Leitura e escrita no vestibular Unicamp

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDAÇÃO FINAL DA PESQUISA “Construindo o produto final do trabalho”
Advertisements

Prezado aluno(a), Este manual foi elaborado pelo equipe do Seminário Temático visando a oferecer a vocês uma ideia de como se construir uma boa redação.
Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
“HPV e Câncer – e Eu com isso?” Concurso de Redação Hospital do Câncer de Barretos Grade de Correção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
OBJETIVOS DO ENADE Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação. Avaliar.
Sistema de avaliação de ensino
Prof.ª. Adriana Massucci
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Como escrever um Artigo científico?
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Seção de resultados em um artigo
Seminário Seminário é uma técnica de estudos que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. Na preparação do.
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
Nome completo, vínculo institucional
Curso - Avaliação e Aprendizagem
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
METODOLOGIA DE PESQUISA
Projeto Multiplicadores
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
Introdução e objetivos
Planejamento de estratégias:
A pesquisa na escola.
ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
Estudando para o Enem de forma invertida
Relato de experiência:
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
II Encontro de Estágio Supervisionado de Pedagogia/URCA
Tecnologias e Linguagens
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
FEBRACE FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
EEEM Profª Salomé Carvalho
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Classes de palavras.
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Pesquisa Bibliográfica
Leitura dos Resultados EXEMPLO
ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA
Redação.
Organização do trabalho
REVISÃO Segunda fase: (domingo): Prova de Redação e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (segunda- -feira):
TÍTULO DO TRABALHO RESUMO TEMA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBJETIVO
Contextualização: escola e alunos
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Pesquisa Bibliográfica
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
E. M. Dr. Leandro Franceschini
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Como proceder? Encontro 1
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Construindo a intervenção psicossocial
Transcrição da apresentação:

Leitura e escrita no vestibular Unicamp

Como é o vestibular Unicamp? Primeira fase Realizada em 1 dia com duração de até 5 horas. Composta por duas partes: Redação. O candidato deve elaborar dois textos A prova avalia as capacidades de leitura e escrita em língua portuguesa. 48 questões de múltipla escolha. Itens sobre os eixos de matemática, ciências humanas, humanidades e artes e ciências da natureza.

Segunda fase Realizada em 3 dias, com duração de até 4 horas cada. Primeiro dia: prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e prova de Matemática; Segundo dia: prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa; Terceiro dia: prova de Ciências da Natureza.

Objetivos das avaliações de Redação e Língua Portuguesa Avaliam caraterísticas esperadas nos futuros alunos: expressar-se com clareza, organizar ideias, analisar fatos e dados, sustentar argumentações, interpretar textos de diferentes gêneros, formular hipóteses, estabelecer relações. No conjunto, essas provas avaliam se os candidatos: I) conseguem identificar, analisar e empregar os mais variados recursos de expressão linguística; II) conhecem alguns dos elementos mais representativos das literaturas em língua portuguesa.

A prova de Redação I - composta de duas tarefas obrigatórias; II - avalia a habilidade do candidato na produção de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos. (Cada tarefa é acompanhada de um ou mais textos que irão subsidiar o seu desenvolvimento, além de instruções que indicarão os interlocutores envolvidos, bem como o gênero e o propósito do texto a ser elaborado pelo candidato).

Como os textos são avaliados? 1) Gênero e interlocução: o texto elaborado pelo candidato em cada uma das tarefas deve ser representativo do gênero solicitado e considerar os interlocutores nele implicados. 2) Propósito: o candidato deve cumprir o propósito da tarefa que está sendo solicitada, observando o tema, a motivação e as instruções de elaboração do texto. 3) Leitura: é esperado que o candidato estabeleça pontos de contato com o(s) texto(s) fornecido(s) em cada tarefa. Ele deve mostrar a relevância desses pontos para o seu projeto de escrita e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes do(s) mesmo(s) em forma de colagem. 4) Articulação escrita: os textos produzidos pelo candidato devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, mostrando uma articulação sintático-semântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização dos enunciados. O candidato também deve demonstrar ter habilidade na seleção de itens lexicais apropriados ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem à modalidade culta da língua.

Grade de correção Grade específica Propósito 0 ou 1 Interlocução 0 ou 1 Gênero 0 ou 1 Grade holística 0 a 5

Um exemplo... Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino Médio para discutir o que leva uma pessoa a investir na profissão de cientista. Um dos participantes do fórum, que se autonomeia Estudante Paulista, postou o gráfico reproduzido abaixo e escreveu o seguinte comentário: Você decide, então, participar da discussão, postando um comentário sobre a mesma pesquisa, em resposta à pessoa que assina como Estudante Paulista. No comentário, você deverá: • fazer uma análise do gráfico, sugerindo o que pode ser concluído a partir dos resultados da pesquisa; • posicionar-se frente à opinião do Estudante Paulista, levando em conta a análise que você fez do gráfico. Às 15h42, Estudante Paulista escreveu: Vejam este gráfico! Ele mostra o resultado de uma pesquisa sobre o interesse de estudantes de vários lugares do mundo pela carreira científica. Vocês não acham que essa pesquisa reflete muito bem a realidade? Eu, por exemplo, sempre morei em São Paulo e nunca pensei em ser cientista!

Gêneros já solicitados: Simulado 2011 – entrevista, carta, editorial. Vestibular 2011 – comentário, discurso de apresentação de uma palestra, artigo de opinião. Vestibular 2012 – comentário, manifesto, verbete enciclopédico. Vestibular 2013 – resumo, carta.

A importância de uma leitura atenta: Qual o propósito comunicativo neste exemplo? Qual o gênero solicitado? Quem são os interlocutores envolvidos e como deixá-los marcados em seu texto? Como os texto-fonte podem auxiliar no desenvolvimento da tarefa?

Vejamos, agora, as expectativas da banca e alguns exemplos de redações abaixo e acima da média, do vestibular 2012.