A Relação da Capoeira com as Disciplinas Escolares José Olímpio Ferreira Neto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

A representação do negro e da escravidão no século 19
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Profº:Emerson Corsine
Escola e Família: quais são suas competências?
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Aluna: Ana Maria Cavalcante de Araujo
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
PROF. JORGE LUÍS DOS SANTOS
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
A SOCIOLOGIA NO BRASIL.
Currículo /Educação Física
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA ARTE
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
História do:
Referências.
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Os Estilos de Capoeira Andriéli,Maria e Simone Turma:1º c
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Faculdade de Educação de Costa Rica
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
Memorial Emanuelle Lustosa
AFRODESCENDENTES.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Introdu ç ão à Educa ç ão F í sica Prof. Msc. Paulo Jos é dos Santos de Morais Curso de Educa ç ão F í sica - CEAP.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Prof. José Roberto Medina
MISTÉRIO DOS SONHOS Vamos sonhar? PESQUISA FGV O jogo Mistério dos Sonhos está sendo usado como base da pesquisa Cognitiva Sócio Emocional realizada.
Currículo e diversidade
“Queremos um mundo de paz em que todas as nações lutem
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
Literaturas de Expressão Portuguesa. Prof. Me. Ivo Di Camargo Jr.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
vídeo
AS REDES EM MULTIPLICAÇÃO REDES DE INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS REDES A EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE.
Transcrição da apresentação:

A Relação da Capoeira com as Disciplinas Escolares José Olímpio Ferreira Neto

A Capoeira é um instrumento educacional interdisciplinar capaz de desenvolver as múltiplas inteligências e promover a inclusão social.

A Relação da Capoeira com as Disciplinas Escolares As Cantigas como Instrumento de Aprendizagem As Cantigas como Instrumento de Aprendizagem Contribuição Brasileira à Educação Física Contribuição Brasileira à Educação Física A Capoeira e a História do Brasil A Capoeira e a História do Brasil O Ensino de Português através das Cantigas O Ensino de Português através das Cantigas O Mundo através da Capoeira O Mundo através da Capoeira O Capoeirista no Mundo das Artes O Capoeirista no Mundo das Artes A Matemática dos Movimentos A Matemática dos Movimentos Capoeira e as Ciências da Natureza Capoeira e as Ciências da Natureza

As cantigas como instrumento de aprendizagem As cantigas possuem três funções básicas: função ritual – fornece a animação da roda, juntamente com as palmas e a instrumentação; função ritual – fornece a animação da roda, juntamente com as palmas e a instrumentação; papel matenedor das tradições – reavivando a memória da comunidade da capoeira acerca dos acontecimentos importantes; papel matenedor das tradições – reavivando a memória da comunidade da capoeira acerca dos acontecimentos importantes; função reflexiva – a roda é um espaço dinâmico de constante repensar dessa mesma história, dos princípios éticos nas rodas e da inserção da capoeira e do elemento negro na sociedade. (VIEIRA, 1998, p. 45) função reflexiva – a roda é um espaço dinâmico de constante repensar dessa mesma história, dos princípios éticos nas rodas e da inserção da capoeira e do elemento negro na sociedade. (VIEIRA, 1998, p. 45)

A Contribuição Brasileira à Educação Física A Capoeira é Educação Física contextualizada. Num país em que pulsam a capoeira, o samba […], entre outras manifestações, é surpreendente o fato de a educação física, […] ter desconsiderado essas produções de cultura popular como objeto de ensino e aprendizagem ( PCN, 1998, p. 71 e 72) A relação entre a Capoeira e a Educação Física é a mais próxima possível, pois é através desta que aquela adentra ao universo escolar na Escola Tomaz de Aquino Mestre Aristides [...] todos os indícios mostram que a relação da Capoeira com a Educação Física é de reciprocidade, [...] os princípios e métodos de treinamento são ferramentas que dão suporte técnico-científico ao ensino da Capoeira. [...] ela, por si própria, é capaz de atender às necessidades atléticas dos capoeiristas, desenvolvendo sobremaneira as capacidades aeróbicas, anaeróbicas, qualidades físicas.[...] (CAMPOS, 2001, p. 75,76)

A Capoeira e a História do Brasil A Capoeira está intrinsecamente ligada à história do Brasil. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. art. 26 da lei 9394/96. Descobrimento do Brasil Brasil Império Zumbi, Domingos Jorge Velho e os Quilombos Princesa Isabel e José do Patrocínio República e Marechal Deodoro da Fonseca Getúlio Vargas

