Principais contribuições dos clássicos da sociologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Advertisements

Contexto histórico - “A modernidade”
Conceitos de Karl Marx.
MODOS DE PRODUÇÃO lisandromoura.wordpress.com. O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os.
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
A Europa no Século XIX ( ): Liberalismo X Socialismo Capítulo : Introdução Prof. Alan.
DISCIPLINA: CIENCIAS SOCIAIS PROFA.ANGELES 04/09/06 CAPÍTULO “4” DO LIVRO : COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 a. ed. São.
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
Ordem da Revolução Industrial Aula 3 Geografia Geral 1Profa. Juliana.
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
9.O ANO – LICEU ALBERT SABIN A Guerra Fria e o mundo bipolar.
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
( ).   Bibliografia:  Jean Carbonnier, Sociologia do Direito, Coimbra,  Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona,  Raymond.
As ideias de Marx em Por que 1848?  Formula sua concepção de história.  Pensamento já está consolidado (a partir de um processo de formação de.
Tema - A formação da sociedade produtora de mercadorias: o modo de produção especificamente capitalista. Texto base: O Capital CAPÍTULO I – A MERCADORIA.
Os clássicos da Sociologia. Quem são os Clássicos?
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
O Antigo Socialismo “O homem não é uma ilha”
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
Auguste Comte Acadêmicas: Andreia Pereira da Silva Luiza de Melo Isaac
Ciências Humanas e suas Tecnologias OS SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Disciplina: Sociologia Jurídica
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Principais características do modo de produção capitalista
Introdução à Sociologia
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Persistência e Mudança Social
As ideias de Marx em 1848.
AULA 1 – ESTRUTURA E DINÂMICA SOCIAL
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Moral e História Moral Significado Função Validade
Karl Marx e a História da Exploração
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
CAPÍTULO 8 PÁGINA 116 Trabalhadores, uni-vos. Um pouco de Karl Marx Em Relação a outros pensadores:  Simmel e Weber: A realidade compõe-se de uma variedade.
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
Marx e a educação. Karl Marx ( ) ► Nasceu em Trier, Alemanha. ► Família de classe média. ► Formado em jornalismo.
O PENSAMENTO SOCIAL DE KARL MARX
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
Doutrinas sociais do século XIX
Estrutura Social Movimento Sem Terra Leste 1
Socialismo Utópico Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.
Socialismo utópico e Socialismo Científico
A organização da vida social na visão de Karl Marx
Marx – Alienação e Fetichismo
O Positivismo. Ordem e Progresso  Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações.
Positivismo; marxismo; Escola dos Annales
Marx – Materialismo Histórico e Dialético
Kaell Thamis Marlon Maurício Éder Carlos
Marx A Mais-Valia Sociologia.
MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.
Karl Marx (1818 – 1883).
Direito Penal Sociologia e Teoria do Crime Profa. Msc. Fernanda Dantas
Doutrinas Sociais no século XIX
Marx A Mais-Valia Sociologia.
A ESCOLA DE FRANKFURT INTRODUÇÃO
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: O PENSAMENTO DE karl marx
Marx – Ideologia Sociologia.
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Transcrição da apresentação:

Principais contribuições dos clássicos da sociologia Thiago da Hora

Augusto Comte (1798 – 1857) Sociologia: “Rainha de todas as ciências”; a área dos saberes mais bem acabada, ampla e racional. Sua função é entender a sociedade para livrá-la dos problemas futuros (“Prever para Prover”). Positivismo: Método sociológico baseado nos preceitos das ciências da natureza (leis invariáveis), tendo duas vertentes principais: A estática social, relacionada às condições constantes da sociedade. (Ordem) A dinâmica social, relacionada ao desenvolvimento da sociedade. (Progresso)

Lei dos três estados Para Comte, a sociedade, o conhecimento e a própria humanidade passam por três etapas: Estado Teológico: A imaginação preenche as lacunas do conhecimento, dando vida a deuses, espíritos e fantasmas. (“guerra dos homens contra os homens”) Estado Metafísico: A lógica divina (sobrenatural) é substituída pela lógica da natureza e pela análise racional. (“guerra dos homens contra a natureza”) Estado Positivo/Científico: Substituição da lógica metafísica pela observação científica e determinação de leis universais.

Os resultados do progresso Tecnocracia (“física social”, “política científica”): Segundo Comte, no futuro, a humanidade conhecerá todas as leis universais da dinâmicas sociais (os fenômenos políticos e sociológicos) e poderá se “reorganizar” a partir de preceitos científicos e não políticos. Religião da humanidade: Proclamada em 1847, esta religião substitui Deus pelo “Grande Ser coletivo”, cultuando os grandes homens da história e prometendo a superação de todas as desigualdades e conflitos. “O amor por princípio; a ordem por base, o progresso por fim”

Karl Marx (1818-1883) Filosofia como Práxis: Teoria e prática andam juntas. Materialismo histórico: O que define o homem é a forma pela qual ele produz suas condições materiais de existência. Modo de produção: A maneira pela qual as forças produtivas se organizam em determinadas relações de produção: Modo de produção patriarcal: Patriarca X Família Modo de produção escravista: Senhores X Escravos Modo de produção feudal: Senhores X Servos Luta de classes: Disputa de interesses entre as classes sociais de cada modo de produção. (“O motor da História”)

Capitalismo Modo de produção capitalista: Burguesia X Proletariado Capitalismo: Compra e venda de mercadorias Mercadoria: Tudo o que é produzido, tendo em vista o “valor de troca”. Burguesia: Proprietários dos Meios de Produção Instrumentos de produção: Máquinas, equipamentos, etc... Objetos de produção: Matérias-primas, insumos, terras, etc... Proletariado: Proprietário de uma única mercadoria com valor de troca, sua força de trabalho Mais-valia: O valor que o proletário cria além do valor que recebe pela força de trabalho vendida, e que é apropriado pelo burguês (A exploração capitalista)

Os níveis Sociais Infraestrutura: Relações de trabalho e modo de produção de uma determinada época Superestrutura: Dimensões sociais que protegem a infraestrutura e são influenciadas por ela (Estado, código de leis, educação, ciência, arte, etc...) Fetichismo da mercadoria: O trabalhador não se sente identificado com o produto do seu trabalho, que surge para ele como algo distante e independente Alienação: Processo de distanciamento do proletariado em relação ao seu trabalho e sua própria humanidade

Socialismo/comunismo Consciência de classe: Com o tempo, naturalmente, os proletários tomam consciência de sua situação e aumentam a solidariedade entre eles Socialismo: Revolução do proletariado Ditadura do proletariado Socialização dos meios de produção Inversão da lógica de dominação Comunismo: Novo modelo de sociedade Abolição das forças superestruturais (inclusive o Estado) Abolição da propriedade privada Superação da lógica de dominação