ANÁLISE DE PROJETO LOCALIZAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Administração de Compras
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Composto de Marketing PREÇO.
Produto Logístico.
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Maria Olívia de Souza Ramos
A ENGENHARIA NO PROJETO
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
Lavratti.com Localização por importância. lavratti.com Slide 2/2 Localização por importância Principais métodos de localização de instalações HEIZER,
Formação de Preços e Cálculo de Rentabilidade
Decisões de Localização
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos
Análise de Investimentos
Organização Industrial
Organização Industrial
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Custeio Variável Prof. Carlos Alexandre.
Conceitos Básicos de Estoques
Economia e Mercado 6ª AULA.
MICROECONOMIA.
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
Francielle C. Fenerich O Produto Logístico.
Capítulo 8 Distribuição
Fundamentos de economia
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Controle de estoque.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
Seminário Avançado - Eletiva A
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
Administração da Produção e Operações
Avaliação Econômica de Projetos TAMANHO
Índice – UM EXERCÍCIO  História e Evolução das teorias de Localização  Fatores Principais da Localização  Algoritmos de Localização.
MICROECONOMIA Aula 7 – Análise da Teoria da Produção.
Curso: Engenharia de Produção
Profª Gislaine Rossetti Madureira Ferreira
PREÇO.
Avaliação Econômica de Projetos - TAMANHO
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Armazenagem.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Prof. Luís Felipe Tolentino
LOCALIZAÇÃO Razões para estar onde está Riscos/Custos da ruptura Em serviços e vendas no varejo; Em operações de produção de bens; Caso Euro Disney.
Logística Empresarial
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Geografia Rede SESI de Educação.
Plano Operacional Profa. Bruna Panzarini
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
Prof. Marcos P. Cassas 1 C - Disc. Administração da Produção II LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES Avaliação de alternativas de localização 2. COMPARAÇÃO ENTRE.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DE PROJETO LOCALIZAÇÃO

LOCALIZAÇÃO A localização mais adequada para uma nova unidade produtora busca: a) obter a taxa de lucro máximo, no caso de um projeto privado; ou b) alcançar o custo unitário mínimo, no caso de um projeto analisado de uma perspectiva social.

LOCALIZAÇÃO O estudo da localização consiste na análise das principais variáveis que explicam a escolha do “ponto ideal no espaço” para implantar o projeto, ou seja, a “economia espacial” ou as “forças de aglomeração”.

LOCALIZAÇÃO O Departamento de Comércio dos EUA (de acordo com o Manual da ONU/CEPAL) indica que os principais fatores influenciando a localização de um empreendimento são: a) disponibilidade de fatores de produção; b) mão de obra (quantidade e qualificação); c) disponibilidade de terrenos; d) energia e combustíveis;

LOCALIZAÇÃO e) facilidades de transporte; f) mercado; g) facilidades de distribuição; h) água; i) condições de vida; j) leis e regulamentos; k) estrutura tributária;

LOCALIZAÇÃO l) clima. Fatores que influenciam na localização de uma empresa de serviço: Rede de transporte; Rede de comunicações;

LOCALIZAÇÃO Proximidade com o mercado; Facilidade de comunicação com os clientes; Localização dos concorrentes; Aspectos locais (estacionamento de veículos).

LOCALIZAÇÃO É usual decidir a localização de um empreendimento em duas etapas: 1) na primeira se decide uma zona geral na qual se localizará a empresa; e 2) na segunda se escolhe o local exato.

LOCALIZAÇÃO Transportes Busca-se o custo mínimo de frete. Se existirem fontes alternativas de insumos ou mercados consumidores geograficamente distintos, existirão também diversas curvas de

LOCALIZAÇÃO custo mínimo de frete dependendo das diferentes e possíveis combinações de mercados e fontes. Também é complicado quando o projeto é de um empreendimento que produzirá distintos produtos cada um deles para um determinado mercado.

LOCALIZAÇÃO Em termos bem simples, o problema se reduz a decidir se o empreendimento é “orientado para os insumos”ou se é “orientado para o mercado”. Isso influenciará marcadamente na escolha do local de implantação.

LOCALIZAÇÃO Por exemplo, para produzir 10 kg de ácido sulfúrico você precisa de 32 kg da principal matéria prima, enxofre. Se as tarifas de transporte forem similares, o empreendimento deve se situar perto da fonte de enxofre e não próxima do mercado de ácido sulfúrico.

LOCALIZAÇÃO Porém, o risco de movimentação do ácido pode eliminar essa vantagem de “perda de peso” da matéria prima e alterar a localização ótima.

LOCALIZAÇÃO Pesos (às vezes, volume), distâncias e tarifas influenciam marcadamente a escolha do local do empreendimento. Não obstante, outras forças locacionais precisam ser analisadas, pois podem prevalecer sobre ganho ou perda de peso.