Cantigas Isabel que história é essa? Mestre Tony Vargas (CASTRO JÚNIOR, 2004, p. 147) Dona Isabel que história é essa, De ter feito a Abolição De ser princesa boazinha Que acabou a escravidão Estou cansado de conversa Estou cansado de ilusão Abolição se fez com sangue Que inundava esse país Que o negro transformou em luta Cansado de ser infeliz Abolição se fez bem antes Ainda por se fazer agora Com a verdade da favela Não com a mentira da escola Ôh, Isabel chegou a hora De se acabar com essa maldade De se ensinar pra nossos filhos O quanto custa a liberdade Viva Zumbi, nosso guerreiro Que foi herói lá em Palmares Viva a cultura desse povo A liberdade verdadeira Que já corria nos Quilombos Que já jogava Capoeira Iê, viva Zumbi...

Mapas Mapa do Brasil

O Ensino do Português através das Cantigas Análise das cantigas Análise das cantigas Lingüisticamente falando, as cantigas fornecem detalhes da linguagem corrente do Brasil [...] No âmbito fonético, há uma pequena mostra da pronúncia geral brasileira[...]. (REGO, 1968, p. 126) Diferenças entre linguagem formal e informal Diferenças entre linguagem formal e informal Presença de corruptelas Presença de corruptelas Modo errado de escrever ou pronunciar uma palavra ou locução (FERREIRA, 1999, p. 565) Modo errado de escrever ou pronunciar uma palavra ou locução (FERREIRA, 1999, p. 565)

Cantigas Onomatopéia Onomatopéia Nhen, nhen, nhen Nhen, nhen, nhen Cocorocó Cocorocó zum, zum, zum zum, zum, zum tum, tum, tum tum, tum, tum Corruptelas Corruptelas Cabôco = cabloco Cabôco = cabloco Camará = camarada Camará = camarada Nêgo = negro Nêgo = negro Yoyô, Yayá = senhor, senhora Yoyô, Yayá = senhor, senhora Tava = estava Tava = estava Tá = está Tá = está

O Mundo através da Capoeira Atualmente a Capoeira ultrapassa fronteiras, divulgando a cultura brasileira em vários pontos do globo.

O Capoeirista no Mundo das Artes PinturaMúsicaLiteraturaCinemaDanças

Pintura Johann Moritz Rugendas ( ) Jean-Baptiste Debret (1768 – 1884) Hector Julio Páride Bernabó, Carybè ( )

Trabalhos de Rugendas Danse de la guerre, Século XIX

Trabalhos de Debret Joueur d'Urucungo, Século XIX

Trabalhos de Carybè

Música Berimbau – Baden Powell e Vinícius de Morais Berimbau – Baden Powell e Vinícius de Morais Água de beber – Tom Jobim e Vinícius de Morais Água de beber – Tom Jobim e Vinícius de Morais

Literatura Grandes autores da literatura brasileira: José de Alencar: Iracema, 1865; e O Gaúcho, Jorge Amado: Bahia de todos os santos, Aluízio Azevedo: O Cortiço, Manoel Antônio de Almeida: Memórias de um Sargento de Milícia, Castro Alves

Cinema Filmes Hollywoodianos Filmes Hollywoodianos Esporte Sangrento, Desafio Mortal, outros Filmes Nacionais Filmes Nacionais O Pagador de Promessas, Madame Satã, 2002.

A Matemática dos Movimentos No jogo da Capoeira fazemos movimentos com o corpo, onde o mesmo gira 90º, 180º, 270º ou 360º. A Capoeira e a Geometria. Albuquerque. V Congresso Internacional de Educação, SAPIENS, O principal objetivo deste trabalho é o de fazer com que os alunos construam o conceito de ângulos, círculos e circunferências, utilizando o próprio corpo como facilitador nessa construção. Meia-lua de frente QueixadaArmadaMeia-lua-de-compasso

Capoeira e as Ciências Naturais – Cabaça (Lagenaria siceraria) – Verga – Arame – Baqueta – Dobrão ou pedra

Cantigas Baraúna – Árvore de grande porte e de madeira preta (Ybira-uma) (Melanoxylon barauna). Baraúna – Árvore de grande porte e de madeira preta (Ybira-uma) (Melanoxylon barauna). Gaiamum (Cardisoma guanhumi) – Espécie de crustáceo da mesma família dos caranguejos. Gaiamum (Cardisoma guanhumi) – Espécie de crustáceo da mesma família dos caranguejos. Gamelêra = gameleira (Ficus dolaris) – Árvore de grande porte. Gamelêra = gameleira (Ficus dolaris) – Árvore de grande porte. Licuri (Cocos coronata)– Palmeira silvestre que possui pequenos côcos. Licuri (Cocos coronata)– Palmeira silvestre que possui pequenos côcos. Dendê (Elaesis guinesis) Planta da família das palmáceas. Dendê (Elaesis guinesis) Planta da família das palmáceas.

