SISTEMAS DE INFORMAÇÃO e ORGANIZAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Advertisements

Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Auditoria de Controles Organizacionais
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Contexto da Informação
Sistema de Informação Gerencial
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
SIG Organização: Funções, Processos, Níveis Objetivo: contextualizar a organização descrevendo suas funções, processos e a interdependência com os SI’s.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Administração de Sistemas de Informação II
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Sistemas de Informação - Objetivos
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Sistemas de Informação Capítulo 1
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Princípios de Sistemas de Informação
Estratégia Organizacional
Planejamento Estratégico
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
Sistemas de Informação
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informações Gerenciais
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Gabriel Bastos Machado
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
E-commerce e E-business
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Equipe Prof. Henrique Freitas
FERRAMENTAS DE MARKETING
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Sistemas de Informações Gerenciais
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.
Sistemas de Informação
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
PETI Planejamento Estratégico de TI
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
SIG André Amilton de Souza Alex Vogelsanger Fernando da Rosa Miranda Geovani Rodrigues da Silva Rafael Steindel TQP 311.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO e ORGANIZAÇÕES USO ESTRATÉGICO E MUDANÇAS

Conteúdo Introdução Sistemas de Informação Informação e SI nas Empresas TI e Mudança Organizacional Uso estratégico da Informação Uso estratégico da TI

INTRODUÇÃO TI ligada ao Capitalismo Adam Smith (1723/1790) "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse". Adam Smith (1723/1790)

INTRODUÇÃO As revoluções industriais: 1ª Revolução industrial: energia movida a vapor substituindo a energia manual: Navio a vapor / escuna; Locomotiva a vapor / vagões puxados a cavalo; 2º Revolução industrial: petróleo competindo com carvão e o uso efetivo da eletricidade como fonte de energia; 3º Revolução industrial: máquinas com controle numérico, robôs, softwares e computadores avançados Realização de funções conceituais, gerenciais e administrativas e de coordenação do fluxo de produção

INTRODUÇÃO Foco em produção enxuta Combinar novas técnicas gerenciais com máquinas cada vez mais sofisticadas para produzir mais com menos recursos e menos mão de obra; A produção enxuta, além de combinar a vantagem da produção artesanal e de massa, evita o alto custo da primeira e a inflexibilidade da última; Surgimento do conceito de aperfeiçoamento contínuo.

INTRODUÇÃO Reengenharia O tempo passa a ser uma mercadoria crítica; O computador está desempenhando funções de coordenação; A introdução das tecnologias baseadas em computador permite que a informação seja processada horizontalmente ao invés de verticalmente, derrubando a tradicional pirâmide corporativa em favor de redes operando ao longo de um plano comum.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Definição por LAUDON e LAUDON (1996) "tecnicamente são como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informação para a tomada de decisões, coordenação e controle em uma organização, podendo ajudar gerentes e empregados a analisar problemas, controlar operações e criar novos produtos e serviços”

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Tipos de Sistemas de Informações SIG - Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de processamento de transações Sistemas de Automação de Escritórios SAD - Sistemas de Apoio à decisão SAE - Sistemas de Apoio Executivo

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Desenvolvimento dos Sistemas de Informação Possuem a característica de ser uma ferramenta fácil, ou seja, ser antes de tudo prática, acessível e facilmente submetida a tantas mudanças quanto necessárias. Integração com o planejamento da organização; Podem ser implantados apenas por modismo.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Recomendação de RODRIGUES E FERRANTES (1996) Os sistemas devem surgir a partir de uma bem definida arquitetura de informações; Definir claramente quais são os principais objetivos; Definir um perfil de produto que enfatize a simplicidade; Nunca desenvolva um sistema novo se já existe um pronto que possa atender às suas necessidades . Procure bons integradores no mercado.

INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS Monitoramento Interpretação Aprendizagem

INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS Conhecimento Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito deriva do aprendizado pela experimentação e é internalizado, é pessoal pode ser documentado e é mais facilmente replicado

INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS Conhecimento e sua construção Explícito Combinação Internalização Tácito Socialização Exteriorização

INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS Objetivo do SI A garantia do fluxo de dados e provir os meios de suporte essenciais para o fluxo de informação. Constituição do SI Vários subsistemas, responsáveis por subgrupos de necessidades de informação e operação na empresa e que possuem o seu próprio fluxo de dados e suportam um fluxo de informação específico.

INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS Os SI’s e suas interconexões suportam os outros sistemas existentes na empresa, mas é necessário estudar primeiro o sistema da organização como um todo e só ai proceder à análise detalhada do SI.

INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS Organograma de uma empresa Descrevem bem o funcionamento do grupo, como suas áreas e o relacionamento entre cada setor Diretoria Área Acadêmica Área Administrativa Órgãos Complementares Secretaria Geral

INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS Organograma de uma empresa Entretanto não expressam informações importantes tais como: Pessoas principais e suas funções; Ligações de comunicação crítica; Interdependências.

INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS Bernstein et al. (1997, p. 1) “muitas empresas descobriram que poderiam aumentar a produtividade de maneira significativa utilizando algumas ferramentas simples baseadas na Internet”

TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL “O Mundo detesta mudanças e, no entanto, é a única coisa que traz progresso.” Charles F. Kettering

TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL Preocupação em todo ambiente organizacional: Nível Gerencial; Nível Operacional; Nível Técnico.

TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL “A sobrevivência e o sucesso das organizações dependem da efetiva utilização da TI”. (Malhotra, 1997)

TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL Mudança nas Rotinas Organizacionais Estruturais; Estratégicas; Culturais; Tecnológicas; e Humanas. Escopo dos negócios Operação da empresa.

TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL Avaliar +

TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL Mudanças: Ferramental de TI; Nos processos e técnicas de trabalho; Qualificação dos recursos humanos; Decorrentes do uso tecnológico nos produtos da organização.

TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL Turbulências Arquiteturas Administrativas Empresariais Ágeis

ESTRATÉGIAS COM A INFORMAÇÃO A informação bem gerenciada Tornou-se um recurso estratégico imprescindível para as organizações. O que propicia este gerenciamento? Dois fatores: a definição de uma estratégia de posicionamento no mercado e a utilização da TI como valioso recurso para a definição e manutenção desse posicionamento estratégico;

ESTRATÉGIAS COM A INFORMAÇÃO Análise Estratégica e Planejamento Efetivo As organizações precisam disponibilizar produtos de qualidade, praticar bom atendimento, adequar sua política de venda e preços aos clientes, cumprir prazos predefinidos e estar atenta às mutações do mercado. A TI no Mundo A TI se apresenta como um instrumento de coordenação de processos empresariais e como um mecanismo de coalizão dessas atividades empresariais globais

ESTRATÉGIAS COM A INFORMAÇÃO Tecnologia da Informação Competitividade Ambiente Externo Fronteira Organizacional Eficácia Organizacional Ambiente Interno

USO ESTRATÉGICO DA TI Cálculos Balísticos

USO ESTRATÉGICO DA TI Suporte remoto a usuários Atendimento a uma maior quantidade de clientes; Atuação geográfica dispersa a partir de único local; Prestação de serviço mais dinâmica.

USO ESTRATÉGICO DA TI Vídeo Conferência

USO ESTRATÉGICO DA TI Programa Humorístico

USO ESTRATÉGICO DA TI Utilização educacional

Palestrantes: Adilson Miranda Flamaryon Araújo Bruno Soares Reis Costa adilsomira@hotmail.com Flamaryon_2004@hotmail.com Bruno Soares Reis Costa Gabriel Araujo bsrcosta@gmail.com monstro.sagrado@hotmail.com Edmilson Matos Jonata Weber edm.fsa@gmail.com jonataa@gmail.com Fabrício Rios fabricio_rios4@hotmail.com