nos hábitos das pessoas (idosos, adultos, tribos, jovens, adolescentes, crianças)... Não se afastar das tecnologias