Bibliografia ALBUQUERQUE, Tatiana Sarmento Martins de. A Capoeira e a Geometria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação em Olinda. s/ed. Recife – PE: SAPIENS, ( ) ALBUQUERQUE, Tatiana Sarmento Martins de. A Capoeira e a Geometria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação em Olinda. s/ed. Recife – PE: SAPIENS, ( ) ALMEIDA, Raimundo César Alves de. Bimba, Perfil do Mestre. s/ed., Salvador-BA: Centro Editorial e Didática da UFBA, ALMEIDA, Raimundo César Alves de. Bimba, Perfil do Mestre. s/ed., Salvador-BA: Centro Editorial e Didática da UFBA, ANTUNES, Celso. As Múltiplas Inteligências e Seus Estímulos: Coleção Papirus Educação, Campinas-SP: Papirus, ANTUNES, Celso. As Múltiplas Inteligências e Seus Estímulos: Coleção Papirus Educação, Campinas-SP: Papirus, BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, CAMPOS, Hélio. Capoeira na Universidade: Uma Trajetória de Resistência. s/ed., Salvador-BA: SCT, EDUFBA, CAMPOS, Hélio. Capoeira na Universidade: Uma Trajetória de Resistência. s/ed., Salvador-BA: SCT, EDUFBA, FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Novo Aurélio Século XXI: dicionário da língua portuguesa/Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, - 3.ed. totalmente revista e ampliada. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Novo Aurélio Século XXI: dicionário da língua portuguesa/Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, - 3.ed. totalmente revista e ampliada. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, GIL, Gilberto. Discurso em homenagem a Sérgio Vieira Mello. Genebra, Disponível em: acessado no dia 26/01/2009. GIL, Gilberto. Discurso em homenagem a Sérgio Vieira Mello. Genebra, Disponível em: acessado no dia 26/01/2009. LDB. Disponível em: acessado no dia 05/09/2008. LDB. Disponível em: acessado no dia 05/09/2008. LOBO, Carol. Capoeira: Patrimônio Brasileiro. Disponível em: acessado em: 26/01/2009. LOBO, Carol. Capoeira: Patrimônio Brasileiro. Disponível em: acessado em: 26/01/2009. PASTINHA, Vicente Ferreira. Capoeira Angola: Mestre Pastinha. 3ªed., Salvador-BA: Fundação Cultural do Estado da Bahia, PASTINHA, Vicente Ferreira. Capoeira Angola: Mestre Pastinha. 3ªed., Salvador-BA: Fundação Cultural do Estado da Bahia, REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: Ensaio Sócio-Etinográfico. s/ed., Salvador, BA: Editora Itapuã, REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: Ensaio Sócio-Etinográfico. s/ed., Salvador, BA: Editora Itapuã, SILVA, José Milton Ferreira da. A Linguagem do Corpo na Capoeira. s/ed., Rio de Janeiro – RJ: Sprint, SILVA, José Milton Ferreira da. A Linguagem do Corpo na Capoeira. s/ed., Rio de Janeiro – RJ: Sprint, VIEIRA, Luiz Renato. O Jogo da Capoeira Corpo e Cultura Popular no Brasil. 2ªd., Rio de Janeiro, RJ: Sprint, VIEIRA, Luiz Renato. O Jogo da Capoeira Corpo e Cultura Popular no Brasil. 2ªd., Rio de Janeiro, RJ: Sprint, VERNANT, Jean Pierre. Mito e Pensamento entre os Gregos. Trad. Brás. Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: paz e Terra, VERNANT, Jean Pierre. Mito e Pensamento entre os Gregos. Trad. Brás. Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1990.

O capoeirista de hoje não se preocupa apenas em executar movimentos de destreza corporal, ele é um jogador- estudioso que [...] pratica a Capoeira e, ao mesmo tempo se interessa pela pesquisa, aprofundando e produzindo conhecimentos históricos, técnicos e antropológicos. (CAMPOS, 2001, p.47)

Muito Obrigado!!!