LOCALIZAÇÃO Mão de obra Existem, também, empreendimentos que são “orientados para a mão de obra”. Para descobrir se um empreendimento é deste tipo, o analista deve:

LOCALIZAÇÃO a) estimar a incidência dos diversos tipos de mão de obra necessária para o empreendimento sobre o seu custo total de produção; b) investigar a disponibilidade dos diversos tipos de mão de obra nas distintas localizações;

LOCALIZAÇÃO c) investigar os níveis salariais das localizações onde há disponibilidade; d) estimar a incidência da mão de obra no custo total em diferentes localizações e avaliar se as diferenças são importante ou não.

LOCALIZAÇÃO Cabe destacar que em certos empreendimentos a mão de obra é deslocada no espaço. Neste caso encontram-se as grandes obras de engenharia civil.

LOCALIZAÇÃO Matérias primas especiais Muitas vezes por utilizar uma matéria prima perecível, o empreendimento deve se localizar próxima à fonte de matéria prima, independentemente de outras considerações.

LOCALIZAÇÃO Energia elétrica A disponibilidade de energia é importante para qualquer empreendimento. Entretanto, para alguns empreendimentos, a disponibilidade de energia elétrica a baixo custo é essencial para a sua instalação.

LOCALIZAÇÃO Exemplo clássico: produção de alumínio. Em outros casos, a importância da energia elétrica é menor.

LOCALIZAÇÃO Combustíveis Petróleo e derivados (óleo, gasolina, gás) entram na fabricação de diversos produtos; sua disponibilidade e seu transporte podem ser fatores importantes na localização de um empreendimento.

LOCALIZAÇÃO Água Depende de quão essencial a água é para o processo produtivo considerado e de sua disponibilidade na quantidade e na qualidade exigidas.

LOCALIZAÇÃO Existem outros elementos que podem influenciar a localização apesar de não serem tão fundamentais na escolha do ponto geográfico ideal.

LOCALIZAÇÃO Política de descentralização : existem momentos nos quais Governos estabelecem políticas de desconcentração geográfica de atividades produtivas.

LOCALIZAÇÃO A desconcentração geográfica exige investimentos públicos consideráveis e estímulos para que investidores privados desloquem seus empreendimentos no espaço.

LOCALIZAÇÃO Esses estímulos podem alterar a rentabilidade de um determinado empreendimento, favorecendo a localização no novo centro de desenvolvimento econômico.

LOCALIZAÇÃO Da mesma forma, governos locais (estaduais e municipais) podem usar diversos estímulos para atrair empreendimentos para o seu estado ou município.

LOCALIZAÇÃO Se todos os estados ou municípios utilizarem a mesma estratégia, as outras forças de localização passam a predominar na escolha do local do projeto.

LOCALIZAÇÃO Facilidades administrativas: a proximidade com fornecedores importantes, com contadores /advogados, com agências de publicidade, entre outros podem ser muito importantes para certos empreendimentos. Condições de vida

LOCALIZAÇÃO Especificidades para projetos não industriais É importante não esquecer que certos projetos têm especificidades locacionais: pesqueiro: perto do peixe; hidroelétrica: perto do rio.

LOCALIZAÇÃO Outros já tem sua localização determinada “ex-ante”: uma estrada ligando o ponto A ao ponto B, tem que ser localizada entre o ponto A e o ponto B. Existem alguns métodos operacionais para decidir a localização de um empreendimento.

LOCALIZAÇÃO Método do Centro de Gravidade: Nesse modelo procura-se avaliar o local de menor custo para a instalação da empresa, considerando o fornecimento de matérias-primas e os mercados consumidores.

LOCALIZAÇÃO Na rede a seguir, MP é um ponto de fornecimento de matérias-primas e PA é um ponto de produtos acabados. A localização horizontal (LH) e a localização vertical (LV) são calculadas como:

Distribuições dos locais Km 500 MP 1 PA 1 PA 2 400 MP 2 PA 3 300 PA 4 200 100 PA 5 MP 3 Km 0 500

LOCALIZAÇÃO LH ou LV = ∑ (custo de transporte x distância x volume) / ∑ (custo de transporte x volume)

LOCALIZAÇÃO Método dos Momentos Esse método é semelhante ao do centro de gravidade. Apresenta um aspecto interessante que consiste em ponderar um determinado centro

LOCALIZAÇÃO (cidade) contra os demais centros existentes em uma determinada região geográfica. Para cada centro, calcula-se o momento que as demais cidades somadas possuem.

LOCALIZAÇÃO Método do Ponto de Equilíbrio É um método em que são comparadas diferentes localidades em função dos custos totais de operação (custos fixos + custos variáveis).

LOCALIZAÇÃO Exercício: Você deve pesquisar sobre esses três métodos na biblioteca e/ou na internet. Escreva um pequeno ensaio (máximo 5 páginas) sobre eles.