A RELAÇÃO ENTRE ESTÁGIO E PESQUISA: algumas considerações preliminares Universidade Estadual de Feira de Santana Disciplina: Estágio Em Educação Infantil Profª: Mônica Borges
PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL “Eliminar o hiato entre a formação profissional e a vida profissional no sentido de os cursos não se enclausurarem em torre de marfim e os profissionais não se eximirem das responsabilidades de repensarem de contínuo e de reorganizarem suas práticas.” (MARQUES, 2003, p. 95)
ENTÃO... “ Formar o profissional não é simplesmente dotá-lo de uma bagagem de conhecimentos e habilidades, mas levá-lo à competência de aliar a sensibilidade para os fatos empíricos e à reflexão sobre os sentidos que assumem no conjunto das determinações amplas, que os fazem reais e historicamente situados.” (idem, p. 96)
O ESTÁGIO COMO PESQUISA E A PESQUISA NO ESTÁGIO A pesquisa no estágio se traduz de duas formas: Ampliação e análise dos contextos onde os estágios se realizam 1 Possibilidade de os(as) estagiários(as) desenvolverem postura e habilidades de pesquisador a partir das situações de estágio – compreender e problematizar situações 2
ORIGENS DA PESQUISA NO ESTÁGIO Movimentos de valorização da pesquisa no estágio: início dos anos 1990 – indissociabilidade entre teoria e prática; A concepção de professor como intelectual em processo de formação e educação como um processo dialético de desenvolvimento de homem historicamente situado estágio como investigação das práticas pedagógicas. (PIMENTA, 2004, p. 46-47)
OU SEJA... dados novos que a realidade impõe explicações existentes Supõe que se busque novo conhecimento na relação entre: explicações existentes dados novos que a realidade impõe professor crítico reflexivo
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA Teoria : capacidade própria de elaboração Prática: capacidade de recriar teoria e de unir saber & mudar. (DEMO, 2205, p. 50)
PORTANTO...! Sem pesquisa não há ensino. A ausência de pesquisa degrada o ensino a patamares de reprodução imitativa. O ensino é a razão da pesquisa. Ele favorece a socialização do saber. (DEMO, 2005, p. 51-52)
PRINCÍPIOS EDUCATIVOS (DEMO, 2005, p. 52-53) Estabelecer atitude de diálogo com a realidade Habilidade de manuseio com dados empíricos Construtor de conhecimento novo e agente de mudança na sociedade Possuir Experiência prática Possuir domínio teórico (DEMO, 2005, p. 52-53)
REFERÊNCIAS DEMO, Pedro. Pesquisa : principio cientifico e educativo. 11. ed. Sao Paulo: Cortez, 2005. MARQUES, Mario Osorio. A formação profissional de educação. 4 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. PIMENTA, Sema Garrido. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.